Como ilustrar do princípio até ao fim?

O ofício Manual Prático de Ilustração pretende falar dos fundamentos da ilustração, através de uma orientação muito prática. Todos os estudantes vão criar um projecto editorial de ilustração próprio.

Quais sãos os objectivos deste ofício?

  • Identificar as principais referências da cultura visual associada à ilustração.
  • Dominar técnicas essenciais para a elaboração e finalização de uma ilustração.
  • Interpretar visualmente referências textuais de diversas naturezas literárias.
  • Manifestar capacidade crítica e auto-crítica relativamente aos resultados a alcançar.
  • Conceber um objecto de natureza editorial de forma autónoma e com fins comerciais.

Qual é o mapa das aulas?

Aula 1 | Introdução à Ilustração 

Apresentação / Introdução sobre a história da ilustração / Visualização de documentário sobre ilustrador a desenhar

Aula 2 | Visita 

A definir.

Aula 3 | Linha

Visualização de ilustrações sobre o tema / Utilização da linha para além do contorno, como elemento definidor de volume, textura, superfície / Exercício sobre o tema a partir da interpretação de notícias.

Aula 4 | Composição 

Visualização de ilustrações sobre o tema / Explorar os valores associados à composição: Equilíbrio, Movimento e Ritmo / Exercícios esquemáticos sobre o tema.

Aula 5 | Mancha 

Visualização de ilustrações sobre o tema / Utilização da mancha de cor como ponto de partida para a criação, espontânea e intuitiva da ilustração e economia de recursos gráficos / Exercício sobre o tema utilizando referências visuais claras.

Aula 6 | Cor 

Visualização e conversa aberta sobre o circulo cromático. Explorar valores como a métrica, a harmonia, os contrastes e a simbologia para a criação de uma ilustração / Exercícios utilizando apenas papel colorido recortado.

Aula 7 | Upcycling Gráfico

Utilização de materias como revistas e papéis diversos para a elaboração de ilustrações com recurso a colagem e visualização de ilustrações resultantes desta técnica / Reinterpretação gráfica a partir de referências retiradas destes materiais potenciando combinações e eficácia visual.

Aula 8 | Técnicas de Impressão 

Breve visualização de ilustrações resultantes ou combinadas com várias técnicas de impressão e debate sobre os vários tipos de impressão e sua aplicação / Experimentação de impressão com EVA e stencil.

Aula 9 | Projecto Editorial 

Breve exercício de narrativa em grupo / Discussão de projectos editoriais “flash” e elaboração de fichas de planificação dos mesmos / Demonstração de soluções para auto-edição.

Aula 10 | Apresentação de projectos 

Apresentação de projectos editoriais e conversa informal sobre os mesmos. Grupo de debate e crítica sobre cada projecto.

Quais as datas das aulas? 

A Escola Gerador tem 3 temporadas ao longo do ano, com início em Janeiro, Abril e Outubro.

Na primeira temporada o ofício Manual Prático de Ilustração decorre sempre à segunda-feira, entre as 19h30 e as 22h, nos dias:

7, 14, 21 e 28 de Janeiro

4, 11, 18 e 25 de Fevereiro

11 e 18 de Março

Como é feita a avaliação?

Cada ofício tem um conjunto de 4 critérios claramente definidos. Dois desses critérios existem em todos os ofícios da Escola Gerador e outros dois são da responsabilidade de cada Prof.

Critérios Escola Gerador

Participação: Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proactividade. Vale 20% da nota final.

Criatividade: Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.

Critérios escolhidos pelo Prof

Qualidade do trabalho em aula: Qualidade técnica dos exercícios elaborados em aula. Vale 30% da nota final.

Projecto final: Qualidade do trabalho final apresentado – publicação (criatividade e finalização do projecto). Vale 30% da nota final.

De que forma são premiados os dois estudantes com melhor proveito?

Revista Gerador

Desenvolver uma ilustração para uma edição da Revista Gerador, de acordo com o tema e o brief do Director.

Onde posso ver informação mais detalhada?

Aqui tens acesso a um pdf pronto para download com tudo o que importa sobre este ofício.

Aqui podes consultar o nosso regulamento.

Aqui sabes um pouco mais de quem é o teu Prof.

Aqui podes mandar-nos um mail com dúvidas, questões ou elogios.

Como me inscrevo?

É super simples, tens apenas dois passos:

Na Escola Gerador não há custo de inscrição ou de jóia, mas todos os estudantes têm que ser Sócios Gerador. Se já fores Sócio, basta inscreveres-te com o teu nome de Sócio. Se não fores Sócio, tens agora a oportunidade de entrar na família Gerador, basta adicionares aqui em baixo.

O Sócio Gerador tem direito à assinatura anual da Revista e a um conjunto de vantagens, descontos e experiências nos nossos parceiros seleccionados. Descobre toda a info em detalhe aqui. Ser Sócio Gerador custa 25 eur por ano, mais os portes de envio das revistas.

Com o Sócio Gerador resolvido, só precisas de adicionar o ofício aqui em baixo e preencheres os campos com o nome, morada, mail, número de telefone e fazer o pagamento. Todos os ofícios da Escola Gerador têm o custo individual de 200 eur.

 

Créditos: foto por Carla Rosado, ilustração por Joana Nogueira.