É já hoje, dia 20 de novembro, a partir das 17h, que o Metropolitano de Lisboa celebra o dia internacional dos direitos das crianças. Na estação de metro do Marquês de Pombal, no corredor entre a linha azul e amarela, vão ser distribuídos 1250 postais gratuitos que ilustram a celebração deste dia pelas mãos de cinco ilustradores diferentes. São eles o Hugo Henriques, Priscilla Ballarin, Sérgio Neves, Haran Amorim e Andreia Café.

Hugo Henriques nasceu em Vila Franca de Xira, em 1982, mas passou a sua infância numa minúscula aldeia da Beira Baixa, Chão do Galego. Até finalizar o seu percurso académico em Design Multimédia, passou por Castelo Branco, Caldas da Rainha e Porto. Tem trabalhado sobretudo como designer gráfico, mas é na ilustração que se encontra mais facilmente.

Priscilla Ballarin é designer, ilustradora, arte-educadora e artista visual Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo. Em 2017 publicou o seu primeiro livro infantil e participou no Programa de Arte Pública Fundação EDP. Atualmente vive entre Lisboa e São Paulo, onde pinta, borda e tenta costurar mundos tão diferentes e tão próximos.

Sérgio Neves cresceu irrequieto e brincalhão nos tranquilos subúrbios plantados à beira-mar entre a cosmopolita Lisboa e a burguesa Cascais. Ávido consumidor de livros de banda desenhada e filmes de animação enquanto criança, o desenho cedo se assumiu como forma maior de expressão e de criatividade. Foi por um feliz acaso que descobriu o design, e todas as suas intrínsecas formas de comunicar e pensar.  Faz parte de um pequeno atelier no centro de Lisboa, mantendo-se ainda ativo enquanto cronista de ocasião em diversas webzines.

Haran Amorim é um jovem ilustrador que se lembra de gostar de desenhar desde pequenino. Mais tarde dedicou-se à arte digital. Para ele, ser um designer significa ser um solucionador de problemas. Foi aluno do Faísca Gerador, de onde surgiu o seu livro “Tempus”.

Por fim, Andreia Café nasceu em 1995, em Évora. Trabalha e reside em Lisboa. Após ter concluído a licenciatura em Artes Plásticas, variante de Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da universidade de Lisboa, dedicou-se à ilustração. É formadora, especificamente em ateliers que realiza para crianças no seu projecto Atelier Triutopia. Em 2017 foi publicado o seu primeiro livro “Os hábitos”, patrocinado pelo Faísca Gerador e pela Câmara Municipal de Lisboa. Em 2018 lançou o seu segundo livro, “Sarapico”, um livro de atividades infantis dirigido a crianças dos 4 aos 8 anos, que se destaca pela sua originalidade e interatividade.

No dia em que se celebra os direitos das crianças, 1250 pessoas que passem pelo metro do Marquês de Pombal vão poder receber gratuitamente um de cinco postais coloridos com diferentes ilustrações, mas com uma frase inscrita em comum: “Todos os dias penso em ti, mas hoje é especial!”

Texto de Andreia Monteiro
Ilustração de Haran Amorim
O Gerador é parceiro do Metropolitano de Lisboa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.