Miguel Azevedo Peres é uma espécie de “dono-faz-tudo-incluindo-os-pratos” no Pigmeu, um restaurante em Lisboa com o foco na carne de porco, onde quer, cada vez mais, glorificar a gastronomia portuguesa. O Miguel, além de ser o dono do Pigmeu, é também o cozinheiro: formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril com nomes como Miguel Gomes (sub-chefe de David Jesus) ou Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho), mas sempre sentiu que tinha outro tipo de mais-valias nas quais queria apostar, como gestão e comunicação.

Pigmeu começou por ser um restaurante dedicado exclusivamente ao Porco, mas o passar dos anos tornou-o em algo diferente: com a abertura dos horizontes da equipa, o Pigmeu deixou de ser um restaurante de sandes de porco, que servia alguns petiscos a acompanhar, para um restaurante “nose to tail” – do nariz à cauda – mas com um claro equilíbrio na carta: ⅓ dedicado à carne de porco; ⅓ dedicado às miudezas; e ⅓ dedicado aos vegetais “com origem em pequenos produtores biológicos que vão rodando sazonalmente”.

Na Academia Gerador, o Miguel Azevedo Peres é o prof. do curso Pensar Comida: Consumo consciente. Este pretende ser um espaço de reflexão sobre o atual sistema alimentar, ao longo das 10 aulas abordarás temas como a produção, a transformação e as diferentes formas de fazer a distribuição de alimentos. Tendo como principal objetivo discutir o impacto do consumo alimentar de cada uma, para que possamos tomar decisões mais conscientes e responsáveis cada vez que nos sentamos à mesa.

Espreita aqui para veres todos os cursos de 25h da Academia Gerador.

Prof Miguel Azevedo Peres Academia Gerador