O que se passa no nosso cérebro quando meditamos? Como pode a meditação reduzir o stress, aumentar a criatividade e tornar-nos mais felizes?

O ofício Neurociência, Meditação e Criatividade ensina as bases da meditação mindfulness e explica os seus fundamentos científicos. Ajuda os alunos a tomar uma maior consciência de si próprios, dos outros e daquilo que os rodeia. Explica como a meditação altera a estrutura e funcionamento do cérebro, aumentando a criatividade e a resiliência. Descreve as fases do processo criativo e os seus substratos neurológicos. Ensina tipos de meditação específicos para cada fase do processo criativo. Ajuda a lidar com o stress, a pressão, a crítica e a auto-crítica. Explica como treinar o cérebro para não sofrer de bloqueios de criatividade. Ensina a entrar em estados de actividade cerebral conducentes ao “insight” criativo. Abre o caminho para o sucesso e a felicidade.

Quais são os objectivos deste ofício?

  • Compreender as bases da meditação mindfulness
  • Perceber melhor o funcionamento do cérebro humano
  • Descrever as fases do processo criativo
  • Iniciar/consolidar uma prática de meditação
  • Aprender diversos tipos de meditação
  • Compreender como a meditação aumenta a criatividade
  • Aprender a lidar com o stress e a ansiedade
  • Melhorar a relação com o próprio e com os outros
  • Conseguir lidar com a crítica e a auto-crítica
  • Saber tomar melhores decisões
  • Compreender a relação entre actividade cerebral e produção de ideias criativas
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos no processo criativo

Qual é o mapa das aulas?

Aula 1 | Introdução à Meditação Mindfulness

Ver o “piloto automático” em acção, aprender a desligá-lo e explorar o que acontece quando se “acorda”. Definição de Mindfulness. Tipos de Meditação Mindfulness. Neurociência da Meditação Mindfulness. Atenção e foco. (Re)aprender a prestar atenção. Aprender a observar com atenção plena. Aprender a comer com atenção plena. Aprender a Meditação de Rastreio Corporal, que permite estabilizar a mente e concentrar a atenção total numa coisa de cada vez, assim como explorar a diferença entre pensar sobre uma sensação e vivê-la.

Aula 2 | Neurociência da criatividade

Fases do processo criativo. Pensamento convergente e pensamento divergente. Compreender como o cérebro produz ideias criativas e inovadoras – redes neuronais subjacentes ao processo criativo. Perceber como o Mindfulness promove o equilíbrio entre essas redes, tornando-nos mais criativos. Compreender o mecanismo de tomada de consciência. Aprender a Meditação de Expansão de Consciência, que facilita a primeira fase do processo criativo.

Aula 3 | Estar presente

Aprender a distinção entre o modo “fazer” e o modo “ser”. Mindfulness nas actividades diárias. Prática de Movimentos com Atenção Plena. Compreender as mensagens do corpo. Aprender a observar o comportamento da mente e a unir a mente dispersa. Identificar Libertadores de Hábitos e aprender a Caminhar com Atenção Plena, para promover a segunda fase do processo criativo.

Aula 4 | Stress, ansiedade e bloqueios de produção criativa e artística

Reconhecer padrões de reactividade ao stress. Compreender o impacto do stress no cérebro e no organismo. Neurociência do bloqueio cognitivo – perceber o funcionamento do cérebro sob pressão. Aprender a Meditação Sons e Pensamentos, que combina dois tipos de processos mentais, estimulando o pensamento convergente e o pensamento divergente.

Aula 5 | Lidar com o stress e com o sofrimento mental

Aprender a responder em vez de reagir. Familiarizar-se com o tempo mental para reduzir o sofrimento. Compreender a diferença entre aceitação e resignação. Aprender a Meditação Explorar as Dificuldades, que ajuda a enfrentar (em vez de evitar) dificuldades. Perceber como o cérebro pode ser criativo sob pressão. Desenvolver o espírito de abertura, curiosidade e compaixão para melhor lidar com o stress.

Aula 6 | Crítica, compaixão, auto-crítica e auto-compaixão

Mindfulness interpessoal. Compreender como aplicar o mindfulness para melhorar o relacionamento com o próprio e com os outros. Ver os pensamentos como processos mentais temporários. Aprender a lidar com a crítica construtiva e destrutiva. Reconhecer e apaziguar a voz crítica interior. Assumir o papel de observador externo e praticar o desapego. Aprender a Meditação da Amabilidade, que permite cultivar activamente a bondade, a compaixão e a generosidade.

Aula 7 | Actividade cerebral, felicidade e “insight”

Explorar a ligação entre rotinas diárias, actividades, comportamento e humores. Perceber o mecanismo de escolha. Aprender a usar a meditação para fazer escolhas cada vez mais hábeis, para que possa ter mais tempo para fazer aquilo de que gosta e limitar aquilo que esgota os recursos internos. Identificar o estado de “flow” e neurotransmissores associados. Neurociência da felicidade. Reconhecer padrões de actividade cerebral. Aprender quais os tipos de ondas cerebrais e ritmos oscilatórios que podem ser atingidos através da meditação e que conduzem ao “insight” artístico e criativo, a terceira fase do processo criativo.

Aula 8 | Introspecção

Manter a mente aberta. Compreender como a meditação possibilita um maior distanciamento das situações, permitindo uma tomada de consciência mais sábia. Utilizar os conhecimentos adquiridos para fazer a verificação dos resultados de uma criação artística, a quarta fase do processo criativo.

Aula 9 | Retiro

Dia de retiro instrospectivo de silêncio, com meditações guiadas e não-guiadas (e com a possibilidade de comunicar com a Professora ao longo do dia). Desenvolvimento de um projecto: Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ofício num trabalho artístico criativo. Duração: quatro horas.

Aula 10 | Reflexão

Reflexão sobre os conhecimentos adquiridos, as práticas diárias, o desenrolar do processo e as mudanças sentidas. Aprender formas de manter a prática de Mindfulness no futuro.

Quais as datas das aulas? 

A Escola Gerador tem 3 temporadas ao longo do ano, com início em Janeiro, Abril e Outubro.

O calendário da terceira temporada, que começa em Outubro de 2019, será anunciado no dia 1 de Agosto.

Onde posso ver informação mais detalhada?

Aqui podes consultar o nosso regulamento.

Aqui sabes um pouco mais de quem é o teu Prof.

Aqui podes mandar-nos um mail com dúvidas, questões ou elogios.

Como me inscrevo?

É super simples, tens apenas dois passos:

Na Escola Gerador não há custo de inscrição ou de jóia, mas todos os estudantes têm que ser Sócios Gerador. Se já fores Sócio, basta inscreveres-te com o teu nome de Sócio. Se não fores Sócio, tens agora a oportunidade de entrar na família Gerador, basta adicionares aqui em baixo.

O Sócio Gerador tem direito à assinatura anual da Revista e a um conjunto de vantagens, descontos e experiências nos nossos parceiros seleccionados. Descobre toda a info em detalhe aqui. Ser Sócio Gerador custa 25 eur por ano, mais os portes de envio das revistas.

Com o Sócio Gerador resolvido, só precisas de adicionar o ofício aqui em baixo e preencheres os campos com o nome, morada, mail, número de telefone e fazer o pagamento. Todos os ofícios da Escola Gerador têm o custo individual de 200 eur.

Créditos: foto por Simon Wilkes através de Unsplash