fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O primeiro álbum de eufónio solo em Portugal tem pronúncia beirã

Um quarto de século e meio mundo visitado a soprar eufónio. Mauro Martins acaba de…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Um quarto de século e meio mundo visitado a soprar eufónio. Mauro Martins acaba de lançar o primeiro álbum de eufónio solo em Portugal e diz já estar a pensar no que vai fazer a seguir. O jovem músico radicado em Celorico da Beira, distrito da Guarda, quer quebrar os dogmas e estabelecer a marca que separa o antes do depois na música de eufónio solo. Este é um instrumento cuja formação está ainda ligada à tuba, havendo muito poucas formações autónomas em Portugal. “Temos muitos professores de tuba a ensinar o instrumento”, diz. “Espero reforçar o valor do eufónio e mostrar que já há qualidade que chegue”, a nível nacional.

Radicado numa zona “de baixa densidade”, Mauro Martins diz que viver no interior não é necessariamente uma limitação. “A realidade é que acaba por ser um pouco mais difícil, claro, (os aeroportos estão muito mais longe)”, mas, ao mesmo tempo “quando ando em viagens, concertos, recitais, essa calma quando regresso ajuda-me imenso”, explica. “Não penso muito nisso, porque acho que todos os sítios terão coisas boas e coisas más”.

A paixão foi-lhe transmitida pelo avô, que era saxofonista amador numa banda filarmónica. “Fui criado pelos meus avós e o meu avô tocava para mim todos os dias. Foi daí que surgiu o meu amor pela música”. Foi no mesmo contexto que Mauro deu os primeiros passos e decidiu, aos dez anos, que seria essa a área a seguir. Começou no trompete, mas rapidamente percebeu que o som do eufónio era aquele que o fascinava. Desde aí, fez tudo menos baixar os braços: ingressou aos 15 anos na EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã, onde concluiu o curso Básico de Instrumento (2010-2013) e, posteriormente, o curso Instrumentista de Sopros e Percussão (2013-2016). Frequentou depois a ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto), onde finalizou a licenciatura com 20 valores no recital final. Após concluir os estudos, participou em alguns concursos nacionais e internacionais, destacando-se o 1.º prémio no concurso de sopros “Terras De La Salette” (Oliveira de Azeméis), categorias Júnior (2014) e Sénior (2015) e o 1.º prémio no Concours International de Saxhorn, Euphonium and Tuba de Tours (França, 2019). É patrocinado pelas marcas Adams, Denis Wick e Brass Lab.MOMO.

O novo trabalho, “Flow”, tem um grande cunho pessoal, segundo o artista. Pretende mostrar ao público a versatilidade do instrumento e a diversidade de influências que o seu trabalho incorporou. De Ravel a Anne Vitorino de Almeida, o objetivo é revelar “fluidez” e “diversidade de linguagens”. Muitas das obras recitadas foram já tocadas em “recitais e masterclasses que tenho feito pelo mundo, e são obras que eu penso que me definem tanto como músico e como eufonista”, diz o jovem músico beirão. A lista de 14 faixas conta ainda com a participação de Bernardo Pinhal (piano) e dos convidados especiais Sérgio Carolino (tuba) e Daniel Bernardes (piano).

Flow, álbum de Mauro Martins
Flow, álbum de Mauro Martins

A carreira, diz, “já estava a pedir um álbum”, pois, muitas vezes, em atuações internacionais isso lhe era solicitado. “Embora seja cedo, eu decidi fazer este projeto e tive a sorte de contar com uma equipa que realmente era a que eu queria, tanto a nível de convidados como de produtor, como de designer”.

“Flow” já está disponível em lojas especializadas e, em breve, estará disponível nas plataformas digitais.

Texto de Sofia Craveiro
Fotografia da cortesia de Mauro Martins

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

17 Abril 2024

Marta Nunes: «A arte é sempre uma manifestação do espírito do seu tempo»

10 Abril 2024

Mariana Miserável: “Tem acontecido desenhar sobre a vulnerabilidade porque a acho honesta”

20 Março 2024

Fernando Rosas: “Vivemos a segunda crise histórica dos sistemas liberais do Ocidente”

18 Março 2024

Saad Eddine Said: “Os desafios do amanhã precisam ser resolvidos hoje”

6 Março 2024

Catarina Letria: «Diria que o cinema, talvez mais do que a fotografia, está muitas vezes na minha cabeça quando escrevo»

7 Fevereiro 2024

Sandra Araújo: “Qualquer Governo que venha vai ter que dar prioridade à questão da pobreza”

22 Janeiro 2024

Guilherme Proença: “A entropia é, possivelmente, o mecanismo de defesa da natureza”

3 Janeiro 2024

Amanhã com Helena Schimitz: “Nunca paramos para pensar muito no impacto que a violência tem na nossa vida”

21 Dezembro 2023

A resistência que dança: Capoeira e Danças de Rua como expressões de liberdade e identidade

13 Novembro 2023

“Estamos a criar um espaço para que todos possam perceber” a experiência africana em Portugal

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0