Doutorado em design pela Universidade de Aveiro, desenvolveu investigação sobre seleção de materiais no design. E criou uma metodologia para a seleção sustentada e sustentável de materiais que mais tarde foi aplicada a uma base de dados de materiais nacional. Trabalhou como designer free-lancer, atualmente desenvolve séries limitadas e artesanais de objetos para a marca “Ramalhete”.

Obteve diversos prémios, nomeadamente no Concurso Jovem Designer. Participou em numerosas exposições coletivas de design, Estufa Fria, Jardim do Tabaco, SK, Ceramex e Design Show 2016 na FIL, Lisboa; International Spring Gardening Fair em Londres, Feira Habitare’95 em Helsínquia, EXD’15 na Bienal Experimenta Design e no Algarve Design Meeting de 2019.

Colaborou em diversas iniciativas que conciliam o design e o artesanato, nomeadamente, Design & Ofícios e Loulé Design Lab. 

Lecionou em 2014, 2015 e 2016 as unidades curriculares de Gestão de Projeto e Materiais e Tecnologias no Mestrado de Design de Mobiliário e Interiores da ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco). Tem desempenhado a docência no ensino secundário, curso geral de Artes Visuais e no Curso Técnico de Design.  

O Pedro Ramalhete é formador do workshop Design e Seleção Ecológica de Materiais que podes descobrir aqui.