João Elias, Creative Copywriter & Strategist e Luís Paladino, Art Director, venceram o Greatness Challenge juntamente com a Finlândia, no passado dia 18 de dezembro. Não ficando por aqui, Portugal foi ainda galardoado com um Genius Loci, dois prémios de ouro, nove pratas e obteve vinte e três nomeações.

Focando-se no desafio proposto pelo ADCE neste ano, o objetivo era criar um filme que demonstrasse o espírito criativo local, atendendo ao novo prémio especial do ADCE Genius Loci.

A dupla conta ao Clube Criativos Portugal que "nós quisemos atacar este briefing como portugueses, mas acima de tudo como criativos. Por isso, fomos mais longe. Como portugueses, concluímos que o Bacalhau é um ícone do nosso espírito criativo. Como criativos, descobrimos que o Bacalhau está vulnerável e inventámos uma forma de o ajudar, preservando não só o Bacalhau como a criatividade portuguesa."

vídeo da criação dos vencedores portugueses

Os jovens partilham ainda que podemos adotar um Bacalhau através de uma pequena doação, sendo que todos os fundos se dirigem à associação A-ECO que defende e luta pela conservação dos oceanos.

Além da dupla integrar o Júri do ADCE Awards como observadores, foram ainda convidados a participar no próximo Creative Express, programa organizado pela ADCE com o objetivo de fornecer formação profissional e promover jovens criativos europeus.

A marca NOSSA trouxe também prémios "para casa". Ganhou Genius Loci com a campanha “Estende a renda”, desenvolvida para a Minipreço da Dia Portugal, e ainda um galardão de ouro.

O projeto “Estreia-te” da Fox foi também premiado com ouro.

Texto por Patrícia Silva
Fotografias de cortesia da ACDE

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.