O Colectivo Warehouse é um colectivo sediado em Lisboa que desenvolve projectos nas áreas de arquitectura, participação, arte e construção. Desde 2013 que o Warehouse trabalha em diferentes escalas por toda a Europa, profundamente envolvido em projectos culturais e sociais.

Combinando ferramentas multi-disciplinares de arquitectura, urbanismo, sociologia, carpintaria e design, o colectivo tem vindo a desenvolver as suas próprias metodologias com base na participação, engajamento e co-criação, resultando em projectos com impacto no território. Alguns desses projectos ganharam especial destaque, como a Cozinha Comunitária das Terras da Costa, vencedor do prémio internacional Archdaily - Building of the Year 2016; a ferramenta de colaboração Habitabis Festival seleccionada pela European Cultural Foundation R&D Grantee 2017; a colaboração com a construclab para Mons European Capital of Culture 2015 no projecto Mons Invisible - Jardin Suspendu, entre inúmeras outras colaborações nacionais e internacionais.

Ao longo da sua prática o Warehouse tem sido convidado como tutor/orador de workshops, summerschools, cursos, seminários, artigos, conferências, etc., tanto em território nacional como internacional, partilhando as suas experiências práticas e metodologias implementadas, ajudando outros a criar as suas próprias ferramentas de atuação. 

O Rúben é um criativo que desenvolve projectos na área da arquitetura, do pensamento crítico e artístico, da mediação em processos participativos e colaborativos e na coconstrução, principalmente em projetos culturais e sociais, no espaço publico ou do domínio comum. Das instalações de arte participativas às obras de cenografia e carpintaria, passando pela arquitectura participativa e colaborativa, motiva-o o potencial de novas colaborações e das diferentes respostas provenientes dos processos abertos. O seu trabalho desenvolve-se em Portugal e no estrangeiro, estando atualmente radicado em Lisboa, onde passa grande parte do seu tempo a trabalhar como freelancer, mas acima de tudo como membro do Colectivo Warehouse, um coletivo de Arquitetura, Arte, Participação e Construção que cofundou em 2013. É também co-fundador da Compalha, uma associação portuguesa de bio-construção e materiais naturais, e recentemente co-fundou a C4A - Cooperativa Arte e Arquitectura, uma cooperativa de arquitetos, artistas, construtores, coletivos e estúdios que compartilham valores comuns de colaboração e co-criação.

Na Academia Gerador, o co-fundador Rúben Teodoro a representar o Colectivo Warehouse é formador do curso Arquitectura com Participação Comunitária.
Espreita aqui para descobrires mais informações sobre as formações que temos disponíveis na Academia Gerador.