Rui Pedro Tendinha é crítico de cinema do Diário de Notícias, colaborador da revista UP e host permanente do espaço Sala de Cinema, na SIC Mulher. Mantém ainda uma colaboração no programa FamaShow e tem sido uma das caras da SIC nos Óscares. Na rádio é o especialista de cinema da ANTENA 3, estando ainda ligado à programação do festival YMotion, em Famalicão.
Faz parte da FIPRESCI, federação dos críticos internacionais, tendo já servido como vice-presidente.

Neste momento, está a terminar um documentário sobre uma rodagem de um dos filmes mais esperados de 2020, depois de ter assinado obras documentais como Brecht- Livre Acesso , O Outro Lado de Patrick ou Road to Mazgani.

Já entrevistou vedetas como Julia Roberts, Anthony Hopkins, Denzel Washington, Robin Williams, Javier Bardem, Daniel Craig, Jane Fonda, Philipe Seymour Hoffman, Dustin Hoffman, Jack Nicholson, Angelina Jolie, Georges Clooney, Jon Stewart, Emma Thompson, Robert De Niro, Cameron Diaz, Spike Lee, Woody Allen, Meryl Street, etc.

Nos dias de folga gosta de ver futebol e imaginar que a vida é um filme.

Na Academia Gerador, o Rui é o formador do curso de Crítica de Cinema: Ver e Pensar um filme. Ao longo destas aulas vais perceber como funciona o trabalho da crítica, sobretudo numa altura em que se democratiza cada vez mais o pensamento cinéfilo. Acima de tudo, pretende-se dar alguma motivação no ato de ver analiticamente um filme, o que é o mesmo que dizer sentir e ler uma obra cinematográfica.

Espreita aqui para veres todos os cursos de 25h da Academia Gerador.

Rui_Pedro_Tendinha_Academia_Gerador