Susana Novais Santos é neurocientista e investigadora. Fez a licenciatura no Instituto Superior Técnico, o mestrado no Imperial College London e o doutoramento na University of Pennsylvania, em Philadelphia. Fez também o mestrado (parte curricular) em Ciências Gastronómicas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Fez o curso de Meditação Mindfulness para a Redução de Stress (Mindfulness-Based Stress Reduction, MBSR) segundo o método original, desenvolvido por Jon-Kabat Zinn na Universidade de Harvard. É certificada em ensino de mindfulness e MBSR pela University of California at San Diego.

Pratica meditação desde os 16 anos, idade com que foi viver para Macau pela primeira vez. Estudou e trabalhou vários anos na Ásia. Conhece bem, por experiência própria, os benefícios das práticas contemplativas (como meditação, tai chi, chi kung e yoga) não só para a saúde física, mas também para a saúde mental.

Sendo investigadora nesta área, conhece também tais benefícios do ponto de vista científico. Além disso, é atleta de competição e faz ultramaratonas de natação para sensibilização e angariação de fundos para causas solidárias. É a única mulher portuguesa que já conseguiu fazer a travessia Berlengas – Peniche (16 km) a nadar, a mais dura em Portugal continental, entre outras, tanto em Portugal como no estrangeiro. Aplica a sua longa experiência de mindfulness na prática desportiva, conseguindo assim melhorar a sua performance e realizar feitos inéditos.

Espreita aqui para veres mais informação.