O Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD), no Funchal, já tem disponível a sua programação para o mês de outubro. Com a agenda repleta de eventos culturais, o TMBD recebe nos próximos dias 11 e 12 o ator e encenador Pedro Lamares, que interpreta integralmente a “Ode Marítima” de Álvaro de Campos. Os bilhetes têm um custo de 5 euros e os espetáculos têm início às 21h.

Nos seguintes dias 13 e 14, o Teatro acolhe a formação transitiva “Música para a Infância”, que aborda diversas perspetivas a nível estético e educativo relativamente a esta faixa etária (0-6 anos). A formação baseia-se na publicação da Fundação Calouste Gulbenkian “Manual para a Construção de Jardins Interiores”. As sessões decorrem, no dia 13, entre as 10h e as 17h30, e, no dia 14, das 10h às 13h).

Com a presença do maestro convidado José Eduardo Gomes, o palco do TMBD é ocupado, a 13 de outubro, pela Orquestra Clássica da Madeira (OCM). A orquestra apresenta “Originais para Sopros”, com um reportório que inclui diversos compositores de renome da música clássica internacional e portuguesa, entre os quais Beethoven, Debussy ou Anselmo Serrão. O concerto tem início às 18h.

Também às 18h, mas de dia 17, na próxima quarta-feira, docorre a Conferência “Madeira de A a Z” no teatro funchalense. Sob o tema “Fernão de Ornelas” discursa Agostinho Lopes. Quanto à outra temática trazida neste evento, a “Biodiversidade”, está a cargo da oradora Mafalda Freitas.

No domínio da dança, outubro leva ao Teatro Municipal Baltazar Dias uma performance de Rui Horta, “VESPA”. Este espetáculo, que marca o regresso do bailarino aos palcos 30 anos depois, conjuga os elementos da Natureza com o prazer da dança. Os bilhetes têm um custo de 6 euros e a atuação acontece no dia 18 às 21h.

A 19, 20 e 21 de outubro, Mário Moita, Marino Freitas e Gonçalo Salgueiro levam “Fado Funchal” ao TMBD. Já a 25 e 26, ocorre o espetáculo “The Magico of the Voice of Oliver Harris”, pelas 21h.

No sábado de 27, o teatro, localizado na capital madeirense, acolhe às 18h a “Orquestra Clássica da Madeira” para uma atuação da Orquestra de Cordas “Ensemble XXI”. Para terminar os eventos culturais do teatro durante o mês de outubro, o estabelecimento recebe ainda, no dia 28, o espetáculo “A Música da Natureza e a Poesia do Amor”, às 18h.

 

 

Texto de Carolina Gaspar

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.