O VI Ciclo de Concertos de Coimbra convida a uma (re)descoberta de Coimbra através da música de 28 a 30 de maio. O ciclo, que será num formato presencial e online, conta com oito concertos, onde se destacam duas orquestras e nomes como, António Victorino d`Almeida, Artur Pizarro, e Leonardo Hilsdorf, e um concerto solidário de apresentação do novo disco dos H4nds Duo.

O Ciclo é um convite à (re)descoberta da cidade de Coimbra através dos seus eventos bastante diferentes e para todos os gostos. O destaque vai para o concerto de abertura com a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo Maestro romeno Constantin Grigore, e o solista romeno Jeffery Macsim, que se realiza no Grande Auditório do Convento de São Francisco, no dia 28 de maio pelas 20h30. Por sua vez, o concerto de encerramento, no dia 30 de maio pelas 18h, irá ao encontro de um dos compositores mais celebrados dos nossos dias, Frédéric Chopin, interpretado pelo pianista Artur Pizarro.

No dia 29, pelas 11h30, o público pode assistir a um concerto dos jovens talentos da cidade, no Seminário Maior de Coimbra. Pelas 16h, o H4NDS DU sobe ao Conservatório de Música de Coimbra para um recital de piano a quatro mãos, seguido do Grupo de Música de Câmara OpuSpiritum Ensemble no Seminário Maior de Coimbra. O dia termina no Conservatório com a Orquestra Arco Ribeirinho, com o virtuoso pianista Leonardo Hilsford e o aclamado Maestro Tobias Gossman. Para o último dia está guardada uma conversa com o Maestro António Victorino d'Almeida, um concerto de peças para piano a quatro mãos, passando por ensembles de sopros e orquestras sinfónicas.

Devido ao facto da programação principal decorrer em diferentes locais, o VI Ciclo de Concertos de Coimbra é, também, um convite para passear pela cidade do rio Mondego e, por conseguinte, a cidade das pontes. Para além das pontes físicas, é intenção deste evento permitir que se voltem a percorrer pontes que conduzam ao encontro entres as pessoas, entre as pessoas e a cidade, e entre as pessoas e a cultura.

A iniciativa é uma organização conjunta da Associação CulturXis e da Orquestra de Sopros de Coimbra e tem como principais apoiantes a Direção-Geral da Artes do Ministério da Cultura e o Município de Coimbra. Esta edição conta, ainda, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República

Local: Online e em vários pontos de Coimbra
Horário: Varia conforme a programação;
Preço: Não aplicável
Fotografia da cortesia do festival