A fábrica nacional de porcelanas Vista Alegre criou o Prémio Internacional de Ilustração em Porcelana. Os concorrentes podem submeter a sua inscrição através do site da marca até ao próximo dia 31 de dezembro. O vencedor irá receber um prémio de dois mil euros.

Para concorrer, é obrigatório ser maior de idade, mas não existem quaisquer restrições a nível profissional. A ilustração tem de se relacionar com o tema “Espaço” e a sua produção deve ser realizada numa peça da Vista Alegre premiada nos German Design Awards 2019, o prato Saturn. O valor da inscrição são 50 euros.

O vencedor deste prémio fundado pela fábrica de porcelanas criada em 1842 será revelado em abril de 2019. A par com esta atribuição, serão nomeados ainda dez trabalhos para participar numa exposição, bem como no catálogo da marca, a decorrer em maio do próximo ano no Museu Vista Alegre. O concurso assenta numa parceria entre a Câmara Municipal de ílhavo e a Tcharan Editora.

Após a ilustração ser efetuada pelos participantes, a obra deve ser fotografada e submetida digitalmente em formato JPG para a competição, ficando a peça para o candidato. Em comunicado à imprensa, a Vista Alegre explica que o prémio “tem como objetivo fundamental potenciar a ilustração em porcelana, encorajando a construção de pontes e de novos diálogos entre a ilustração e o material cerâmico, suporte distinto, que abre novos caminhos à exploração artística”.

Texto por Carolina Gaspar
Fotografia de Bruno Lourenço, disponível via Flickr

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.