Júri MNJC – Célia Esteves

CÉLIA ESTEVES

Célia é a fundadora da GUR e é natural de Viana do Castelo, uma pequena cidade no norte de Portugal muito rica em artesanato tradicional.

Desde sempre que se lembra de ter tapetes tecidos à mão em sua casa e também nas casas dos seus amigos e familiares. São muito típicos em Portugal e sempre foram mais ou menos os mesmos: bonitos à sua maneira, mas muito simples, utilizando materiais reciclados de fábricas têxteis escolhidos ao acaso.

Depois de alguns anos a trabalhar num atelier de estampagem de artistas no Porto, Célia foi convidada para uma exposição na sua cidade natal, onde se pretendia fazer uma ponte entre os artesãos do artesanato tradicional e os jovens designers. Foi aí que trabalhou num desenho para o tear manual com a tecelã Cláudia Vilas Boas e fizeram o primeiro GUR. Célia ficou tão feliz com o resultado e achou-o tão excitante que quis partilhar a experiência. Pediu a alguns dos seus amigos ilustradores para desenharem um também, e assim começou o GUR.

A essência da GUR é tornar estes tapetes tipicamente portugueses mais divertidos. Utilizamos as mesmas técnicas com materiais cuidadosamente selecionados. Os tapetes são muito fiéis ao que sempre foram, mas agora envolvem um fator de design que trabalha com artistas e ilustradores, traduzindo as suas ideias em tapetes.