fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Bolsa Gerador Ciência Viva para jovens jornalistas, destinada a jornalistas até aos 35 anos, oferece recursos para desenvolver reportagens de investigação de qualidade. Desde o arranque da bolsa até agora, já foram apoiadas 12 reportagens: 9 delas já publicadas e outras 3 ainda em desenvolvimento.

No dia 17 de junho, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa, participa na primeira iniciativa ao vivo desta bolsa. Assiste a duas conversas em torno de reportagens apoiadas, uma dedicada à descriminação de género no skate e outra sobre as Terras Raras e as suas problemáticas, e à gravação ao vivo do primeiro episódio do novo podcast que junta à conversa jornalistas e cientistas.

Jornalistas interessados na próxima edição da bolsa, cujas candidaturas decorrem de 11 de junho a 7 de julho, podem ainda aproveitar este evento para esclarecer dúvidas com a direção editorial do Gerador. A entrada é livre.

 

 • 17:30 

Abertura de portas

 

 • 18:00 

Apresentação da reportagem “Terras Raras: uma questão ambiental ou de direitos humanos?”, seguida de conversa

com a jornalista Isabel Lopes Cardoso,
Ana Jesus, geóloga e investigadora no Instituto Dom Luiz da UL
Carlos Santos Silva, académico e investigador no IN+ do IST
e John Morris Pereira, investigador e eurogeólogo

Clica na imagem para acederes à reportagem

Dentro do conjunto de metais raros necessários para a transição energética, os metais de terras raras são, atualmente, as mais prioritárias de todas as matérias-primas críticas para as economias europeias e para a agenda política verde europeia. Poderá o uso e maneio das terras raras, levantar questões relacionadas com o abuso de direitos humanos?

 

 • 18:45 

Podcast Diálogos Convergentes ao vivo

com Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva e Diretora do Pavilhão do Conhecimento,
e Tiago Sigorelho, Diretor Editorial e Presidente do Gerador

Gravação ao vivo do primeiro episódio de Diálogos Convergentes, o podcast onde o rigor científico se encontra com a paixão pelo jornalismo. Um cientista e um jornalista juntam-se em cada episódio para refletir sobre as fronteiras do conhecimento humano e entender melhor o mundo em que vivemos.

 

 • 19:20 

Apresentação da reportagem “Sobre quatro rodas: mulheres contra a discriminação de género no skate”, seguida de conversa

com a jornalista Flávia Six,
Laís Reis, fundadora do projeto HerWheels,
Joana Melo, fotógrafa e editor-in-chief da Betesga Skateboarding Magazine
e Maria José Costa, Professora Catedrática Aposentada da FCUL e Fundadora da AMONET

Clica na imagem para acederes à reportagem

Após a admissão do skate como desporto olímpico, muitas pessoas decidiram pôr o seu equilíbrio à prova. Dentre os novos adeptos, estão muitas mulheres, que até há pouco tempo eram socialmente desincentivadas a praticar este tipo de desporto. O skate feminino cresce em Portugal a criar curvas onde havia retas, reforçando a ideia de que o skate é para qualquer um.

 

 • 20:00 

Encerramento com pequeno cocktail

Bebe um copo com a direção editorial do Gerador, troca ideias e esclarece as tuas dúvidas sobre a Bolsa
A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0