Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

OASis é um projeto europeu que junta autores internacionais com comunidades locais. Promovido pelo Gerador em colaboração com o Goethe-Institut em Lisboa, o OASis Lisboa integra o projeto europeu OASis – Open Art Spaces in Synergy, que pretende criar uma rede de espaços criativos abertos e gratuitos, com o objetivo de reduzir barreiras de entrada no mundo da arte. Envolve 13 espaços interdisciplinares em 10 países, promovendo centros culturais que cruzam práticas locais com intercâmbios internacionais.
O OASis Lisboa quer reforçar a ligação do Goethe-Institut à comunidade local, com enfoque em pessoas com mais de 50 anos. As candidaturas estão abertas até dia 24 de maio de 2026.
![]()
As pessoas candidatas ao programa de residências artísticas são convidadas a escolher uma de 3 zonas de intervenção para a sua obra, no edifício do Goethe-Institut em Lisboa. O instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha está, em Lisboa, localizado no histórico Palácio Valmor, no Campo dos Mártires da Pátria, num incrível espaço com um ambiente multifacetado que podes espreitar aqui.
Uma área muito visível num espaço de passagem e de permanência, frequentado todo o dia por pessoas que ali se juntam para comer, estudar ou trabalhar. Fica também próximo da entrada para o Auditório.
Um espaço com visibilidade, junto a uma área de transição que é percorrida diariamente por quem circula entre diferentes espaços do Palácio Valmor, como a cafetaria, a Biblioteca ou o jardim exterior.
Uma área no exterior, no incrível jardim do Palácio Valmor (um dos grandes segredos de Lisboa), que rodeia uma das áreas de esplanada, mas que é também visível para quem, simplesmente, circula a pé pelo espaço.
As pessoas selecionadas vão percorrer estes três passos
Após a seleção dos projetos, os autores terão um período de tempo para completarem a concepção e iniciarem a produção das suas propostas. Ao longo deste período existirão reuniões regulares de acompanhamento com o Gerador.
A residência, com duração de 5 dias úteis, serve para finalizar os projetos em desenvolvimento. As atividades na residência artística devem contemplar interação com a comunidade local e culminam na apresentação de um output a partilhar na Mostra Percurso Artístico.
De 6 de outubro a 1 de novembro de 2026 as obras desenvolvidas serão apresentadas numa mostra em conjunto com outras cinco obras realizadas por artistas locais, nos vários espaços do Goethe-Institut em Lisboa.
Descobre aqui o que não podes deixar escapar
• Candidaturas: 10 de abril a 24 de maio de 2026, até às 20:00 GMT.
• Notificação dos candidatos pré-selecionados: até 5 de junho de 2026; entrevistas digitais até 26 de junho de 2026
• Anúncio dos vencedores: 30 de junho de 2026
• Residência artística: 5 dias úteis compreendidos entre 31 de agosto a 25 de setembro de 2026.
• Mostra Artística: 6 de outubro a 1 de novembro de 2026
![]()
Clica no botão abaixo para leres em detalhe o regulamento que orienta todo o programa.
![]()
As candidaturas encerram no dia 24 de maio de 2026 às 20:00, GMT. Candidata-te clicando no botão abaixo.
O projeto OASis é composto por uma rede de 14 parceiros oficiais e inúmeras organizações associadas. Sabe mais aqui.