fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

A Revista Gerador é uma publicação trimestral que se dedica ao jornalismo lento. Fazemos artigos de profundidade dedicados aos desafios dos jovens, à desigualdade e discriminação, à emergência climática, aos atrevimentos da cultura e à ambição de quem vive no interior e nas localidades de baixa densidade populacional. Convocamos artistas e entidades para se expressarem de forma aberta, com obras, ideias e provocações. E desafiamos, ainda, personalidades que admiramos a expressarem a sua opinião.
Descobre mais em baixo.

Revista Gerador 36

 

Saúde mental: quais os desafios para os jovens

Nesta edição refletimos numa longa reportagem de capa sobre os grandes desafios da saúde mental nos jovens, um tema tão desafiante quanto essencial. Fomos falar com profissionais de saúde, pessoas que vivem com doenças mentais e entidades que se dedicam ao cuidado da saúde mental, para perceber quais os desafios, o impacto que tem nos jovens e como está o país a procurar soluções.

 

Quisemos também saber mais sobre o potencial transformador de sair de casa para dar uma volta e o tempo que dedicamos ao lazer ou sobre quais os avanços e constrangimentos na aplicação do regime da educação sexual nas escolas, investigações que resultaram em reportagens de profundidade que podes agora ler. No Perfil, onde partilhamos um olhar sobre quem admiramos, falamos de José Pacheco, o professor que concretizou a utopia de um ensino para todos.

comprar revista

Reportagens de Capa

Cada edição tem um tema de capa diferente que é abordado com profundidade numa longa reportagem. 

Na capa 23.Ago.2021

Como se redefine a base de uma profissão?

A crise económica do setor jornalístico traz uma crescente preocupação para a contribuição do jornalismo na afirmação das sociedades democráticas. A constante procura por um modelo de negócio vantajoso para os media obriga as redações a questionarem-se sobre a aposta no clickbait, a diminuição do espaço para se dedicar a longas investigações jornalísticas ou até…

gerador-revista-jornalismo-lento

Na capa 22.Abr.2021

A sustentabilidade na cultura: um passo rumo ao futuro

2030. É este o ano que assinala o ponto de não retorno no que diz respeito aos efeitos das alterações climáticas, segundo cientistas internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU). Temos vindo a assistir, a um nível de aceleração ímpar nos últimos 100 anos, ao aumento das temperaturas, que tem implicações no incremento do degelo,…

gerador-revista-sustentabilidade

Na capa 18.Out.2020

Qual o fado da cultura portuguesa? Constelações no tempo: entre o passado e o presente, para o futuro da cultura em Portugal

No dia 18 de março, foi decretado o estado de emergência em Portugal, pelo Presidente da República, devido à, então, proliferação da Covid-19 — a pandemia que viria trazer uma série de desafios e reflexões para cima da mesa.  Volvidos seis meses, diversos foram os debates que preencheram a esfera do setor cultural, que parecem…

Na capa 24.Ago.2020

Os passos da dança portuguesa unem-se num movimento contínuo

Se, aos olhos daqueles que ainda hoje perseguem o sonho da dança, Portugal representa, muitas das vezes, um espaço de futuro incerto, existe um legado que é importante não esquecer. Numa história que, como qualquer outra, se alimenta de começos e fins, propusemo-nos a seguir criadores e intérpretes que até hoje têm contribuído para uma…

gerador-revista-julho-danca

Na capa 2.Jun.2020

A lusofonia como espaço de reconstrução da memória coletiva

Dum passado que não conhecia o conceito de lusofonia até à reconstrução desta noção enquanto partilha igualitária de conhecimento, propusemo-nos a viajar através dos testemunhos e experiências de académicos, artistas e entidades dos países de língua oficial portuguesa. Numa altura em que muito se discute os prós e contras da existência da noção de lusofonia,…

gerador-revista-março-lusofonia

Na capa 3.Mar.2020

Cinema documental português: um olhar sobre o espelho da realidade?

Do olhar incauto de Oliveira, à câmara transportável de Campos e à visão poética de Reis e Cordeiro, o cinema documental português é um espelho do passado que se transportou para a contemporaneidade. Na época em que a distinção entre ficção e documentário é cada vez mais discutida, quisemos aprofundar o nosso olhar sobre o…

Na capa 18.Nov.2019

De quantos doces se faz a nossa cultura? Um olhar sobre a vitrine da doçaria portuguesa

São tradicionais, mas podem ser contemporâneos. São parte do nosso passado, mas também do presente e, certamente, do futuro. São cultura, acreditamos que sim. É possível pensar a doçaria portuguesa nas suas diversas dimensões – social, patrimonial, cultural – porque, no fundo, fazem parte de uma certa genética plenamente enraizada na identidade portuguesa. Se tentarmos…

Na capa 1.Set.2019

Formar cidadãos, formar públicos: que caminho(s) para a cultura em Portugal?

A programação é um ponto-chave na nossa relação com a cultura. Com o objetivo de cruzar vozes e perspetivas, falámos com programadores e intervenientes culturais no sentido de se aprofundar a questão: quais os caminhos para a cultura em Portugal? Ao longo das últimas décadas, muito se tem falado sobre o panorama cultural português do…

Conteúdos de jornalismo lento

Estamos comprometidos com a prática de jornalismo lento e dedicamos tempo de qualidade para, em cada edição, oferecermos um conjunto de artigos de profundidade.

Profundidade 29.Nov.2021

Quem tem medo da educação sexual?

Passaram mais de dez anos desde que, em julho de 2009, foi aprovada, na Assembleia da República, a lei que estabelece o regime da educação sexual em meio escolar. No entanto, os poucos relatórios feitos até aqui apontam ainda para vários obstáculos que têm condicionado a aplicação da norma em várias escolas.

Educação sexual nas escolas

Profundidade 26.Nov.2021

Ir Dar uma Volta e clarificar o pensamento

Numa altura em que os avanços tecnológicos nos parecem convencer de que o mundo está à distância de um clique, sair para dar uma volta pode ser transformador. Há quem não dispense sair a pé ou de bicicleta e conhecer, dia após dia, o mundo lá fora.

Profundidade 4.Out.2021

Um olhar sobre a vida de Maria Lamas

Ativista pelos direitos humanos, jornalista, escritora. Uma mulher de ação, antifascista e democrata.

gerador-perfil de maria lamas

Profundidade 1.Set.2021

Todos somos eternos Repórteres em Construção

Há quatro anos que o projeto Repórteres em Construção cria pontes entre a academia e o mercado de trabalho, da Covilhã ao Algarve. Na base estão os alunos de jornalismo que começam a encontrar-se com os desafios de fazer reportagem, que aprendem e pensam com professores das suas licenciaturas ou mestrados, mas também com jornalistas…

Profundidade 2.Jun.2021

O que há de humano no exercício do jornalismo?

Estava no primeiro ano do curso de jornalismo, há não muito tempo, quando me foi dada a conhecer a história do «arrastão» em Carcavelos. Em 2005, quando as aberturas do telejornal nos diferentes canais portugueses diziam que «um grupo de cerca de 500 jovens, entre os 12 e os 20 anos, invadiu o areal ao…

Profundidade 1.Fev.2021

Cultura em 2021: uma profecia por fazer

Em 2020, a pandemia suspendeu a cultura. Durante meses, encerraram-se espaços culturais, cancelaram-se espetáculos e adiaram-se muitos outros. Museus, bibliotecas e monumentos fecharam portas, e a atividade cultural encontrou o escape – o possível – no digital. Depois do confinamento, a pouco e pouco, as atividades foram retomando os seus lugares habituais. Mesmo com lotações…

Profundidade 13.Abr.2020

Valorizar o património e conhecer o território: um diálogo entre o tempo e o espaço

«Arranjei uma viagem barata para Paris!» Quantos de nós não ouviram ou proferiram já esta frase? Ao trocar Paris por Londres, Berlim, Madrid, ou os mais exóticos Bali, Banguecoque e Dubai, as possibilidades multiplicam-se. Com a entrada dos voos low cost em Portugal e, consequentemente, o crescimento de portugueses a visitarem o mundo, a vontade…

Espaço para os artistas

Todas as edições convidamos um artista a criar a capa da revista e autores a criarem obras inéditas de literatura, fotografia e artes visuais.

Artistas 18.Nov.2021

Mag Rodrigues

“Homenagem à Pacheca e a todas as Pachecas deste mundo” Obra fotográfica de Mag Rodrigues, originalmente publicada na Revista Gerador 36. “O meu pai quando soube que eu era diferente dos meus irmãos, ficou ruim comigo. […] A minha mãe tinha medo de explicar, eu tinha medo também de lhe explicar. Com dezasseis anos, miguei-me…

Artistas 16.Nov.2021

Tigre Bastardo

Obra de capa de Tigre Bastardo, originalmente publicada na Revista Gerador 36. Compra aqui a tua Revista Gerador 36:

Artistas 16.Nov.2021

Cláudia R. Sampaio

Obra literária de Cláudia R. Sampaio, originalmente publicada na Revista Gerador 36. Há um dia em que reparas na tristeza Tu, umbigo do mundo com a noção das coisas escuras, circulando o medo o teu nome atirado ao acaso com um gosto a terra descobres a tua identidade espalhada pelo dia, a dor das coisas…

Artistas 16.Nov.2021

Tomás de Castro Neves

“Cegueira Colectiva” Obra gráfica de Tomás de Castro Neves, originalmente publicada na Revista Gerador 36. Este conjunto de peças representa as relações interpessoais e a manifestação do ego na sociedade. Vivemos numa época em que o homem já não precisa de um espelho para se ver a si próprio, mas anseia cada vez mais por…

Artistas 15.Nov.2021

Camila Nogueira

Obra de capa de Camila Nogueira, originalmente publicada na Revista Gerador 35. Nascida em 1993, é uma artista digital cujo trabalho se centra na reinterpretação da realidade, criando mundos surrais em que gostaríamos de viver. As suas narrativas visuais apelam ao olhar para o lado positivo e encarar a vida de uma perspectiva alegre e…

Artistas 15.Nov.2021

Lince Rebelo

“Better in my Memory” Obra gráfica de Lince Rebelo, originalmente publicada na Revista Gerador 35. Better in my Memory é uma romantização e um exagero da memória. Parte do desejo de alterar a forma como as coisas realmente aconteceram para uma versão mais desejável dos acontecimentos. É uma mentira narrativa e visual, um escapismo que reescreve…

Artistas 15.Nov.2021

Alfredo Cunha

“Portugal século XXI, o interior esquecido e ostracizado” Obra gráfica de Alfredo Cunha, originalmente publicada na Revista Gerador 35. Nascido em Celorico da Beira, em 1953, iniciou a sua carreira profissional em fotografia publicitária e comercial em 1970. No ano seguinte, estreou-se como fotojornalista no jornal Notícias da Amadora. Colaborou com os jornais O Século e O…

Artistas 15.Nov.2021

Isabela Figueiredo

“Contentores” Obra literária de Isabela Figueiredo, originalmente publicada na Revista Gerador 35. Ando ao lixo. Vivo dessa atividade e dá perfeitamente para me manter. As pessoas deitam tudo fora. Tenho muito por onde escolher. Vivo com pouco. Vivo bem. Tenho hábitos frugais. Há quem precise de sinais exteriores de riqueza: casas de luxo, carros, roupas….

Artistas 15.Nov.2021

Cláudia Lucas Chéu

“Sociedade de desaprendizagem” Obra literária de Cláudia Lucas Chéu, originalmente publicada na Revista Gerador 34. Quando perguntei à mãe das crianças se iam à escola, olhou-me com desdém e iniciou um longo solilóquio: «Ir à escola não tem qualquer finalidade aqui, para nós. Preferimos a arte ao ensino. Não se cria arte para produzir outra…

Artistas 15.Nov.2021

Cataestrófica

“Pequenos êxtases espontâneos do dia a dia” Obra gráfica de Cataestrófica, originalmente publicada na Revista Gerador 34. Rabiscar é também refletir. Tendo como inspiração o que nos faz humanos, trago a estas páginas algumas inquietações sobre o processo de mudança, o direito a usufruir do descanso, o clímax do narcisismo tecnológico e ser mulher numa…

Artistas 13.Nov.2021

Priscilla Ballarin

Obra de capa de Priscilla Ballarin, originalmente publicada na Revista Gerador 34. Paulistana, nascida em 1978, é apaixonada por linhas, desenho, papel, tipos e livros. Técnica em design gráfico pela ETEC Carlos de Campos e licenciada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, tem vindo a trabalhar como designer gráfica. Em 2010, fundou o…

Artistas 13.Nov.2021

Ana Monteiro

Obra fotográfica de Ana Monteiro, originalmente publicada na Revista Gerador 34. Nasceu na Figueira da Foz, em 1996. Tendo estudado vídeo/fotografia no ISMT – Instituto Superior Miguel Torga e na Escola de Tecnologias Inovação e Criação Lisboa, complementou o seu ensino em cursos lecionados por Christian Berger, Larry Smith e em diversas masterclasses do FEST…

Opinião de quem admiramos

Desafiamos personalidades que admiramos a expressarem a sua opinião e a apontarem caminhos para o futuro.

Preocupamo-nos com a sustentabilidade

A preocupação com a sustentabilidade levou-nos a criar o projeto Sobressalto. Depois, para sermos coerentes, decidimos fazer um conjunto de alterações à Revista Gerador, que podes descobrir aqui em baixo.

Descobre aqui as últimas quatro edições da Revista Gerador. Podes comprá-las em versão digital, impressa ou tornar-te Sócio Gerador e garantires que as recebes sempre em casa. Clica em cada capa ou aqui para ires até à nossa loja online e descobrires todas as edições passadas disponíveis.

Quebra-gelo

Aqui encontras as respostas ao Quebra-Gelo publicado na Revista Gerador. Clica em cima de cada imagem para encontrares as soluções do jogo, mas não caias na tentação antes do tempo.

Quebra-gelo 29.Nov.2021

Revista Gerador 36

O que é a Saúde Mental?Um estado de bem-estar geral Em que dia se comemora a Saúde Mental mundialmente?10 de outubro Em Portugal, existe o Mental – Festival da Saúde Mental que pretende combater a iliteracia sobre a saúde mental. Em que ano se registou a sua primeira edição? 2017 A 5.ª edição do Mental –…

Quebra-gelo 3.Set.2021

Revista Gerador 35

1. A Guarda é a mais alta cidade portuguesa com 1056m de altitude e está localizada na região do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela. É, ainda, conhecida como a cidade dos 5 F`s… O que significa esta nomenclatura? Forte, Farta, Fria, Fiel, Formosa 2. A posição de Idanha-a-Nova, em Castelo Branco,…

Quebra-gelo 20.Mai.2021

Revista Gerador 34

1. Qual foi a primeira música portuguesa a participar no Festival Eurovisão daCanção? Oração 2. Que cidade é conhecida por ser a capital da laranja? Silves 3. Qual foi a palavra eleita “Palavra do Ano”, pela Porto Editora, em 2020? Saudade 4. Que artistas não participaram no álbum “A Viagem dos Capitães da Areia a…

Quebra-gelo 5.Fev.2021

Revista Gerador 33

1. Em Em que localidade surgiu a editora Discos de Platão? Guimarães 2. A que revista se associaram nomes como Jaime Cortesão, Raul Proença e António Sérgio? Seara Nova 3. Em que ano a artista Mynda Guevara se estreou nos discos? 2015 4. Com que romance foi distinguido Afonso Reis Cabral com o prémio LeYa?…

Quebra-gelo 23.Out.2020

Revista Gerador 32

1. Em que localidade portuguesa fica situado o Museu Municipal da Máquina de Escrever? Golegã 2. Quem foi o realizador do filme Capas Negras, que contou com Amália Rodrigues no seu elenco? Armando de Miranda 3. Em que ano a artista Maro se estreou nos discos? 2018 4. A quem pertence a canção “Lisboa, não sejas…

Quebra-gelo 24.Jun.2020

Revista Gerador 31

1. O arquiteto Raul Lino é responsável pela concepção de um dos mais icónicos teatros da cidade de Lisboa. Qual? Teatro Tivoli 2. A que compositor e pianista português está ligada a criação do Conservatório de Música em Lisboa, em 1834? João Domingos Bomtempo 3. A que movimento artístico é comum associar o escritor E….

Quebra-gelo 6.Mar.2020

Revista Gerador 30

1. Que outra ocupação profissional desempenhava o dramaturgo Bernardo Santareno? Medicina 2. Quem é o autor do romance Mau Tempo no Canal? Vitorino Nemésio 3. Quem foi o primeiro diretor artístico da Companhia Nacional de Bailado, criada em 1977? Armando Jorge 4. Em que ano foi fundada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP)? 1996…

quebra-gelo-jogo-gerador

Quebra-gelo 10.Jan.2020

Revista Gerador 29

Que pintor português serve de inspiração ao filme O Pintor e a Cidade (1956) de Manoel de Oliveira? António Cruz A que organização secreta pertenciam os regicidas do rei D. Carlos I? Carbonária Em que localidade nasceu a médica e feminista portuguesa Carolina Beatriz Ângelo? Guarda Em que ano foi fundada a Apordoc – Associação…

Quebra-gelo 8.Nov.2019

Revista Gerador 28

A que século remonta o teatro de Revista em Portugal? Século XIX De que região são típicos os Pasteis de Tentúgal? Coimbra Em que vila nasceu o cantor e compositor António Variações? Amares Em que ano se realizou a 1.ª edição do Curtas Vila do Conde? 1993 Em quantos países a língua portuguesa é oficial?…

Quebra-gelo 6.Set.2019

Revista Gerador 27

Quem é que fundou a revista Seara Nova? Raul Proença Em que século se construiu a Torre dos Clérigos, no Porto? Século XVIII Em que cidade nasceu o realizador João César Monteiro? Figueira da Foz Que arquiteto português foi responsável pela construção do Centro Cultural de Belém? Manuel Salgado Com que romance Paulo José Miranda…

Quebra-gelo 5.Jul.2019

Revista Gerador 26

Com que idade José Saramago publicou o seu primeiro romance Terra do Pecado? 25 anos Qual é a 2ª língua oficial de Portugal? Dialeto Mirandês Em que dia da semana se deu o 25 de Abril de 1974? Quinta-feira Qual o ano da primeira publicação de Os Maias, por Eça de Queiroz? 1888 Em que…

Redação

Diretora
Andreia Monteiro

Publisher
Tiago Sigorelho

Repórteres
Andreia Monteiro
Carolina Franco
Flávia Brito
Isabel Marques
Patrícia Nogueira
Patrícia Silva
Sofia Craveiro

Design
Priscilla Ballarin

Cronistas
Carolina Pereira
Teresa Carvalheira
Carlos Manuel Pereira
Luís Sousa Ferreira
Marta Crawford
Pedro Pires
Sara Barros Leitão

Revisão
Ana Salgado

Publicidade
Margarida Marques

Estatuto Editorial

A Revista Gerador é uma publicação trimestral que se dedica ao jornalismo lento como contraponto da urgência dos tempos que nos envolvem. Escrevemos sobre os atrevimentos da cultura, sobre a emergência climática, sobre os desafios da juventude e sobre a ambição de quem vive no interior e nas localidades de baixa densidade populacional. Perseguimos estes temas hoje porque são determinantes para o que vamos ser como sociedade amanhã. Seremos rigorosos, profundos e dedicados, mas também descontraídos, abertos à crítica e com sentido de humor.

A Revista Gerador é uma publicação independente de pressões políticas, económicas e até de cunhas de amigos. Rejeitamos qualquer discriminação baseada no género, credo, cor de pele ou preferência sexual e seremos defensores dos valores da pluralidade e diversidade cultural. A opinião expressa pelos cronistas é apenas da sua própria responsabilidade.

Ficha Técnica

Registo ERC 126542
Depósito legal 378686/14
Tiragem média 1000 exemplares

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap