fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

O projeto do Gerador e da Associação ZERO que une a cultura e o ambiente

 

Qual o papel da cultura na luta contra as alterações climáticas?

 

Esta foi a nossa pergunta de arranque, quando começámos a refletir sobre este tema. Se a cultura é a melhor expressão da humanidade, então, naturalmente, deve participar neste esforço de mudança e consciencialização. Queremos, por isso, juntar-nos a artistas, entidades e espaços culturais de todo o país num esforço conjunto para que tenhamos a sustentabilidade e a resiliência no topo das prioridades.

 

Acreditamos que a cultura deve ter um papel crítico na sensibilização ambiental. Tanto na forma de se reinventar no seu dia-a-dia, como no que pode inspirar a sociedade. O Sobressalto é o projeto que pretende ajudar a fazer essa transição gradual, fornecendo ferramentas e promovendo reflexões e debates junto do ecossistema cultural.

 

Começámos, por isso, no Gerador, por olhar para dentro e dar já pequenos passos neste sentido. Estamos ainda a aprender e temos muito para fazer mas, nesta página, podes descobrir o que já começámos por implementar, os passos que vamos dar a seguir e, por fim, os conteúdos que vamos publicando sobre sustentabilidade.

 

Um projeto de

 

 

Com o apoio de

Nesta fase inicial, começámos por implementar já um conjunto de ideias que endereçam a comunidade cultural, os nossos leitores e seguidores. São pequenos passos que podes descobrir aqui em baixo.

Recomendações e boas práticas

 

Queremos apoiar a comunidade cultural nesta transição verde com um conjunto de reflexões, recomendações e ferramentas. No botão em baixo, podes descarregar um documento com propostas de boas práticas ambientais para artistas e autores. Estamos a trabalhar para partilhar, progressivamente, mais informação e mais consequente para a comunidade cultural.

DESCARREGA AQUI

Boas práticas para espaços e entidades culturais

 

Estamos, continuamente, a reunir um conjunto de ferramentas que possam ser úteis para a transição sustentável dos agentes culturais. Divulgamos aqui um novo documento, desta vez dedicado a boas práticas ambientais direcionadas, mais especificamente, para entidades e espaços culturais.

DESCARREGA AQUI

Relatório de sondagem sobre práticas artísticas sustentáveis

 

Divulgamos os resultados de uma sondagem sobre práticas artísticas sustentáveis, realizada pelo projecto villa villa. Este é um programa de residências artísticas ambientalmente conscientes que está sediado em Portugal e que se dedica a apoiar artistas contemporâneos e curadores no processo de tornarem as suas práticas de estúdio mais ecológicas. Nesta sondagem, o villa villa apurou quais as motivações e os obstáculos que os artistas encontram ao tentarem reduzir o seu impacto ambiental e reuniu ainda um extenso conjunto de dicas que pretendem ser úteis a outros artistas. O documento encontra-se em Inglês.

Conteúdos jornalísticos dedicados à sustentabilidade

 

A partir de 2021, o ambiente e a sustentabilidade passam a ser uma dimensão crítica da estratégia editorial do Gerador. Neste sentido, a sustentabilidade irá estar cada vez mais presente nos nossos conteúdos, tanto aqui no site, como na Revista Gerador. Procuramos, assim, trazer frequentemente este assunto para primeiro plano, mesmo quando não ligado à cultura, de forma a informar a nossa audiência dos novos desafios ambientais a que estamos sujeitos.

Cartão Sócio Gerador com novos parceiros sustentáveis

 

Procuramos continuamente alargar as vantagens associadas ao Cartão Sócio Gerador, incluindo, agora, novas parcerias com entidades ligadas à sustentabilidade. Tudo para que os Sócios Gerador continuem a tirar partido do melhor da cultura portuguesa e, pelo caminho, vão descobrindo marcas e entidades com as preocupações ambientais certas. Descobre tudo aqui.

Produção de conhecimento sobre sustentabilidade na cultura

 

Na Academia Gerador dedicamos uma boa parte do tempo à recolha de dados, análise e publicação regular de informação sobre a situação cultural no país. Desde 2019 que publicamos o estudo anual Barómetro Gerador Qmetrics, onde analisamos a percepção dos portugueses sobre a cultura em Portugal. A partir de agora a relação com a sustentabilidade estará, também, presente na nossa investigação, quer através do Barómetro ou de novos estudos dedicados.

Formações dedicadas na Academia Gerador

 

A Academia Gerador é um espaço de ensino e conhecimento vocacionado para a dimensão prática, com cursos de 25 horas e workshops de curta duração, destinados à comunidade cultural e artística. No final de 2020, lançámos já formações onde a sustentabilidade é protagonista e, nos próximos meses, prometemos revelar cada vez mais cursos e workshops dedicados a este assunto.

Revista Gerador mais verde

 

Estamos a rever os processos à volta da criação e produção da Revista Gerador. Desde fevereiro de 2021 que a revista passou a ser impressa em papel reciclado. Mas não ficámos por aqui. Lançámos, também, em junho uma edição digital da revista e deixámos de vender nos pontos de venda habituais, que nos exigiam viagens constantes para garantir a distribuição. A revista pode ser comprada na nossa loja online.

Medidas que implementámos internamente no Gerador

 

Embora a sustentabilidade já seja uma preocupação interna há algum tempo, só agora damos os primeiros passos com uma estratégia clara. É tempo de olhar para dentro, aprender e repensar, gradualmente, a forma como trabalhamos. Dos materiais de comunicação que produzimos, aos nossos eventos, condições do escritório, relação com os artistas ou, claro, ao que apresentamos no nosso espaço físico no Lumiar, a Central Gerador. Temos um caminho longo para percorrer mas estamos comprometidos com ele.

O compromisso com a sustentabilidade é definitivo. Queremos, por isso, ser melhores dentro do Gerador, apresentar novas ideias, produzir novos conteúdos, aprofundar conhecimentos e estabelecer parcerias nacionais e internacionais, cada vez mais consequentes para o setor cultural. Em baixo descobre os pequenos passos que vamos dar ainda no primeiro semestre de 2021.

Medidor de impacto ambiental

 

A Pegada Ecológica estima a procura da humanidade por bens ecológicos, respondendo a uma pergunta de investigação simples: quanto é exigido da natureza por parte de uma determinada atividade económica ou de uma pessoa? Em breve vais poder calcular aqui, enquanto autor, espaço ou entidade cultural, a dimensão da tua pegada.

Gabinete de apoio técnico

 

Ainda em 2021, ambicionamos disponibilizar um serviço de apoio técnico para todos os agentes culturais. Este gabinete contará com uma equipa multidisciplinar que fará visitas a espaços e entidades culturais de forma a avaliar e poder sugerir alterações, personalizadas, para que o impacto ambiental seja cada vez menor.

Descobre aqui as notícias, reportagens, entrevistas e muitos outros conteúdos que aliam a cultura ao ambiente

ÚLTIMAS 21.Jan.2022

A tua máscara usada pode ser valorizada

O Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho e a TO-BE-GREEN iniciaram um projeto de recolha e valorização de máscaras usadas: “Recolher e Valorizar” Com a nova realidade pandémica, o uso de equipamentos de proteção individual está a aumentar, principalmente o número de máscaras descartáveis. Segundo a Greenmatters1, só em 2020, mais…

gerador-a-tua-mascara-usada-pode-ser-valorizada

Sobressalto 14.Jan.2022

Pobreza energética: um histórico calvário endémico que continuamos a não saber combater

Armanda Faria (nome fictício) tem 91 anos, é viúva e vive sozinha numa casa que herdou do marido, numa aldeia no concelho da Covilhã. O espaço, de pequenas dimensões, tem uma porta pintada a castanho escuro, de ferro fundido, e metade das paredes são de pedra. Nas fendas laterais é possível ver os raios de…

Notícias 13.Jan.2022

FCUP desenvolve projeto sustentável tendo por base as cascas de camarão

Um projeto liderado por investigadores do Laboratório Associado para a Química Verde, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), quer usar as cascas de camarão, que geralmente vão para o aterro, para produzir aminas, compostos químicos derivados do amoníaco. Posteriormente, a ideia passa por serem usadas na produção de fármacos, plásticos, detergentes, entre…

Notícias 6.Jan.2022

Primeiro estudo da APA revela que Portugal está numa situação de “stress hídrico”

Portugal encontra-se debaixo de uma situação de stress hídrico, entre a escassez elevada e extrema. É este o resultado do primeiro estudo realizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre a água que temos, que gastamos ou que perdemos. De acordo com o mesmo, os cenários para o futuro são preocupantes, sendo que o pior…

Reportagens 21.Dez.2021

Impacto ambiental é lado “amargo” do chocolate

Escolhido pelos portugueses como um dos ingredientes que não pode faltar durante a quadra natalícia, o chocolate “esconde” um lado pouco doce: o seu peso sobre o planeta, em particular sobre as florestas tropicais. Entre os grandes nomes desta indústria, o alerta parece já ter sido dado, multiplicando-se os programas de sustentabilidade ambiental e ganhando…

gerador-sustentabilidade-chocolate

Notícias 10.Dez.2021

Lentes de contacto passam a ser recicláveis

A partir de agora as lentes de contacto descartadas vão poder ter uma nova vida. A iniciativa surge numa parceria entre o Centro de Física da Universidade do Minho e do Porto, o Centro de Biologia Molecular e Ambiental e o Instituto de Polímeros e Compósitos. “Por um Planeta Sustentável: Vamos dar Uma Nova Vida…

Reportagens 7.Dez.2021

No Castro preservam-se heranças, tropeça-se em descobertas e vivem-se recordações

Leonel Trindade. Povoado. Torres Vedras. Três nomes que assinalam um local a pouco mais de seis quilómetros do centro de Torres Vedras designado de Castro do Zambujal. Descoberto, ainda sem que se soubesse, numa escavação no início dos anos trinta, foi nos último oitenta anos que este nome soou por entre referências internacionais que traçam…

Notícias 28.Nov.2021

Há um novo livro para crianças (e adultos) que alerta para a importância da pesca sustentável

E se algumas espécies de peixes começassem a desaparecer? Foi para isso que Maria João Freitas alertou, na vila A-Ver-O-Mar, o palco da sua nova história: “Os Peixes que Fugiram da História”. Um projeto desenvolvido em parceria com a IGLO e MSC que alerta miúdos e graúdos para um consumo de peixe responsável. Vários peixes…

Notícias 25.Nov.2021

Fôlego. Há um novo programa de intervenção artística no Centro do país

Movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei, a programação de Fôlego arranca este sábado, 27 de novembro, com um concerto de Bruno Pernadas, na Casa da Cultura da Sertã. O programa vai atuar no território até ao verão de 2023, sempre com participação livre. O Fôlego convida…

Notícias 20.Nov.2021

APA: “O nosso consumo médio é de 189 litros por habitante, por dia, a OMS recomenda 110”

Todos sabemos que a água é essencial à vida, mas cada vez menos abundante no que diz respeito à sua potabilidade. Como podemos, por isso, proteger os recursos hídricos e garantir a monitorização da qualidade? Qualificação, monitorização e consciência são algumas das recomendações da Associação Portuguesa do Ambiente. Barragens com um volume cada vez mais…

Sobressalto 15.Nov.2021

“As pessoas [da aldeia de Fortes] têm mesmo a vida completamente perturbada com a atividade da fábrica”

Para alertar a sociedade e dar voz a uma “população que tem sido menosprezada e esquecida”, Sandra Cóias e Pedro Rego produziram e realizaram o documentário “O Lado Negro do Azeite”. Este trabalho, que aborda os impactos ambientais da produção de bagaço de azeitona junto à aldeia de Fortes, em Ferreira do Alentejo, mostra de…

Reportagens 13.Nov.2021

Sustentabilidade provoca revolução na indústria da moda

Depois de décadas a pressionar severamente os recursos ambientais, a indústria da moda está agora a despertar para a importância de se tornar mais “amiga” do planeta. Por todo o mundo, surgem marcas que incorporam nas suas identidades essas preocupações, mas também as gigantes da indústria já tentam fazer esforços nesse sentido. A espanhola Mango,…

gerador-moda-sustentabilidade

O Cartão Sócio Gerador tem agora um novo visual, que condiz com a temática da sustentabilidade e inspira esta nova coleção de parceiros. Aqui, podes descobrir marcas onde os Sócios Gerador têm descontos, tudo, produtos ecológicos, orgânicos e sustentáveis.

Parceiros Sustentáveis 26.Jan.2022

Alfa-Flôr: desconto em compras na loja online

Alfa-Flôr15% de desconto em compras na loja online Uma marca de produção nacional de vários produtos naturais, e de jardinagem, e sempre feitos a partir de produtos naturais ou reutilização de materiais. Tudo começou por um casulo que, com a paciência de quem respeita os ritmos naturais do mundo, se transformou numa borboleta dinâmica e…

Parceiros Sustentáveis 23.Ago.2021

Wetheknot: desconto na loja online

wetheknot15% de desconto em compras na loja online A wetheknot é uma marca portuguesa de slow fashion que concebe artigos duradouros para a vida quotidiana moderna, respondendo às questões sociais e ambientais com uma alternativa sustentável. O vestuário e os acessórios da wetheknot são feitos em Portugal por parceiros locais que, pela sua especialização, garantem a melhor qualidade…

we-the-knot-socio-gerador

Parceiros Sustentáveis 16.Ago.2021

Poche: desconto em todas as compras online e portes grátis

Poche10% de desconto em todas as compras online e portes grátis para Portugal Continental e Ilhas  A Poche é uma marca portuguesa que oferece uma seleção de t-shirts de produção sustentável, personalizadas com tecidos reutilizados e aproveitados de outras peças de vestuário de segunda mão ou vintage. Para além disso todas as t-shirts são confecionadas em…

Parceiros Sustentáveis 9.Jun.2021

Zouri: desconto em calçado eco-vegan, feito através da reutilização de lixo plástico do mar.

Zouri15% de desconto em todos os produtos apresentados online* *sempre que não exista outra promoção ativa. A Zouri é a mais recente parceria do cartão Sócio Gerador. A marca portuguesa une a moda à sustentabilidade através da produção de calçado eco-vegan feito a partir de plástico do mar. E se isto não era suficiente, ainda…

Parceiros Sustentáveis 18.Fev.2021

The Equal Food: desconto em frutas e legumes de agricultores regionais

The Equal Food10% de desconto na compra de um cabaz standard.*  *este desconto não está ativo para a subscrição de cabazes. A Equal Food oferece uma solução sustentável, saudável e conveniente: cabazes com produtos frescos e imperfeitos dos agricultores regionais que são entregue diretamente em casa. Um cabaz “Igualmente Delicioso” contém 8 kg de frutas,…

Parceiros Sustentáveis 17.Fev.2021

Pegada Verde: desconto na loja online

Pegada Verde10% de desconto em todos os artigos da loja online, com exceção de produtos já em promoção A Pegada Verde é uma empresa que promove comportamentos sustentáveis e representa produtos ecológicos. A marca torriense, criada em 2009, pretende combater os plásticos de utilização única, substituindo-os por artigos reutilizáveis e ecológicos, com boa qualidade e design atraente….

Parceiros Sustentáveis 16.Fev.2021

Mind the Trash: desconto na loja desperdício zero

Mind the Trash – Loja Desperdício Zero10% de desconto em todos os artigos da loja online, com exceção de produtos já em promoção A Mind The Trash é uma loja online portuguesa de venda de produtos orgânicos e sustentáveis, por aqui podes descobrir produtos ecológicos alternativos aos produtos de plástico e não naturais. No site da…

Parceiros Sustentáveis 16.Fev.2021

MyCloma: desconto na primeira compra

MyCloma – Compra e venda online de roupa em segunda mão5% de desconto em todos os produtos da loja online na primeira compra A MyCloma é uma plataforma online para compra e venda de roupa em segunda mão que tem como principal objetivo promover a economia circular através do prolongamento da vida útil da roupa, reduzindo, assim,…

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap