fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

O projeto do Gerador e da Associação ZERO que une a cultura e o ambiente

 

Qual o papel da cultura na luta contra as alterações climáticas?

 

Esta foi a nossa pergunta de arranque, quando começámos a refletir sobre este tema. Se a cultura é a melhor expressão da humanidade, então, naturalmente, deve participar neste esforço de mudança e consciencialização. Queremos, por isso, juntar-nos a artistas, entidades e espaços culturais de todo o país num esforço conjunto para que tenhamos a sustentabilidade e a resiliência no topo das prioridades.

 

Acreditamos que a cultura deve ter um papel crítico na sensibilização ambiental. Tanto na forma de se reinventar no seu dia-a-dia, como no que pode inspirar a sociedade. O Sobressalto é o projeto que pretende ajudar a fazer essa transição gradual, fornecendo ferramentas e promovendo reflexões e debates junto do ecossistema cultural.

 

Começámos, por isso, no Gerador, por olhar para dentro e dar já pequenos passos neste sentido. Estamos ainda a aprender e temos muito para fazer mas, nesta página, podes descobrir o que já começámos por implementar, os passos que vamos dar a seguir e, por fim, os conteúdos que vamos publicando sobre sustentabilidade.

 

Um projeto de

 

 

Com o apoio de

Começámos por implementar já um conjunto de ideias que endereçam a comunidade cultural, os nossos leitores e seguidores. São pequenos passos que podes descobrir aqui em baixo.

Recomendações e boas práticas

 

Queremos apoiar a comunidade cultural nesta transição verde com um conjunto de reflexões, recomendações e ferramentas. No botão em baixo, podes descarregar um documento com propostas de boas práticas ambientais para artistas e autores. Estamos a trabalhar para partilhar, progressivamente, mais informação e mais consequente para a comunidade cultural.

Boas práticas para espaços e entidades culturais

 

Estamos, continuamente, a reunir um conjunto de ferramentas que possam ser úteis para a transição sustentável dos agentes culturais. Divulgamos aqui um novo documento, desta vez dedicado a boas práticas ambientais direcionadas, mais especificamente, para entidades e espaços culturais.

Relatório de sondagem sobre práticas artísticas sustentáveis

 

Divulgamos os resultados de uma sondagem sobre práticas artísticas sustentáveis, realizada pelo projecto villa villa. Este é um programa de residências artísticas ambientalmente conscientes que está sediado em Portugal e que se dedica a apoiar artistas contemporâneos e curadores no processo de tornarem as suas práticas de estúdio mais ecológicas. Nesta sondagem, o villa villa apurou quais as motivações e os obstáculos que os artistas encontram ao tentarem reduzir o seu impacto ambiental e reuniu ainda um extenso conjunto de dicas que pretendem ser úteis a outros artistas. O documento encontra-se em Inglês.

Conteúdos jornalísticos dedicados à sustentabilidade

 

A partir de 2021, o ambiente e a sustentabilidade passam a ser uma dimensão crítica da estratégia editorial do Gerador. Neste sentido, a sustentabilidade irá estar cada vez mais presente nos nossos conteúdos, tanto aqui no site, como na Revista Gerador. Procuramos, assim, trazer frequentemente este assunto para primeiro plano, mesmo quando não ligado à cultura, de forma a informar a nossa audiência dos novos desafios ambientais a que estamos sujeitos.

Produção de conhecimento sobre sustentabilidade na cultura

 

Na Academia Gerador dedicamos uma boa parte do tempo à recolha de dados, análise e publicação regular de informação sobre a situação cultural no país. Desde 2019 que publicamos o estudo anual Barómetro da Cultura, onde analisamos a percepção dos portugueses sobre a cultura em Portugal. A partir de agora a relação com a sustentabilidade estará, também, presente na nossa investigação, quer através do Barómetro ou de novos estudos dedicados.

Formações dedicadas na Academia Gerador

 

A Academia Gerador é um espaço de ensino e conhecimento vocacionado para a dimensão prática, com cursos de 15 horas e 25 horas e workshops de curta duração, destinados à comunidade cultural e artística. Lançámos já formações onde a sustentabilidade é protagonista e queremos revelar cada vez mais cursos e workshops dedicados a este assunto.

Revista Gerador mais verde

 

Estamos a rever os processos à volta da criação e produção da Revista Gerador. Desde fevereiro de 2021 que a revista passou a ser impressa em papel reciclado. Mas não ficámos por aqui. Lançámos, também, em junho de 2021 uma edição digital da revista e deixámos de vender nos pontos de venda habituais, que nos exigiam viagens constantes para garantir a distribuição. A revista pode ser comprada na nossa loja online.

Medidas que implementámos internamente no Gerador

 

A sustentabilidade é uma preocupação interna há algum tempo, com o Sobressalto  demos os primeiros passos para uma estratégia clara. Foi tempo de olhar para dentro, aprender e repensar, gradualmente, a forma como trabalhamos. Dos materiais de comunicação que produzimos, aos nossos eventos, condições do escritório até à relação com os artistas. Temos ainda um caminho longo para percorrer mas estamos comprometidos com ele.

O compromisso com a sustentabilidade é definitivo. Queremos, por isso, ser melhores dentro do Gerador, apresentar novas ideias, produzir novos conteúdos, aprofundar conhecimentos e estabelecer parcerias nacionais e internacionais, cada vez mais consequentes para o setor cultural.

Gabinete de apoio técnico

 

Ambicionamos disponibilizar um serviço de apoio técnico para todos os agentes culturais. Este gabinete contará com uma equipa multidisciplinar que fará visitas a espaços e entidades culturais de forma a avaliar e poder sugerir alterações, personalizadas, para que o impacto ambiental seja cada vez menor.

Descobre aqui as notícias, reportagens, entrevistas e muitos outros conteúdos que aliam a cultura ao ambiente

Sustentabilidade 3.Jun.2023

Falta água em Santa Clara. Muitos questionam as culturas intensivas… e o que fica para as próximas gerações

Os alarmes já se fazem ouvir. Há escassez de água um pouco por todo o país. Especialistas prevêem que, sobretudo a sul, as alterações climáticas provoquem períodos de seca cada vez mais frequentes, mas também mais prolongados. No sudoeste alentejano, a situação tem levado várias entidades a adensar as críticas contra as explorações agrícolas intensivas que, na última década, têm aumentado de área em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aquando da realização desta reportagem, a Barragem de Santa Clara, que abastece o Perímetro de Regadio do Mira, no concelho Odemira, encontrava-se em “volume morto”. O que esperam os agentes do território para os próximos anos?

Sustentabilidade 26.Mai.2023

De onde vem o que comemos? Este festival usa os jardins de Lisboa para dar lições

Festival Jardins Abertos abre as portas dos “jardins mais bonitos” da capital a todos os interessados em discutir e aprender sobre a temática da alimentação. Atividades são gratuitas.

Causas Sociais 16.Mai.2023

Crescer sem água: o impacto da seca na agricultura do Algarve

Metade do território continental está em situação de seca severa, a outra metade em seca extrema. São os piores índices desde 2005. No Algarve, uma das regiões mais afetadas, pequenos e grandes agricultores são obrigados a lidar com esta realidade.

Sustentabilidade 13.Mai.2023

Greve Climática Estudantil organiza ação de desobediência civil em Sines

Ativistas do movimento “Parar o Gás” garantem “travar funcionamento” do terminal de gás de Sines hoje, dia 13 de maio. Nas últimas semanas, jovens da “Greve Climática Estudantil” têm ocupado estabelecimentos de ensino em vários locais do país, afirmando que só param quando tiverem 1.500 pessoas dispostas a participar nesta iniciativa.

Sustentabilidade 13.Mai.2023

Migrantes climáticos: a crise que define o nosso tempo

A cada ano, mais de 21 milhões de pessoas são forçadas a abandonar o seu lar e deslocar-se por causa dos perigos das alterações climáticas. Secas, cheias, tempestades devastadoras e o aumento do nível do mar são ameaças cada vez mais recorrentes. Para onde vão os migrantes climáticos?

Juventude 10.Mai.2023

Fim ao Fóssil: Ocupa! perturba a normalidade para “lutar pela vida”

Já arrancou a segunda onda de ocupações estudantis, iniciativa a que estão a aderir escolas por toda a Europa. Em Portugal, instituições de ensino secundário e superior estão a ser palco de mais uma grande operação na luta pela justiça climática; depois de terem ocupado seis espaços em Lisboa no outono, os estudantes prometem “o dobro das escolas e o dobro do tempo” numa mobilização que se espalha a várias zonas do país. Alguns núcleos avançaram para ocupação logo a 26 de abril, outros juntaram-se a 2 de maio (com duas escolas já encerradas) e alguns ainda estão em modo de espera, com entre uma a duas dezenas de estabelecimentos a juntarem-se ao movimento internacional Fim ao Fóssil: Ocupa!. As reivindicações mudaram – sem resposta por parte dos decisores políticos, concentram-se mais na população, exigindo o fim dos combustíveis fósseis até 2030, eletricidade 100% renovável e acessível até 2025 e o apoio de pelo menos 1500 pessoas numa ação direta no próximo sábado, dia 13 de maio.

Sustentabilidade 5.Mai.2023

Há uma empresa portuguesa a criar pelo e lã em laboratório para acabar com crueldade animal na moda

Há uma empresa criada no Porto que pretende acabar com a crueldade animal na indústria da moda através da criação de lã, pelo e até cabelo em laboratório. Pedro Costa, fundador da Biofabics, explica que esta tecnologia poderá tornar o setor têxtil mais sustentável em termos ambientais.

Sustentabilidade 30.Abr.2023

Livre de resíduos perigosos, São Pedro da Cova constrói o futuro sobre o legado mineiro

Durante cerca de 170 anos, a mina de carvão de São Pedro da Cova alimentou a produção de energia a vapor e de energia elétrica. Desta vila de Gondomar chegou a sair 70 % de toda a produção de carvão do país. Uma boa parte nem sequer precisava de deixar o município – era a matéria-prima da Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro. São Pedro da Cova e o Couto Mineiro do Pejão, em Castelo de Paiva, foram as maiores explorações da Bacia Carbonífera do Douro.

Sustentabilidade 26.Abr.2023

Inicia-se hoje uma nova vaga de ocupações pelo “fim ao fóssil” em escolas e universidades

Sob o mote “precisamos de disrupção para parar a destruição”, a Greve Climática Estudantil vai ocupar várias escolas e universidades de todo o país, lutando pelo fim dos combustíveis fósseis. Estão também organizadas manifestações em alguns estabelecimentos de ensino e ainda uma ação de desobediência civil que irá decorrer no dia 13 de maio, em Sines.

Sustentabilidade 10.Abr.2023

Crise climática: “se não for isto que tem a capacidade de nos unir, não sei o que mais poderá”

A comunidade científica anda a avisar há décadas, mas foi o ano de 2019 que ficou marcado pelo despertar do mundo para a gravidade da crise climática. Greta Thunberg, o movimento estudantil que inspirou e os ativistas da Extinction Rebellion foram essenciais para esta chamada para a ação global. A crise climática é a maior crise do nosso tempo (ou até mesmo a maior que a humanidade já enfrentou), mas o mundo tem vindo a enfrentar crises sem precedentes desde 2020, e é fácil deixar o clima passar para segundo plano quando as dificuldades estão por toda a parte.

Sustentabilidade 6.Abr.2023

Jovens portugueses ouvidos no Tribunal Europeu sobre inação climática em processo histórico

Seis jovens portugueses interpuseram um processo no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra 33 países por inação climática. Caso, que poderá levar à aceleração do corte das emissões, segue agora para uma nova fase: as audiências acontecerão depois do verão.

Sustentabilidade 4.Abr.2023

Da preocupação climática à ação: as ferramentas para o ativismo

Entregámos o espaço das Páginas Ocupadas da Revista Gerador 40 à Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, que nos explica o que é ser ativista e como podemos ser mais ativos na luta contra as alterações climáticas.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0