fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O projeto do Gerador e da Associação ZERO que une a cultura e o ambiente

 

Qual o papel da cultura na luta contra as alterações climáticas?

 

Esta foi a nossa pergunta de arranque, quando começámos a refletir sobre este tema. Se a cultura é a melhor expressão da humanidade, então, naturalmente, deve participar neste esforço de mudança e consciencialização. Queremos, por isso, juntar-nos a artistas, entidades e espaços culturais de todo o país num esforço conjunto para que tenhamos a sustentabilidade e a resiliência no topo das prioridades.

 

Acreditamos que a cultura deve ter um papel crítico na sensibilização ambiental. Tanto na forma de se reinventar no seu dia-a-dia, como no que pode inspirar a sociedade. O Sobressalto é o projeto que pretende ajudar a fazer essa transição gradual, fornecendo ferramentas e promovendo reflexões e debates junto do ecossistema cultural.

 

Começámos, por isso, no Gerador, por olhar para dentro e dar já pequenos passos neste sentido. Estamos ainda a aprender e temos muito para fazer mas, nesta página, podes descobrir o que já começámos por implementar, os passos que vamos dar a seguir e, por fim, os conteúdos que vamos publicando sobre sustentabilidade.

 

Um projeto de

 

 

Com o apoio de

Começámos por implementar já um conjunto de ideias que endereçam a comunidade cultural, os nossos leitores e seguidores. São pequenos passos que podes descobrir aqui em baixo.

Recomendações e boas práticas

 

Queremos apoiar a comunidade cultural nesta transição verde com um conjunto de reflexões, recomendações e ferramentas. No botão em baixo, podes descarregar um documento com propostas de boas práticas ambientais para artistas e autores. Estamos a trabalhar para partilhar, progressivamente, mais informação e mais consequente para a comunidade cultural.

Boas práticas para espaços e entidades culturais

 

Estamos, continuamente, a reunir um conjunto de ferramentas que possam ser úteis para a transição sustentável dos agentes culturais. Divulgamos aqui um novo documento, desta vez dedicado a boas práticas ambientais direcionadas, mais especificamente, para entidades e espaços culturais.

Relatório de sondagem sobre práticas artísticas sustentáveis

 

Divulgamos os resultados de uma sondagem sobre práticas artísticas sustentáveis, realizada pelo projecto villa villa. Este é um programa de residências artísticas ambientalmente conscientes que está sediado em Portugal e que se dedica a apoiar artistas contemporâneos e curadores no processo de tornarem as suas práticas de estúdio mais ecológicas. Nesta sondagem, o villa villa apurou quais as motivações e os obstáculos que os artistas encontram ao tentarem reduzir o seu impacto ambiental e reuniu ainda um extenso conjunto de dicas que pretendem ser úteis a outros artistas. O documento encontra-se em Inglês.

Conteúdos jornalísticos dedicados à sustentabilidade

 

A partir de 2021, o ambiente e a sustentabilidade passam a ser uma dimensão crítica da estratégia editorial do Gerador. Neste sentido, a sustentabilidade irá estar cada vez mais presente nos nossos conteúdos, tanto aqui no site, como na Revista Gerador. Procuramos, assim, trazer frequentemente este assunto para primeiro plano, mesmo quando não ligado à cultura, de forma a informar a nossa audiência dos novos desafios ambientais a que estamos sujeitos.

Produção de conhecimento sobre sustentabilidade na cultura

 

Na Academia Gerador dedicamos uma boa parte do tempo à recolha de dados, análise e publicação regular de informação sobre a situação cultural no país. Desde 2019 que publicamos o estudo anual Barómetro da Cultura, onde analisamos a percepção dos portugueses sobre a cultura em Portugal. A partir de agora a relação com a sustentabilidade estará, também, presente na nossa investigação, quer através do Barómetro ou de novos estudos dedicados.

Formações dedicadas na Academia Gerador

 

A Academia Gerador é um espaço de ensino e conhecimento vocacionado para a dimensão prática, com cursos de 15 horas e 25 horas e workshops de curta duração, destinados à comunidade cultural e artística. Lançámos já formações onde a sustentabilidade é protagonista e queremos revelar cada vez mais cursos e workshops dedicados a este assunto.

Revista Gerador mais verde

 

Estamos a rever os processos à volta da criação e produção da Revista Gerador. Desde fevereiro de 2021 que a revista passou a ser impressa em papel reciclado. Mas não ficámos por aqui. Lançámos, também, em junho de 2021 uma edição digital da revista e deixámos de vender nos pontos de venda habituais, que nos exigiam viagens constantes para garantir a distribuição. A revista pode ser comprada na nossa loja online.

Medidas que implementámos internamente no Gerador

 

A sustentabilidade é uma preocupação interna há algum tempo, com o Sobressalto  demos os primeiros passos para uma estratégia clara. Foi tempo de olhar para dentro, aprender e repensar, gradualmente, a forma como trabalhamos. Dos materiais de comunicação que produzimos, aos nossos eventos, condições do escritório até à relação com os artistas. Temos ainda um caminho longo para percorrer mas estamos comprometidos com ele.

O compromisso com a sustentabilidade é definitivo. Queremos, por isso, ser melhores dentro do Gerador, apresentar novas ideias, produzir novos conteúdos, aprofundar conhecimentos e estabelecer parcerias nacionais e internacionais, cada vez mais consequentes para o setor cultural.

Gabinete de apoio técnico

 

Ambicionamos disponibilizar um serviço de apoio técnico para todos os agentes culturais. Este gabinete contará com uma equipa multidisciplinar que fará visitas a espaços e entidades culturais de forma a avaliar e poder sugerir alterações, personalizadas, para que o impacto ambiental seja cada vez menor.

Descobre aqui as notícias, reportagens, entrevistas e muitos outros conteúdos que aliam a cultura ao ambiente

Democracia 17.Jul.2024

42: Caixas e cartas

A crónica ficcional 42 trata de mudanças climáticas, avanços tecnológicos, e transformações sociais, políticas e científicas, centrando-se em Lisboa, na Europa e no mundo no ano de 2042. No quinto episódio, Alexandre revisita documentos antigos e reflete sobre o impacto das crises climáticas na saúde e sociedade.

Democracia 10.Jul.2024

42: A 2.ª Guerra Civil Americana

A crónica ficcional 42 trata de mudanças climáticas, avanços tecnológicos, e transformações sociais, políticas e científicas, centrando-se em Lisboa, na Europa e no mundo no ano de 2042. No quarto episódio, descreve-se a 2.ª Guerra Civil Americana, o conflito entre o Texas e os Estados Unidos, e o papel da Califórnia nesse contexto tumultuoso.

Para ler 10.Jul.2024

Junho de 2024 foi globalmente mais quente do que qualquer junho de que há registo

No mês passado, o planeta bateu, pelo décimo terceiro mês consecutivo, um novo recorde mensal de calor. Segundo Carlo Buontempo, diretor do programa Copernicus Climate Change Service, da União Europeia, os dados destacam uma “relevante” e “contínua” mudança no clima.

Para ler 3.Jul.2024

42: Olívia e a independência do Texas

A crónica ficcional 42 trata de mudanças climáticas, avanços tecnológicos, e transformações sociais, políticas e científicas, centrando-se em Lisboa, na Europa e no mundo no ano de 2042. No terceiro episódio, Alexandre entrevista Olívia Anwar, explorando as secessões e a nova realidade política na América do Norte após a 2ª Guerra Civil dos EUA.

Para ler 26.Jun.2024

42: A revolução marroquina

A crónica ficcional 42 trata de mudanças climáticas, avanços tecnológicos, e transformações sociais, políticas e científicas, centrando-se em Lisboa, na Europa e no mundo no ano de 2042. No segundo episódio, Alexandre entrevista Fatima sobre o seu envolvimento em movimentos político-climáticos, a formação da coligação Mundo Novo, a organização das Caravanas pelo Futuro, e a Revolução Marroquina, oferecendo uma visão profunda das lutas e conquistas em tempos de crise climática e social.

Para ler 25.Jun.2024

A culpa e as viagens

Nas Gargantas Soltas de hoje, Laura Bastos fala-nos sobre viagens e sustentabilidade.

Para ler 25.Jun.2024

Último Recurso esteve no principal fórum climático que prepara as decisões da COP29

A associação é a primeira ONG jovem a integrar a delegação portuguesa na Conferência de Bonn, um fórum sobre alterações climáticas, que acontece todos os anos naquela cidade alemã.

Para ler 19.Jun.2024

42: Fatima e a Maré da Morte

A crónica ficcional 42 trata de mudanças climáticas, avanços tecnológicos, e transformações sociais, políticas e científicas, centrando-se em Lisboa, na Europa e no mundo no ano de 2042. No primeiro episódio, Alexandre começa a documentar as últimas décadas através de entrevistas e pesquisas, enquanto lida com a recente paternidade e a memória dos seus pais ativistas.

Para ler 12.Jun.2024

42: Prólogo

A crónica ficcional 42 trata de mudanças climáticas, avanços tecnológicos, e transformações sociais, políticas e científicas, centrando-se em Lisboa, na Europa e no mundo no ano de 2042. No prólogo, conhecemos Alexandre e Lia, que esperam um filho enquanto lidam com o passado familiar e as escolhas dos seus pais, num contexto de mudanças globais significativas.

Para ler 11.Jun.2024

Sobre o Princípio de Reparação do Dano Ambiental (e a Necessidade de Tutelar o Direito ao Ambiente)

Nas Gargantas Soltas de hoje, Noa Brighenti fala sobre a necessidade de legislar uma efetiva tutela do direito ao ambiente. Nomeadamente, debruça-se sobre o Princípio de Reparação do Dano Ambiental apresentado por Heloísa Oliveira, enquanto um exemplo de como podemos colmatar as falhas do lesgilador e garantir assim a proteção do ambiente.

Para ler 6.Jun.2024

Sobre o novo aeroporto e a sustentabilidade do setor da aviação

Nas Gargantas Soltas de hoje, Jorge Pinto fala do novo aeroporto de Lisboa e dos desafios que a aviação enfrenta para se tornar mais sustentável.

Para ler 7.Mai.2024

A Maternidade e os Químicos

Nas Gargantas Soltas de hoje, Laura Bastos fala-nos sobre as preocupações da maternidade e a exposição das crianças a substâncias químicas.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0