fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O projeto do Gerador e da Associação ZERO que une a cultura e o ambiente

 

Qual o papel da cultura na luta contra as alterações climáticas?

 

Esta foi a nossa pergunta de arranque, quando começámos a refletir sobre este tema. Se a cultura é a melhor expressão da humanidade, então, naturalmente, deve participar neste esforço de mudança e consciencialização. Queremos, por isso, juntar-nos a artistas, entidades e espaços culturais de todo o país num esforço conjunto para que tenhamos a sustentabilidade e a resiliência no topo das prioridades.

 

Acreditamos que a cultura deve ter um papel crítico na sensibilização ambiental. Tanto na forma de se reinventar no seu dia-a-dia, como no que pode inspirar a sociedade. O Sobressalto é o projeto que pretende ajudar a fazer essa transição gradual, fornecendo ferramentas e promovendo reflexões e debates junto do ecossistema cultural.

 

Começámos, por isso, no Gerador, por olhar para dentro e dar já pequenos passos neste sentido. Estamos ainda a aprender e temos muito para fazer mas, nesta página, podes descobrir o que já começámos por implementar, os passos que vamos dar a seguir e, por fim, os conteúdos que vamos publicando sobre sustentabilidade.

 

Um projeto de

 

 

Com o apoio de

Começámos por implementar já um conjunto de ideias que endereçam a comunidade cultural, os nossos leitores e seguidores. São pequenos passos que podes descobrir aqui em baixo.

Recomendações e boas práticas

 

Queremos apoiar a comunidade cultural nesta transição verde com um conjunto de reflexões, recomendações e ferramentas. No botão em baixo, podes descarregar um documento com propostas de boas práticas ambientais para artistas e autores. Estamos a trabalhar para partilhar, progressivamente, mais informação e mais consequente para a comunidade cultural.

Boas práticas para espaços e entidades culturais

 

Estamos, continuamente, a reunir um conjunto de ferramentas que possam ser úteis para a transição sustentável dos agentes culturais. Divulgamos aqui um novo documento, desta vez dedicado a boas práticas ambientais direcionadas, mais especificamente, para entidades e espaços culturais.

Relatório de sondagem sobre práticas artísticas sustentáveis

 

Divulgamos os resultados de uma sondagem sobre práticas artísticas sustentáveis, realizada pelo projecto villa villa. Este é um programa de residências artísticas ambientalmente conscientes que está sediado em Portugal e que se dedica a apoiar artistas contemporâneos e curadores no processo de tornarem as suas práticas de estúdio mais ecológicas. Nesta sondagem, o villa villa apurou quais as motivações e os obstáculos que os artistas encontram ao tentarem reduzir o seu impacto ambiental e reuniu ainda um extenso conjunto de dicas que pretendem ser úteis a outros artistas. O documento encontra-se em Inglês.

Conteúdos jornalísticos dedicados à sustentabilidade

 

A partir de 2021, o ambiente e a sustentabilidade passam a ser uma dimensão crítica da estratégia editorial do Gerador. Neste sentido, a sustentabilidade irá estar cada vez mais presente nos nossos conteúdos, tanto aqui no site, como na Revista Gerador. Procuramos, assim, trazer frequentemente este assunto para primeiro plano, mesmo quando não ligado à cultura, de forma a informar a nossa audiência dos novos desafios ambientais a que estamos sujeitos.

Produção de conhecimento sobre sustentabilidade na cultura

 

Na Academia Gerador dedicamos uma boa parte do tempo à recolha de dados, análise e publicação regular de informação sobre a situação cultural no país. Desde 2019 que publicamos o estudo anual Barómetro da Cultura, onde analisamos a percepção dos portugueses sobre a cultura em Portugal. A partir de agora a relação com a sustentabilidade estará, também, presente na nossa investigação, quer através do Barómetro ou de novos estudos dedicados.

Formações dedicadas na Academia Gerador

 

A Academia Gerador é um espaço de ensino e conhecimento vocacionado para a dimensão prática, com cursos de 15 horas e 25 horas e workshops de curta duração, destinados à comunidade cultural e artística. Lançámos já formações onde a sustentabilidade é protagonista e queremos revelar cada vez mais cursos e workshops dedicados a este assunto.

Revista Gerador mais verde

 

Estamos a rever os processos à volta da criação e produção da Revista Gerador. Desde fevereiro de 2021 que a revista passou a ser impressa em papel reciclado. Mas não ficámos por aqui. Lançámos, também, em junho de 2021 uma edição digital da revista e deixámos de vender nos pontos de venda habituais, que nos exigiam viagens constantes para garantir a distribuição. A revista pode ser comprada na nossa loja online.

Medidas que implementámos internamente no Gerador

 

A sustentabilidade é uma preocupação interna há algum tempo, com o Sobressalto  demos os primeiros passos para uma estratégia clara. Foi tempo de olhar para dentro, aprender e repensar, gradualmente, a forma como trabalhamos. Dos materiais de comunicação que produzimos, aos nossos eventos, condições do escritório até à relação com os artistas. Temos ainda um caminho longo para percorrer mas estamos comprometidos com ele.

O compromisso com a sustentabilidade é definitivo. Queremos, por isso, ser melhores dentro do Gerador, apresentar novas ideias, produzir novos conteúdos, aprofundar conhecimentos e estabelecer parcerias nacionais e internacionais, cada vez mais consequentes para o setor cultural.

Gabinete de apoio técnico

 

Ambicionamos disponibilizar um serviço de apoio técnico para todos os agentes culturais. Este gabinete contará com uma equipa multidisciplinar que fará visitas a espaços e entidades culturais de forma a avaliar e poder sugerir alterações, personalizadas, para que o impacto ambiental seja cada vez menor.

Descobre aqui as notícias, reportagens, entrevistas e muitos outros conteúdos que aliam a cultura ao ambiente

Notícias 19.Mar.2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

No episódio de estreia da nova rubrica do Gerador, Entrevistas Centrais, a estudante e ativista da Greve Climática Estudantil, Leonor Chicó, explicou as reivindicações do coletivo que integra e as motivações dessa luta. O fim dos combustíveis fósseis até 2030 e a produção de eletricidade 100% renovável já no próximo ano estão entre as principais exigências do grupo que tem levado a cabo ações de protesto que dividem opiniões. A ativista assegura que a transição energética e o combate às alterações climáticas depende sobretudo de políticas governamentais e dos estímulos que são dados aos trabalhadores.

Para ver 15.Mar.2024

Pop Up Quiz. O que sabes sobre Sustentabilidade?

Esta semana queremos saber o que sabes sobre sustentabilidade.

Entrevista Central 13.Mar.2024

Leonor Chicó: “Um protesto é eficaz se não incomoda?”

De olhos postos nos temas centrais, falámos com Leonor Chicó, estudante e ativista da Greve Climática Estudantil.

Notícias 12.Mar.2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

A organização sem fins lucrativos é responsável por um dos maiores bancos de dados de acesso livre sobre produtos alimentares a nível mundial. Em entrevista ao Gerador, o fundador da Open Food Facts, Stéphane Gidandet, explica que “uma base de dados de produtos alimentares gratuita, aberta e colaborativa — uma Wikipédia para produtos alimentares — tem de existir.”

Sustentabilidade 15.Fev.2024

Associação ZERO com propostas para tornar a sustentabilidade uma prioridade nas Legislativas

A associação ambientalista ZERO tem um novo manifesto onde apresenta não só propostas transversais, mas também propostas específicas a onze áreas temáticas. O objetivo é promover a transição a vários níveis e fazer da sustentabilidade uma prioridade estruturante das políticas públicas nacionais. A coligação C7, formada pelas principais organizações de ambiente do país, também divulgou um manifesto onde aponta as medidas que defende serem prioritárias nos programas para as eleições de março.

Sustentabilidade 16.Jan.2024

Temperaturas globais perto do limite de 1,5ºC depois do ano mais quente de que há registo

O programa da União Europeia de observação do planeta confirmou as previsões avançadas ao longo dos últimos meses: 2023 foi mesmo o ano mais quente de que há registo. Foi também o primeiro ano em que todos os dias ultrapassaram os valores pré-industriais em mais de 1ºC, com quase metade dos dias a subirem os 1,5ºC e até mesmo dois dias acima de 2ºC. Para 2024, o serviço de monitorização prevê que a temperatura média global suba irreversivelmente para lá do limite definido no Acordo de Paris. A NASA e a Organização Meteorológica Mundial também já confirmaram os recordes batidos em 2023.

Reportagens 22.Dez.2023

Repensar o sistema em que vivemos. As alterações climáticas à volta do mundo: os efeitos atuais

Pode ser mais fácil pensar nas alterações climáticas como algo distante – temporalmente, com consequências apenas num futuro indefinido, e espacialmente, com consequências para habitantes sem rosto de uma outra zona do planeta. No entanto, os efeitos são bem reais, e estão a ser sentidos atualmente por milhões de pessoas um pouco por todo o mundo. Estas pessoas têm um rosto, e também têm uma voz.
O Gerador contou com o apoio das equipas internacionais da Scientist Rebellion, da Greenpeace e da Extinction Rebellion para recolher testemunhos – ou histórias do clima – à volta do mundo. Esta é a sexta e última parte da grande reportagem “Repensar o sistema em que vivemos” para garantir um futuro mais sustentável e justo, que começou a ser publicada a 17 de novembro no Gerador.

Reportagens 15.Dez.2023

Repensar o sistema em que vivemos. Tipping points climáticos: um comboio sem travões

Ao longo dos últimos anos, o vocabulário científico relativo às alterações climáticas tem vindo a integrar cada vez mais o léxico comum. Desenvolvimento sustentável, justiça climática, emissões, gases com efeito de estufa, mitigação, adaptação, resiliência, transição, neutralidade carbónica, emissões líquidas zero, sumidouro de carbono, impactos, risco climático; os exemplos são muitos, e alguns conceitos são relativamente fáceis de compreender, mas outros nem tanto. Os tipping points – em português referidos como pontos de inflexão, pontos de viragem ou pontos de não-retorno – são tão complexos e imprevisíveis que definitivamente pertencem à segunda categoria. O Gerador conversou com Filipe Duarte Santos para esclarecer o que são estes fenómenos.
Esta é a quinta parte da grande reportagem “Repensar o sistema em que vivemos” para garantir um futuro mais sustentável e justo, que tem seis partes e começou a ser publicada a partir de 17 de novembro no Gerador.

Reportagens 8.Dez.2023

Repensar o sistema em que vivemos: os obstáculos à mudança

Esta é a quarta parte da grande reportagem “Repensar o sistema em que vivemos” para garantir um futuro mais sustentável e justo, que tem seis partes e começou a ser publicada a partir de 17 de novembro no Gerador. “Tudo está interligado […], e estes conflitos acontecem também pela crise das nossas economias, do nosso modo de vida como sociedade, que é insustentável, com produções e modos de consumo também insustentáveis, que geram crises sociais, económicas e políticas em vários países, principalmente nos em desenvolvimento, que são aqueles onde muitos dos países desenvolvidos vão explorar os recursos. Então, temos de ter uma visão muito mais macro, abrir os olhos para esses outros aspetos, e ter uma sensibilidade muito mais apurada, porque falta muita empatia no mundo atualmente.” – entrevistas exclusivas com Islene Façanha (associação ZERO), João Costa (ativista pela justiça climática) e Susana Viseu (consultora da presidência da República Portuguesa).

Reportagens 1.Dez.2023

Repensar o sistema em que vivemos: as cidades do futuro

Esta é a terceira parte da grande reportagem “Repensar o sistema em que vivemos” para garantir um futuro mais sustentável e justo, que tem seis partes e começou a ser publicada a partir de 17 de novembro no Gerador. “Acho que o que as pessoas não percebem é que todas as soluções que temos para as alterações climáticas e a crise ambiental vão, na verdade, tornar a vida melhor. […] Porque é que não haveríamos de ter veículos elétricos nas cidades, que reduzem a poluição do ar e melhoram a saúde das pessoas? Porque é que não incentivaríamos as pessoas a ter uma alimentação mais vegetal, que lhes permite ser muito mais saudáveis, custa menos aos serviços de saúde, economiza dinheiro público, e permite às pessoas viver mais?” – entrevistas exclusivas com Mark Maslin (investigador em climatologia e ciências ambientais), Ana Fragata (Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis) e Susana Viseu (consultora da presidência da República Portuguesa).

Reportagens 24.Nov.2023

Repensar o sistema em que vivemos: caminhos possíveis

Esta é a segunda parte da grande reportagem “Repensar o sistema em que vivemos” para garantir um futuro mais sustentável e justo, que tem seis partes e começou a ser publicada a partir de 17 de novembro no Gerador. “O verdadeiro problema não é como fazemos algo melhor – porque o fazer em si é mais fácil –, mas como concebemos algo melhor, como encontramos o tipo de sociedade de que precisamos” – entrevistas exclusivas com William Addey (Scientist Rebellion), Lara Fontes (especialista em One Health) e Pedro Prata (Rewilding Portugal).

Reportagens 17.Nov.2023

Repensar o sistema em que vivemos: os primeiros passos

Primeira parte da grande reportagem “Repensar o sistema em que vivemos” para garantir um futuro mais sustentável e justo, que tem seis partes e começa a ser publicada a partir de 17 de novembro no Gerador. “É muito difícil para mim ver tudo o que está a acontecer ao planeta, e eu sei que o que digo vai contra os desejos mais profundos que as pessoas têm, mas não vejo outra maneira. Ou controlamos estas vontades e preservamos o que resta de um planeta habitável, ou haverá um colapso caótico enorme. Não podemos simplesmente continuar como estamos e achar que vamos evitar as consequências do nosso comportamento” – entrevista exclusiva com Peter Kalmus, cientista climático da NASA.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0