fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

O projeto do Gerador e da Associação ZERO que une a cultura e o ambiente

 

Qual o papel da cultura na luta contra as alterações climáticas?

 

Esta foi a nossa pergunta de arranque, quando começámos a refletir sobre este tema. Se a cultura é a melhor expressão da humanidade, então, naturalmente, deve participar neste esforço de mudança e consciencialização. Queremos, por isso, juntar-nos a artistas, entidades e espaços culturais de todo o país num esforço conjunto para que tenhamos a sustentabilidade e a resiliência no topo das prioridades.

 

Acreditamos que a cultura deve ter um papel crítico na sensibilização ambiental. Tanto na forma de se reinventar no seu dia-a-dia, como no que pode inspirar a sociedade. O Sobressalto é o projeto que pretende ajudar a fazer essa transição gradual, fornecendo ferramentas e promovendo reflexões e debates junto do ecossistema cultural.

 

Começámos, por isso, no Gerador, por olhar para dentro e dar já pequenos passos neste sentido. Estamos ainda a aprender e temos muito para fazer mas, nesta página, podes descobrir o que já começámos por implementar, os passos que vamos dar a seguir e, por fim, os conteúdos que vamos publicando sobre sustentabilidade.

 

Um projeto de

 

 

Com o apoio de

Começámos por implementar já um conjunto de ideias que endereçam a comunidade cultural, os nossos leitores e seguidores. São pequenos passos que podes descobrir aqui em baixo.

Recomendações e boas práticas

 

Queremos apoiar a comunidade cultural nesta transição verde com um conjunto de reflexões, recomendações e ferramentas. No botão em baixo, podes descarregar um documento com propostas de boas práticas ambientais para artistas e autores. Estamos a trabalhar para partilhar, progressivamente, mais informação e mais consequente para a comunidade cultural.

Boas práticas para espaços e entidades culturais

 

Estamos, continuamente, a reunir um conjunto de ferramentas que possam ser úteis para a transição sustentável dos agentes culturais. Divulgamos aqui um novo documento, desta vez dedicado a boas práticas ambientais direcionadas, mais especificamente, para entidades e espaços culturais.

Relatório de sondagem sobre práticas artísticas sustentáveis

 

Divulgamos os resultados de uma sondagem sobre práticas artísticas sustentáveis, realizada pelo projecto villa villa. Este é um programa de residências artísticas ambientalmente conscientes que está sediado em Portugal e que se dedica a apoiar artistas contemporâneos e curadores no processo de tornarem as suas práticas de estúdio mais ecológicas. Nesta sondagem, o villa villa apurou quais as motivações e os obstáculos que os artistas encontram ao tentarem reduzir o seu impacto ambiental e reuniu ainda um extenso conjunto de dicas que pretendem ser úteis a outros artistas. O documento encontra-se em Inglês.

Conteúdos jornalísticos dedicados à sustentabilidade

 

A partir de 2021, o ambiente e a sustentabilidade passam a ser uma dimensão crítica da estratégia editorial do Gerador. Neste sentido, a sustentabilidade irá estar cada vez mais presente nos nossos conteúdos, tanto aqui no site, como na Revista Gerador. Procuramos, assim, trazer frequentemente este assunto para primeiro plano, mesmo quando não ligado à cultura, de forma a informar a nossa audiência dos novos desafios ambientais a que estamos sujeitos.

Produção de conhecimento sobre sustentabilidade na cultura

 

Na Academia Gerador dedicamos uma boa parte do tempo à recolha de dados, análise e publicação regular de informação sobre a situação cultural no país. Desde 2019 que publicamos o estudo anual Barómetro da Cultura, onde analisamos a percepção dos portugueses sobre a cultura em Portugal. A partir de agora a relação com a sustentabilidade estará, também, presente na nossa investigação, quer através do Barómetro ou de novos estudos dedicados.

Formações dedicadas na Academia Gerador

 

A Academia Gerador é um espaço de ensino e conhecimento vocacionado para a dimensão prática, com cursos de 15 horas e 25 horas e workshops de curta duração, destinados à comunidade cultural e artística. Lançámos já formações onde a sustentabilidade é protagonista e queremos revelar cada vez mais cursos e workshops dedicados a este assunto.

Revista Gerador mais verde

 

Estamos a rever os processos à volta da criação e produção da Revista Gerador. Desde fevereiro de 2021 que a revista passou a ser impressa em papel reciclado. Mas não ficámos por aqui. Lançámos, também, em junho de 2021 uma edição digital da revista e deixámos de vender nos pontos de venda habituais, que nos exigiam viagens constantes para garantir a distribuição. A revista pode ser comprada na nossa loja online.

Medidas que implementámos internamente no Gerador

 

A sustentabilidade é uma preocupação interna há algum tempo, com o Sobressalto  demos os primeiros passos para uma estratégia clara. Foi tempo de olhar para dentro, aprender e repensar, gradualmente, a forma como trabalhamos. Dos materiais de comunicação que produzimos, aos nossos eventos, condições do escritório até à relação com os artistas. Temos ainda um caminho longo para percorrer mas estamos comprometidos com ele.

O compromisso com a sustentabilidade é definitivo. Queremos, por isso, ser melhores dentro do Gerador, apresentar novas ideias, produzir novos conteúdos, aprofundar conhecimentos e estabelecer parcerias nacionais e internacionais, cada vez mais consequentes para o setor cultural.

Gabinete de apoio técnico

 

Ambicionamos disponibilizar um serviço de apoio técnico para todos os agentes culturais. Este gabinete contará com uma equipa multidisciplinar que fará visitas a espaços e entidades culturais de forma a avaliar e poder sugerir alterações, personalizadas, para que o impacto ambiental seja cada vez menor.

Descobre aqui as notícias, reportagens, entrevistas e muitos outros conteúdos que aliam a cultura ao ambiente

Sustentabilidade 24.Nov.2023

Repensar o sistema em que vivemos: caminhos possíveis

Esta é a segunda parte da grande reportagem “Repensar o sistema em que vivemos” para garantir um futuro mais sustentável e justo, que tem seis partes e começou a ser publicada a partir de 17 de novembro no Gerador. “O verdadeiro problema não é como fazemos algo melhor – porque o fazer em si é mais fácil –, mas como concebemos algo melhor, como encontramos o tipo de sociedade de que precisamos” – entrevistas exclusivas com William Addey (Scientist Rebellion), Lara Fontes (especialista em One Health) e Pedro Prata (Rewilding Portugal).

Sustentabilidade 14.Nov.2023

Repensar o Sistema em que vivemos: os primeiros passos

Primeira parte da grande reportagem “Repensar o sistema em que vivemos” para garantir um futuro mais sustentável e justo, que tem seis partes e começa a ser publicada a partir de 17 de novembro no Gerador. “É muito difícil para mim ver tudo o que está a acontecer ao planeta, e eu sei que o que digo vai contra os desejos mais profundos que as pessoas têm, mas não vejo outra maneira. Ou controlamos estas vontades e preservamos o que resta de um planeta habitável, ou haverá um colapso caótico enorme. Não podemos simplesmente continuar como estamos e achar que vamos evitar as consequências do nosso comportamento” – entrevista exclusiva com Peter Kalmus, cientista climático da NASA.

Sustentabilidade 22.Set.2023

A este ritmo, Portugal vai falhar metas para aumentar a mobilidade ciclável em 2025

Os números dos últimos censos mostram que o uso da bicicleta tem caído na generalidade do país. Já o uso do automóvel, como veículo principal, continua a crescer, uma tendência que contraria os objetivos da Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável, que já vai no quinto ano de implementação. Há metas intercalares para 2025 que não vão ser cumpridas, garantem entidades envolvidas no projeto. Neste Dia Mundial sem Carros, procuramos perceber o que mantém firme a cultura do automóvel em Portugal. Associações falam numa permissibilidade face ao carro que dificulta qualquer tipo de mobilidade mais sustentável, e segura, seja de bicicleta ou a pé.

Sustentabilidade 16.Ago.2023

Paulo Constantino: “Se tivermos caudais ecológicos, temos condições para ter água de qualidade”

Desde 2009, o rio Tejo ganhou um novo e atento olhar por parte de um grupo de cidadãos empenhados em defender os seus direitos e zelar pela sua liberdade. Com mais de 100 membros e 46 associações envolvidas, o proTEJO – Movimento pelo Tejo luta atualmente por fazer cumprir a diretiva da Comissão Europeia que garanta o estabelecimento de caudais ecológicos entre Espanha e Portugal. O fundador do movimento, Paulo Constantino, faz denúncias sobre os interesses especulativos que se sobrepõem à gestão sustentável do rio e anunciou uma queixa-crime sobre o tema.

Sustentabilidade 5.Ago.2023

João Gonçalo Soutinho: A nossa floresta nativa “tem imensos problemas de abandono”

A Verde Associação nasce da preocupação com o desaparecimento das árvores de grande porte no município de Lousada, distrito do Porto – quase 10 % em cinco anos. Além de plantar “florestas do futuro”, a organização compensa pegadas carbónicas ao valorizar as “gigantes verdes”. Ao Gerador, o presidente João Gonçalo Soutinho aponta alternativas ao corte das plantas com mais benefícios para os seus proprietários e o planeta.

Sustentabilidade 2.Ago.2023

“A agricultura tem de ser uma ferramenta para mitigação da mudança climática. Não uma das causas”, defende a professora Maria José Roxo

Crítica ao modo como o solo tem sido ocupado e usado em Portugal, a professora catedrática Maria José Roxo realça que este, sendo um “grande reservatório de carbono”, pode contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

Sustentabilidade 29.Jul.2023

Renaturalizar o Vale do Côa é “o nosso compromisso geracional”

A renaturalização baseia-se na filosofia de criar tempo, espaço e recursos para que um ecossistema se regenere autonomamente. Há uma motivação moral por trás desta intervenção. Esta estratégia da Rewilding Portugal, aplicada na região do Grande Vale do Côa, não é alienada das preocupações das comunidades. Recriar a coexistência entre ser humano e vida selvagem é o ponto de partida para fomentar uma oportunidade futura de partilhas e trocas, em ecossistemas mais resilientes.

Sustentabilidade 22.Jul.2023

GTS Space Technologies: “Queremos ser uma referência global no monitoramento de poluição via observação da terra”

Escolher um destino de viagem com base na qualidade da água e do ar poderá ser uma realidade em breve devido à GTS Space Technologies, uma empresa criada em Portugal por Fernando Bebiano, Gustavo Dalmarco e Jonatan Domènech. Conversámos com a equipa de especialistas que, através de imagens de satélite, espera auxiliar autarquias a monitorizar os seus índices de poluição.

Sustentabilidade 14.Jul.2023

Ti Milha regressa a Pombal de 21 a 23 de julho

É um dos principais festivais de música da região centro, e está de volta ao Parque de Lazer da Ilha, para três dias repletos de música, cinema, oficinas artísticas e muito mais.

Sustentabilidade 21.Jun.2023

Marta Cortegano: “Poderíamos recuperar muita floresta, num sentido não simplesmente de conservação, mas de regeneração pelo uso”

Engenheira florestal, Marta Cortegano trocou Sintra por Mértola para trabalhar em conjunto a regeneração do território. Fundou, e preside, à Associação dos Empresários do Vale do Guadiana e co-fundou a Associação Terra Sintrópica, com a transição agroecológica na mira. Acredita que há um potencial de recursos por explorar e um equilíbrio agroecológico capaz de regenerar solos e água, desde que saibamos testá-lo e aproveitá-lo. Integra o Conselho para a Reflexão e Ação sobre o Interior, cuja atividade arrancou a 27 de maio, em Mesão Frio.

Sustentabilidade 5.Jun.2023

Inês Sousa Real: “[A pecuária] é o elefante na sala de que ninguém quer falar”

O modo como Portugal está a enfrentar os desafios climáticos é o tema da segunda parte da entrevista de Inês Sousa Real ao Gerador, publicada neste Dia Mundial do Ambiente. A deputada do Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) alerta que “Portugal é dos países que vai ser mais afetado pelas alterações climáticas na Europa”.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0