fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Logo

Ver para lá da imagem

13 a 16 de março, Guimarães, Portugal

  • Dias
  • horas
  • minutos
  • segundos

Imagem
Perceção
Ética
Tecnologia
Ideias
Arte
Direitos Humanos
Futuro
Design
Pensamento Comum

 

Pensa em alguma coisa. Qualquer coisa. O que é sucesso? O que é liberdade? Em que pensas quando pensas em amor? Há imagens associadas a cada uma destas palavras, cada um destes pensamentos.

É através de imagens que criamos o mundo à nossa volta. Mais do que um registo visual, a imagem é uma ferramenta de poder e influência. É capaz de informar, de esclarecer, de criar pontes em torno de histórias comuns, mas, também, de manipular, de reforçar desigualdades, de agravar preconceitos. Longe de serem simples reflexos da realidade, as imagens participam ativamente na construção das perceções e narrativas coletivas que nos definem enquanto sociedade.

O Uncover é o primeiro festival que se propõe a olhar, em profundidade, para o que existe para lá da imagem. Durante quatro dias, Guimarães é o ponto de encontro de especialistas, entusiastas, criadores, pensadores e apaixonados pela imagem que, entre conversas, masterclasses, workshops práticos, performances artísticas, exposições e modelos originais de participação que estimulam o pensamento comum, vão trocar ideias e descobrir novas formas de olhar para o mundo.

PROGRAMAÇÃO

Descobre aqui a agenda completa e clica no + para leres o detalhe. Indicamos também a língua principal da atividade, inglês (EN) ou português (PT), mas poderás sempre aceder à tradução ao vivo durante o evento.

13 de março

17:00

Galeria Garagem Avenida

Inauguração da Instalação «Entre o sonho e o agora»

Beatriz Lourenço
Bailarina
Os estabelecimentos históricos e icónicos de uma cidade ficam muitas vezes esquecidos pelo seu uso quotidiano. Perdem, aos olhos de quem os frequenta diariamente, a beleza do pormenor, a riqueza que os fazem únicos.Um corpo atravessa-os, insufla-lhes vida. Lugares que se revelam em fragmentos de memória, despertam para compor a coreografia da vida. Através da dança, a bailarina Beatriz Lourenço percorre-os, integra-os e dilui-se neles, quebrando o filtro do dia-a-dia e restituindo-lhes a beleza aos olhos de quem, pelo hábito, deixou de olhar.. Esta instalação vídeo pode ser visitada durante todo o festival: nos dias 14 e 15 de março, das 10h às 20h, e no dia 16 de março, das 10h às 17h.

17:15

Galeria Garagem Avenida

Inauguração da Exposição «Fotos de Família»

Pedro Borges
Fotógrafo
Guimarães tem uma relevante periferia industrial que foge, muitas vezes, a quem olha de fora. O setor industrial é uma parte fundamental da comunidade e da identidade da população e são muitos os casos em que várias pessoas de uma família trabalham na mesma fábrica. O fotógrafo Pedro Borges capta essas famílias e traz-nos algumas das suas múltiplas faces: a da família, do trabalho e da vida quotidiana. A exposição pode ser visitada durante todo o festival: nos dias 14 e 15 de março, das 10h às 20h, e no dia 16 de março, das 9h30 às 17h.

17:30

Galeria Garagem Avenida

Inauguração da Exposição «101 ilustradores encostam o racismo à parede»

Nuno Saraiva
Curador
A fotografia da operação policial que em dezembro de 2024, no Martim Moniz, em Lisboa, encostou dezenas de pessoas à parede vem lembrar-nos do poder da imagem na criação de perceções. A fotografia foi o ponto de partida para um intenso debate público que deu origem à manifestação altamente participada “Não nos encostem à parede”. A exposição “101 ilustradores encostam o racismo à parede” resulta do processo de mobilização para essa mesma manifestação. Dezenas de criadores responderam ao apelo do ilustrador Nuno Saraiva e criaram cartazes inéditos que, além de apelarem à participação coletiva, foram um importante contributo para o debate. A exposição pode ser visitada durante todo o festival: nos dias 14 e 15 de março, das 10h às 20h, e no dia 16 de março, das 9h30 às 17h.

17:30

Galeria Garagem Avenida

Conversa: «Ilustrar para combater perceções»

António Gonçalves
Programador Bienal Ilustração Guimarães
Cristina Viana
Ilustradora
Nuno Saraiva
Ilustrador e curador da exposição
De que forma pode a ilustração ser um veículo de combate às perceções enviesadas dominantes? Partindo do caso concreto da exposição «101 ilustradores encostam o racismo à parede», o programador da Bienal de Ilustração de Guimarães, António Gonçalves, e os ilustradores Cristina Viana e Nuno Saraiva refletem sobre o poder da ilustração enquanto instrumento de acesso a novas perspetivas.

18:15

Centro Cultural Vila Flor - Pequeno Auditório

Sessão de abertura

A sessão que inaugura oficialmente a primeira edição do festival Uncover.

19:00

Centro Cultural Vila Flor - Pequeno Auditório

Masterclass: «A imagem mais representada da história»

Gonçalo M. Tavares
Escritor
Gonçalo M. Tavares parte da representação de Jesus Cristo, a imagem mais reproduzida da história, para refletir sobre como, historicamente, as escolhas de imagem vêm carregadas de implicações culturais, históricas e filosóficas. Onde ficam as imagens concretas e metafóricas da religião no século das imagens infinitas?

21:30

Teatro Jordão - Hall Salas de Ensaio

Performance «Guimarães 2012-2025»

Tiago Pereira
Realizador e documentarista
Tiago Pereira, criador do projeto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” (MPAGDP), coloca em diálogo, numa performance inédita, a Guimarães de há uma década com a Guimarães dos dias de hoje, enfatizando o poder da imagem e da música na construção da identidade de um território.

14 de março

10:00

Galeria Garagem Avenida

Conversa «Media imersivos: moldar perceções e ética»

Laura Werup
Gestora de projeto Khora
Silvia Rueda
Arquiteta e especialista em media imersivos
O virtual é cada vez mais um espaço. Como todos os outros, o espaço virtual pode ser um escape, um sítio que habitamos, uma dimensão que se assemelha a uma casa, a uma cidade, um local onde cresce uma comunidade. Laura Werup, gestora de projeto na Khora, estúdio de realidade expandida sediado em Copenhaga, e Silvia Rueda, arquiteta e especialista em media imersivos, refletem sobre o significado de ética, vida e perceção no contexto do metaverso.

11:00

Galeria Garagem Avenida

Grupo de interesse «Imagem e Saúde Mental»

Espaço informal onde podes explorar tópicos específicos do teu interesse com outros entusiastas e especialistas, partindo do tema “Imagem e saúde mental”. Há mais do que um grupo de interesse a acontecer em simultâneo, com temas distintos, e podes navegar livremente entre cada um.

11:00

Galeria Garagem Avenida

Grupo de interesse «Inteligência Artificial e Criação Artística»

Espaço informal onde podes explorar tópicos específicos do teu interesse com outros entusiastas e especialistas, partindo do tema “IA e criação artística”. Há mais do que um grupo de interesse a acontecer em simultâneo, com temas distintos, e podes navegar livremente entre cada um.

12:00

Galeria Garagem Avenida

Workshop «Luz, Telemóvel, Ação!»

Nuno Gervásio
Criativo
O smartphone é cada vez mais uma ferramenta útil e acessível que nos permite contar histórias e, também, realizar filmes sem grandes meios e recursos. Neste workshop prático, vamos, em conjunto, explorar as capacidades deste equipamento e aprender a recorrer à imaginação para criação de vídeos e conteúdos digitais. O workshop tem como objetivos: pensar criticamente utilizando o telemóvel; passar da ideia à concretização de um filme; aprender a utilizar as ferramentas e equipamentos disponíveis no smartphone para captação vídeo (filmagens); realizar um mini filme de forma rápida, intuitiva e cativante.

12:00

Galeria Garagem Avenida

Workshop «Criação de mundos virtuais no Metaverso»

Silvia Rueda
Arquiteta e especialista em media imersivos
Descobre como criar e explorar mundos virtuais no Metaverso. Neste workshop prático, abordamos os princípios essenciais da construção digital, desde a conceção dos espaços até à interação com os utilizadores. Uma oportunidade para experimentar novas possibilidades criativas e compreender o impacto destes ambientes imersivos. Para tornar a sessão o mais consequente e participativa possível, pedimos que tragas o teu computador e descarregues antecipadamente a aplicação Twinmotion (versão gratuita, a partir deste site). Podes ver aqui os requisitos necessários para suportar a aplicação.

15:00

Galeria Garagem Avenida

Masterclass «Da captação à justiça: O poder do vídeo na defesa dos direitos humanos»

Nkem Agunwa
Ativista
Nkem Agunwa é ativista e gestora de projeto para África na WITNESS, uma organização que utiliza o vídeo como ferramenta para defesa dos direitos humanos. Nesta masterclass, a ativista reflete sobre o papel da tecnologia na criação de contra narrativas e na promoção de valores humanitários. Entre os temas a explorar está também o impacto das fake news e da desinformação visual e a importância de trazer para o debate global perspetivas não eurocêntricas sobre a força da imagem.

16:00

Galeria Garagem Avenida

Foyer aberto para discussão da Masterclass

Nkem Agunwa
Ativista
Depois da masterclass, Nkem Agunwa convida o público a continuar a discussão neste espaço informal que incentiva a troca de ideias, reflexões e networking entre os participantes.

17:00

Galeria Garagem Avenida

Entrevista «A arte como catalisador para a mudança social»

Dread Scott
Artista
Qual o papel da arte na transformação social? Nesta entrevista, o artista norte-americano Dread Scott discute como a sua obra desafia o nacionalismo, o racismo e a liberdade de expressão num momento crítico nos EUA, com impacto global. Abordamos a relação entre arte e política, o ativismo na era digital e o poder da arte na contestação de narrativas históricas e na reconfiguração do pensamento crítico.

18:00

Galeria Garagem Avenida

Despertador «Arte e Ativismo»

Helena Machado
Investigadora
Mário Macilau
Fotógrafo
Como pode a arte ser um motor de mudança e contestação? Helena Machado explora a interseção entre conhecimento científico, digital e sociologia, analisando a arte como plataforma de alerta e transformação. Mário Macilau, fotógrafo, partilha a sua visão sobre a escolha das imagens e o peso das mensagens que carregam. Juntos, refletem sobre o papel da arte no ativismo e na reconfiguração do olhar social. Despertador é um encontro informal com dois especialistas para acordar os sentidos. Começa com uma apresentação e abre espaço para uma conversa não moderada entre convidados e participantes.

19:00

Galeria Garagem Avenida

Masterclass «Imagem, perceção e ilusão»

Luis de Matos
Mágico
Nesta masterclass, o ilusionista Luis de Matos conduz-nos por uma exploração fascinante da relação entre imagem, perceção e ilusão, revelando como o nosso cérebro constrói a realidade e como essa construção pode ser manipulada. A sua visão única, enraizada na arte da ilusão, desafia-nos a questionar o que vemos e a compreender os mecanismos que moldam a nossa perceção do mundo.

21:00

Bar Ramada

Performance «Primeira imagem»

Gisela Mabel
Pianista e compositora
Gisela Mabel é pianista, compositora, produtora e artista luso-angolana, baseada em Lisboa. O seu universo musical move-se entre o clássico, o neoclássico, o jazz e o contemporâneo, incorporando também os ritmos culturais afro-brasileiros. A sua sonoridade distingue-se pelo contraste entre melodias delicadas e harmonias densas, criando uma atmosfera cinematográfica e sensorial. Para o Uncover, apresenta um espetáculo onde imagens de objetos se transformam em pauta musical, ganhando nova vida através do piano.

22:00-00:00

Bar Ramada

UnBar

Depois de um dia intenso de partilhas estimulantes, convidamos-te a relaxar no UnBar, a iniciativa onde, de copo na mão, trocas impressões e dúvidas existenciais com todas as pessoas que adicionaste à tua lista de contactos.

15 de março

10:00

Galeria Garagem Avenida

Conversa «Imagem e Saúde Mental: navegar nas redes sociais»

Clara Não
Criativa
Margarida Pinto Correia
Comunicadora
Pedro Morgado
Investigador
Como é que as imagens moldam a nossa perceção de saúde mental? Nesta conversa, reflete-se sobre a responsabilidade inerente à divulgação de imagens nas redes sociais e como podem ser evitadas narrativas exploratórias ou distorcidas. Analisamos o papel dos media na construção destas representações e de que forma as imagens podem reforçar estigmas ou, pelo contrário, ser poderosas ferramentas de aceitação, auto-estima e inclusão.

11:00

Galeria Garagem Avenida

Megafone com RTP Lab

Conhece de viva voz o RTP Lab, o projeto da RTP que estimula a criatividade e inovação, apresentando-se como um laboratório experimental para novas formas de produção de conteúdos, pensadas numa lógica multiplataformas.

11:15

Galeria Garagem Avenida

Megafone aberto

Um espaço onde podes apresentar, de forma breve, o teu projeto ou as ideias que tens na gaveta, e ficar a conhecer os de outros. O objetivo é promover o espírito de colaboração e a partilha de feedback construtivo.

12:00

Galeria Garagem Avenida

Meet the Community

Organizações culturais e criativas de Guimarães abrem as portas, facilitando a troca de experiências. O arquiteto e instagrammer Alexandre Coelho Lima, guiará um passeio fotográfico por detalhes ocultos da cidade, terminando numa visita ao Atelier Pitágoras. Podes também visitar a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho e o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura.

15:00

Galeria Garagem Avenida

Masterclass «A evolução da perceção humana através da tecnologia»

Neil Harbisson
Artista e ativista ciborgue
A antena que tem na cabeça é capaz de transformar cores em sons e fez de Neil Harbisson o primeiro humano reconhecido oficialmente como ciborgue. Como é que a tecnologia pode expandir os sentidos humanos e transformar a nossa perceção do mundo? Nesta masterclass, o autor partilha a sua visão sobre realidade aumentada e a ampliação das capacidades humanas. Explora-se a interseção entre arte e tecnologia, a evolução dos sentidos e como a conjugação entre arte e ciência pode abrir novas formas de expressão e experiência.

16:00

Galeria Garagem Avenida

Foyer aberto para discussão da Masterclass

Neil Harbisson
Artista e ativista ciborgue
Depois da masterclass, Neil Harbisson convida o público a continuar a discussão neste espaço informal que incentiva a troca de ideias, reflexões e networking entre os participantes.

17:00

Galeria Garagem Avenida

Entrevista «O poder da fotografia na construção da identidade»

Laura Zalenga
Fotógrafa
Como é que a fotografia influencia a forma como nos vemos e como somos vistos? Nesta entrevista, a artista reflete sobre o poder da fotografia na construção de identidade, questionando padrões de beleza e ideias tradicionais. Discutimos, ainda, como as redes sociais amplificam ou distorcem a perceção do “eu” e dos outros, e analisamos o retrato enquanto ferramenta para captar emoções e revelar a personalidade para além da imagem.

18:00

Galeria Garagem Avenida

Despertador «A cartografia da perceção»

Ivo Poças Martins
Arquiteto
Maria Luís Neiva
Arquiteta
Como moldamos o espaço e de que modo isso influencia a perceção que temos de nós próprios e da sociedade? Neste Despertador, refletimos sobre a “cartografia da perceção” e sobre como o planeamento de cidades, edifícios e casas traduz escolhas que podem aproximar ou afastar, integrar ou segregar, incluir ou excluir. Despertador é um encontro informal com dois especialistas para acordar os sentidos. Começa com uma apresentação e abre espaço para uma conversa não moderada entre convidados e participantes.

19:00

Galeria Garagem Avenida

Masterclass «Metáforas visuais: olhar o global»

Manuel Lima
Designer e autor
O designer Manuel Lima convida-nos para uma viagem visual pelo tempo, explorando como mapas, diagramas e árvores têm moldado a forma como organizamos e partilhamos conhecimento. Numa era de crescente complexidade, como podemos transformar sistemas abstratos em imagens claras e intuitivas? E de que forma a inteligência artificial e as novas tecnologias irão redefinir a comunicação visual no futuro?

21:30

Associação Convívio

«LAND ESCAPING»: performance paisagística, sonora e visual sobre uma Guimarães imaginada

ACID ACID
Músico
Nuno Gervásio
Criativo
Nuno Gervásio mergulha no património de Guimarães para distorcer, reimaginar e reinterpretar os seus símbolos icónicos, criando uma nova narrativa visual. Este universo desconstruído acompanha a performance imersiva de Acid Acid, fundindo história e som numa experiência contemporânea que desafia perceções.

22:30-00:00

Associação Convívio

Festa de encerramento, com DJ Zorotraste e performance visual de VJs Anonymous

Vivemos num mundo onde a imagem dita a forma como percebemos a realidade. Ver tornou-se sinónimo de compreender, e a mediação tecnológica reforça essa ilusão. Mas o que acontece quando manipulamos a imagem ao vivo, em tempo real? O coletivo VJs Anonymous trazem à festa de encerramento do Uncover uma performance visual, criada no momento, onde corpo, media e realidade se dissolvem. A música fica a cargo do DJ Zorotraste, que promete brindar-nos com sonoridades envolventes, do disco ao indierock.

16 de março

10:00-17:00

Galeria Garagem Avenida

Encerramento da instalação «Entre o sonho e o agora»

Beatriz Lourenço
Bailarina

10:00-17:00

Galeria Garagem Avenida

Encerramento da exposição «Fotos de Família»

Pedro Borges
Fotógrafo

10:00-17:00

Galeria Garagem Avenida

Encerramento da exposição «101 ilustradores encostam o racismo à parede»

Nuno Saraiva
Curador

ESCOLHE O TEU BILHETE

Os Sócios ou Subscritores Mensais do Gerador e os residentes em Guimarães têm acesso a descontos. Se fores subscritor, inicia sessão para teres 40% de desconto no passe ou bilhete diário. O dia 16 de março é de entrada livre. Assim que completares a compra vais passar a receber atualizações sobre o festival no email :-) Qualquer dúvida estamos aqui: geral@gerador.eu.

Tickets

The numbers below include tickets for this event already in your cart. Clicking "Get Tickets" will allow you to edit any existing attendee information as well as change ticket quantities.
Passe geral
32,00
Unlimited
Passe Geral Morador Guimarães
19,00
Unlimited
Bilhete Diário 13 de março
24,00
Unlimited
Bilhete Diário 13 de março Morador Guimarães
14,00
Unlimited
Bilhete Diário 14 de março
24,00
Unlimited
Bilhete Diário 14 de março Morador Guimarães
14,00
Unlimited
Bilhete Diário 15 de março
24,00
Unlimited
Bilhete Diário 15 de março Morador Guimarães
14,00
Unlimited

CABEÇAS DE CARTAZ

Os oradores, especialistas e artistas que vais encontrar no Uncover. A apresentação está por ordem alfabética.

15 de março

ACID ACID

Músico e radialista

Realizador de rádio com uma carreira com mais de uma década, marcada pela passagem por rádios como RADAR e SBSR. Autor de programas emblemáticos como "A Floresta Encantada" ou "Happy Mondays". Enquanto ACID ACID já editou dois álbuns a solo (disco homónimo em 2016 e "JODOROWSKY" em 2020), também dois registos ao vivo, incluíndo um concerto juntamente com Vítor Rua.

15 de março

Alexandre Coelho Lima

Arquiteto

Nasceu no Porto (1965) e obteve o grau de Mestre em Arquitetura pela FAUP (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto) em 1991. Membro nº 4513N da OA (Ordem dos Arquitetos). Juntamente com os seus parceiros do atelier Pitágoras, tem trabalho publicado em várias publicações, incluindo Portugal, Alemanha, Países Baixos, Suécia, Espanha, Inglaterra, Itália, Grécia, Suíça, Rússia, China, Coreia do Sul, Brasil e Chile.

13 de março

António Gonçalves

Programador Bienal Ilustração Guimarães

Pintor. Curador. Director do Museu Nogueira da Silva e da Casa Museu de Monção desde 2023. Curador da Galeria Ala da Frente, V.N. Famalicão – desde 2015. Professor Convidado na Faculdade de Belas Artes do Porto desde 2022. Colabora como programador e curador com a BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães.

13 a 16 de março

Beatriz Lourenço

Bailarina

Beatriz Lourenço (1999) é uma coreógrafa, bailarina, performer e handpoke artist sediada no Porto. É mestre em Estudos e Gestão Cultural (ISCTE - IUL) e licenciada em Dança (EDS - IPL). Concluiu também o curso de dança da FAÍCC. Atualmente desenvolve o projeto “A SENSE OF”. Foca-se no corpo como meio de comunicação e transformação, através de processos criativos leves no planeta e, conta ainda com uma forte ligação à pintura.

15 de março

Clara Não

Criativa

Clara Não é criativa, feminista em construção e cronista semanal no Jornal Expresso. Destaca-se pela irreverência e ironia, reivindicando a igualdade, tratando tabus da sociedade e explorando experiências pessoais. Clara é ainda autora de “Miga, Esquece Lá Isso”, bestseller nacional, encontrando-se atualmente a escrever um novo livro.

13 de março

Cristina Viana

Ilustradora

Cristina Viana, natural de Lagos. Estudou na Universidade de Évora e na Etic_Algarve. Trabalha como freelancer dedicando-se maioritariamente à ilustração em diferentes medias, como cartazes, vídeo-clips, ilustração digital ao vivo, animação, artworks, maus retratos e bilhetes de amor, tatuagens, etc. e participa regularmente em exposições individuais e colectivas.

14 de março

Dread Scott

Artista

Dread Scott faz arte revolucionária para fazer avançar a história. Em 1989, o Senado dos EUA e o Presidente Bush declarou-a “vergonhosa” devido à utilização da bandeira americana. O seu trabalho foi exposto na Bienal de Veneza, no Whitney Museum, MoMA/PS1, e em galerias e esquinas de todo o país.

14 de março

Gisela Mabel

Pianista e compositora

A Gisela Mabel é uma pianista, compositora, produtora e artista luso-angolana, baseada em Lisboa. Influenciada tanto pelo clássico, neoclássico, jazz e contemporâneo, como também pelos ritmos culturais afro- brasileiros, a sua música é caracterizada pelo contraste entre melodias delicadas e harmonias conturbadas, densas, numa atmosfera fortemente cinematográfica e sensorial. O resultado é um estilo expressivo que convida o ouvinte a um momento de introspecção e intimidade.

13 de março

Gonçalo M. Tavares

Escritor

Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Desde 2001 publicou livros em diferentes géneros literários, traduzidos em quase 60 países. Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro e deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses académicas, etc.

14 de março

Helena Machado

Investigadora

Professora Catedrática de Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Coordena o Conselho Científico das Artes, Humanidades e Ciências Sociais da FCT. Distinguida com o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho (2022) e Mulheres na Ciência (Ciência Viva, 2019). A sua investigação situa-se na interseção dos estudos sociais da ciência e tecnologia, ética pragmática e possíveis cruzamentos entre sociologia, antropologia e ciências da computação.

15 de março

Ivo Poças Martins

Arquiteto

Ivo Poças Martins é arquiteto, doutorado pela Escola de Arquitetura, Artes e Design da Universidade do Minho. A sua atividade desenvolve-se entre projecto de edifícios, construção, curadoria e design expositivo, desenho, escrita e investigação académica. Trabalhou com instituições culturais e de arquitetura distintas, como arc en rêve, Casa da Arquitectura, Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, CIAJG, entre outras.

14 de março

Laura Werup

Program Manager Khora

Laura é Program Manager for Creative, Research and Innovation na Khora, uma produtora de Extended Reality, sediada em Copenhaga. Com experiência em tecnologias imersivas, tem, desde 2022, impulsionado colaborações intersectoriais entre artistas, cientistas, jovens e líderes de indústria. Com mais de uma década de experiência em media, tecnologia e empreendedorismo social, o seu percurso inclui ainda a co-fundação de duas start-ups sociais, consultoria de impacto e fotografia freelance.

15 de março

Laura Zalenga

Fotógrafa

A fotógrafa alemã Laura Zalenga ganhou reconhecimento mundial pelos seus (auto-)retratos criativos e pela sua linguagem visual distinta. Utilizando o seu próprio corpo como meio, explora questões sociais como ideais de beleza, género, saúde mental e alterações climáticas. Distanciando-se do autorretrato tradicional, utiliza a proximidade, a distância, a ocultação e a abstração para tornar a sua presença anónima. Já colaborou com grandes marcas como Adobe, Disney, Facebook, Huawei e Sony.

14 de março

Luis de Matos

Mágico

Mágico, autor e produtor, Luis de Matos é um artista versátil, com enorme experiência em televisão e um extraordinário poder de comunicação. A nível internacional, é um dos mais premiados mágicos da história, tendo sido três vezes distinguido pela Academia de Artes Mágicas de Hollywood, e o mais jovem mágico a ter recebido o Devant Award do The Magic Circle. Em Portugal foi condecorado com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

15 de março

Manuel Lima

Designer e autor

Membro da Royal Society of Arts, nomeado “uma das 50 mentes mais criativas e influentes”, Manuel Lima é um respeitado líder na área do design, autor de quatro livros bestseller e orador regular em conferências em todo o mundo. Tem mais de 15 anos de experiência na conceção de experiências digitais e na liderança de equipas de produto em empresas como Google, Microsoft, Nokia e R/GA.

15 de março

Margarida Pinto Correia

Comunicadora

Foi directora de Inovação Social da Fundação EDP até dezembro de 2019, depois de nove anos à frente da Fundação do Gil. Antes disso começou na imprensa escrita, tendo vasta experiência de televisão e rádio. Em janeiro de 2020 integra a Direção de Relações Institucionais e Stakeholders da EDP. Atualmente conduz o programa “Cinco à 5ªf “ às quintas-feiras na Antena 1. Tem ainda no ar o programa RaioX no canal S+ do cabo. Apresenta o podcast do Teatro da Trindade “InEquivoco”.

15 de março

Maria Luís Neiva

Arquiteta

Licenciada em Arquitectura (Escola Superior Artística do Porto, 2002), Mestre em Estudos Artísticos – Museologia e Curadoria (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) e Pós-Graduada no programa MA Cultural Astronomy and Astrology, University of Wales Trinity Saint David. Iniciou a sua prática como arquitecta (Porto, 2002), tendo trabalhado em Nova Iorque (2006-2009). Co-fundou o CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura em 2010. Investigadora na área da Arqueoastronomia.

14 de março

Mário Macilau

Fotógrafo

Mário Macilau é um artista multidisciplinar e ativista moçambicano, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho fotográfico que aborda questões de identidade, política e justiça social. Nascido em 1984, em Maputo, Macilau construiu a sua carreira a partir de uma profunda conexão com os temas de desigualdade social e condições de vida, refletindo estas questões nas suas obras. O seu trabalho faz parte de coleções públicas e privadas de todo o mundo e foi publicado em diversas plataformas de renome.

15 de março

Neil Harbisson

Artista e ativista ciborgue

Artista contemporâneo e ativista ciborgue de origem catalã, nascido no Reino Unido, mais conhecido por ter uma antena implantada no crânio e por ter sido oficialmente reconhecido por um governo como ciborgue. A antena permite-lhe percecionar cores visíveis e invisíveis através de vibrações audíveis no seu crânio, bem como receber diretamente na sua cabeça, através de uma ligação à Internet, cores de espaços, imagens, vídeos, música ou chamadas telefónicas. O seu trabalho artístico explora a identidade, a perceção humana, a ligação entre visão e som e a utilização da expressão artística através de novos inputs sensoriais.

14 de março

Nkem Agunwa

Ativista

Comunicadora experiente e ativista digital com uma década de experiência em organizações nacionais e internacionais, Nkem trabalha como ativista dos direitos humanos, envolvida nas questões da liberdade de expressão, violência estatal, democracia e boa governação. Nkem impulsiona activistas, defensores e peritos jurídicos de todo o continente africano para que possam tirar partido do poder do vídeo e da tecnologia para defender os direitos humanos.

14 e 15 de março

Nuno Gervásio

Criativo

É criativo e argumentista. Tem-se especializado em storytelling digital sobretudo nas áreas da arte e da cultura, tanto em fotografia como em vídeo mobile. É director e programador do Shortcutz Lisboa, movimento internacional de curtas-metragens. Colabora com o MOTELX, Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e com a MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa. Realizou o documentário, "111 Anos e 10 Dias".

13 a 16 de março

Nuno Saraiva

Autor de banda desenhada

Autor de banda desenhada, é residente no jornal online Mensagem de Lisboa, tendo colaborado com a maior parte da imprensa nacional editorial. Cartunista político do Inimigo Público (jornal Expresso). Desenha as Festas de Lisboa e Marchas (2014 até 2023). Professor nas escolas de arte Ar.Co e World Academy, coordena também o curso de ilustração digital na Lisbon School of Design. Entusiasta da Pintura Mural (com U) com inúmeros trabalhos expostos pela cidade.

13 a 16 de março

Pedro Borges

Fotógrafo

Natural de Barcelos, cresci numa família de artesãos e estudei Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. Fiz estágio no JornalismoPortoNet e na Rádio Observador, e atuei em várias áreas, incluindo edição de conteúdo, organização de eventos e animação turística. Frequentei o mestrado em Comunicação, Culturas e Tecnologias da Informação, mas não o concluí. Atualmente, sou responsável pela comunicação no Conselho Nacional de Juventude, com experiência em freelancing.

15 de março

Pedro Morgado

Médico

Professor Associado de Psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade do Minho. É Coordenador Regional de Saúde Mental do Norte e membro da Coordenação Nacional de Saúde Mental desde janeiro de 2022. É médico especialista do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga e investigador no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) e no Centro Clínico Académico 2CA-Braga.

14 de março

Silvia Rueda

Arquiteta e especialista em media imersivos

Arquiteta e especialista em media imersivos, sedeada em Londres. Natural de Bogotá, fez um mestrado em Design Interativo no The Bartlett, em Londres. No Heatherwick Studio, foi pioneira no uso do Unreal Engine e Twinmotion. Atualmente, lidera o Understory Creative Studio, criando instalações imersivas que integram RV, RA e digital twins.

13 de março

Tiago Pereira

Realizador e documentarista

Realizador, documentarista, radialista e visualista, Tiago Pereira tem promovido e divulgado a música portuguesa, como mentor e diretor do projeto: "A música portuguesa a gostar dela própria", em várias direções, tornando-se um ativista, defensor da memória coletiva e tradição oral, realizando filmes, séries documentais, programas de rádio, programação musical e de eventos sobre o tema da cultura popular.

MODELOS DE PARTICIPAÇÃO

Durante quatro dias promovemos o encontro, a troca de ideias e o pensamento coletivo através de modelos de participação originais pensados para estimular a reflexão, sempre de forma informal e descontraída. Descobre quais em baixo.

CONVERSA

Juntamos, num ambiente descontraído, especialistas e personalidades que vale a pena ouvir, com moderação de um jornalista.

ENTREVISTA
AO VIVO

Entrevistas com personalidades relevantes no mundo da imagem. É uma oportunidade para conheceres de perto o pensamento do entrevistado sobre um dado tema.

MASTERCLASS

Uma sessão temática aprofundada com uma personalidade que te vai provocar com reflexões. É provável que saias daqui com mais perguntas do que respostas. Seguramente sairás com horizontes expandidos e muita vontade de continuar a discussão.

WORKSHOP

Um artista ou especialista partilha conhecimentos e técnicas práticas. São sessões de 2 horas limitadas a um pequeno grupo de participantes, onde poderás aprender e trocar ideias num ambiente de partilha e interação.

GRUPOS DE INTERESSE

Espaços informais onde especialistas e entusiastas se reúnem para explorar tópicos específicos do seu interesse. Acontecem vários em simultâneo, com temas distintos, e podes navegar livremente entre cada um.

DESPERTADOR

Encontros informais que te despertam para temas críticos da atualidade. Começam com uma pequena conversa não moderada com duas personalidades convidadas e abrem espaço para a participação de todos.

MEET THE COMMUNITY

Conhece diretamente os espaços e entidades que dão vida a Guimarães. Organizações culturais e criativas da cidade abrem as suas portas, facilitando a troca de experiências e a colaboração com a comunidade local.

MEGAFONE

Um espaço onde podes apresentar, de forma breve, o teu projeto ou as ideias que tens na gaveta, e ficar a conhecer os de outros. O objetivo é promover o espírito de colaboração e a partilha de feedback construtivo.

FOYER

Depois de ouvires sobre temas estimulantes, convidamos-te a continuar a discussão neste espaço informal que incentiva a troca de ideias, reflexões e networking entre participantes.

ACTIVE LISTENER

Um especialista que convidamos a sentar-se na audiência de uma conversa, masterclass ou entrevista ao vivo para incentivar a participação do público. Dá o kick-off à discussão, formulando as perguntas iniciais e promovendo interações mais profundas.

UnBAR

Depois de um dia intenso de partilhas estimulantes, convidamos-te a relaxar no UnBar, a iniciativa onde, de copo na mão, trocas impressões e dúvidas existenciais com todas as pessoas que adicionaste à tua lista de contactos.

FAQs

Em Guimarães, Portugal. Os locais serão anunciados em breve.

O festival é de acesso pago. Existem duas tipologias de bilhete: o passe geral, que te dá acesso a todas as iniciativas dos 4 dias, e o bilhete diário, que te dá acesso às iniciativas de um dia à tua escolha. No dia 16 de março a entrada é livre.

Haverá uma bilheteira aberta disponível durante todos os dias do festival. Locais e horários a anunciar.

Sim.

Sócios e subscritores mensais do Gerador têm 40% de desconto na compra do passe geral e bilhetes diários. Para acederes ao preço especial, inicia sessão na tua conta em gerador.eu/minha-conta/.

Moradores de Guimarães têm descontos especiais na compra do passe geral (com o custo de 19€, em vez de 32€) e nos bilhetes diários (com o custo de 14€, em vez de 24€). No processo de compra, indica a tua morada no campo dedicado para ser validada pela equipa do Gerador.

Os descontos não são acumuláveis.

Dirige-te à bilheteira do festival, em local a anunciar, e apresenta o teu bilhete para fazeres o check-in e receberes uma credencial nominal. É essa credencial que deves manter até ao final do evento e apresentar sempre que quiseres entrar.

No dia 13 de março, podes fazer o check-in entre as 16h30 e as 20h. Nos dias 14 e 15 de março o horário é das 9h30 às 20h.

A entrada é gratuita para pessoas até aos 16 anos. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um adulto e fazer o levantamento do seu bilhete na bilheteira, ao chegar pela primeira vez ao festival.

UMA IDEIA:
APOIO:

PARCEIRO ALOJAMENTO:

PARCEIROS:

 

 

 

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0