Rui Rofino – tremor 2023

Rui Rofino

Rui Rofino nasceu em São Miguel, tendo passado a infância numa freguesia rural do interior da ilha, rodeado e convivendo intimamente com os verdes profundos, as lavouras dos avós e com os jogos da bola em tudo o que era canto. No seio de uma família católica, como são quase todas na ilha, familiarizou-se ainda muito pequeno com a música através de cantigas litúrgicas. Para além disso, foi também afortunadamente agraciado com várias canções populares urbanas açorianas (de artistas como Zeca Medeiros, Susana Coelho, Luís Gil Bettencourt…), veiculadas pela RTP Açores nesse final dos anos 90 e início dos 2000.

Durante a adolescência mudou-se para o concelho da Ribeira Grande, terra à qual regressou após algumas deambulações (entre Ponta Delgada, Porto, Aveiro e Bragança) e onde reside atualmente. Foi aí que conheceu os outros elementos da banda com que se estreou em 2011, Broad Beans, projeto funk rock com o qual lançou, inexperientemente, o seu primeiro trabalho discográfico (homónimo; 2015).

Em 2016, após um período de inatividade, criou o projeto no qual se encontra presentemente: os WE SEA. Aqui é letrista, vocalista e compositor (a par com Clemente Almeida, comparsa de longa data), contando com dois discos editados nos últimos cinco anos: Basbaque (2019) e Cisma (2021).

É Psicólogo de profissão, com particular interesse na área da Psicogeriatria, mas confessa que é na música que encontra o seu mais querido lugar de reflexão e catarse.