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Qual é a importância das histórias? Como criar narrativas através de personagens? Como criar um filme animado com ferramentas gratuitas?
O curso introduz o cinema de animação autoral e independente para artistas, designers, editores de vídeo, ilustradores, animadores, escritores, programadores, músicos e mesmo quem não tenha nenhuma experiência na área, mas seja fascinado por animação e storytelling.
Aprende a contar histórias com personagens animados em 3D, começando por saber os conceitos de realização, direção e linguagem audiovisual e, depois, as técnicas, ferramentas e procedimentos para o desenvolvimento e animação de personagens 3D. Todos os conhecimentos adquiridos serão consolidados num projeto prático, onde irás desenvolver uma narrativa animada com personagens produzidos e animados durante o curso.
O que distingue esta formação é a abordagem essencial ao storytelling e a utilização de ferramentas gratuitas e acessíveis a todos os públicos.
Marcello Ferreira
Online, 15h
19 de setembro a 24 de outubro
175 eur
• Contextualizar a história do cinema de animação independente;
• Distinguir as diferentes etapas de produção de um filme animado;
• Explorar a linguagem cinematográfica aplicada a animação;
• Explorar os princípios de animação aplicados a personagens;
• Introdução à técnicas e ferramentas de animação gratuítas: Blender, Rokoko Studio, Storyboarder, Miro;
• Identificar os processos fundamentais para o desenvolvimento e animação de personagens 3D;
• Trabalhar diferentes tipos de técnicas e estilos de animação 3D;
• Explorar o potencial das narrativas animadas e de tecnologias emergentes para diferentes aplicações e contextos;
Apresentação do curso e do formador
Introdução à animação: contextualização, história, evolução, cinema autoral e independente, técnicas, indústria
Realização e direção: investigação e referências, análise e leitura, debate e formulação de ideias criativas, conceito e visualização, linguagem audiovisual, pré-produção, forma e conteúdo, decupagem, moodboard, styleframes, storyboard, animatic
Exercício 01: Narrativa visual
Fundamentos da animação: teoria, princípios, expressão
Técnicas e ferramentas: introdução ao Blender – interface e ferramentas, modelação 3D, timeline e keyframes, animação, rendering
Exercício 02: Formas animadas
Visualização e comentários dos exercícios 1 e 2
Design para animação: personagens, cenários, objetos, estudos, métodos de desenho experimental
Técnicas e ferramentas: Blender – modelação 3D, personagens, modificadores, shading, rigging, skin weights, curvas, controladores, deformadores
Exercício 03: Atores virtuais 1
Visualização e comentários do exercício 3
Etapas de produção: pré-produção, produção, pós-produção, tecnologias emergentes
Técnicas e ferramentas: Rokoko Studio – introdução, captura de movimento, exportação. Blender – plugins e addons, rigging, controladores, retargeting, animação, edição e tratamento
Exercício 04: Atores virtuais 2
Visualização e comentários dos exercícios 3 e 4
Realização e direção: Direção de arte e animação, cinematografia, continuidade
Técnicas e ferramentas: Blender – shading, iluminação, câmaras, rendering, compositing
Análise e debate das propostas de projetos
Apoio ao projeto
Apresentação de projetos e conversa informal sobre os mesmos. Esclarecimentos de dúvidas. Debate e crítica sobre cada projeto.
Marcello Ferreira é Designer de Multimédia, Freelancer e Professor do ensino superior.
Formado em Artes Visuais, licenciado em Multimédia, especializado em Animação Performativa, o seu trabalho multidisciplinar e experimental tem como objetivo contar novas histórias e trazê-las à vida.
Na área de investigação dedica a sua atenção a temas como Motion Capture, Computação gráfica e Desenvolvimento de Personagens. Nos últimos anos desenvolveu vários projetos multimédia, audiovisuais e de animação desenvolvidos para diferentes contextos e clientes como agências criativas, estúdios, produtoras e instituições. Recentemente lançou a Retrofiction, uma plataforma autoral que tem como objetivo promover trabalhos e partilhar conhecimentos e temas na área da animação em Portugal.
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O curso irá decorrer à quinta-feira das 19h00 às 21h30. Os dias das aulas são:
As aulas são realizadas por videoconferência, têm a duração de 2h30, ficando gravadas para consulta a pedido do aluno e disponíveis até ao final do curso. A partilha de experiência entre o Prof. e os alunos é o principal foco da Academia Gerador, valorizando assim uma aprendizagem participativa e adaptada a cada caso.
É importante leres com detalhe todo o Regulamento para perceberes como tudo funciona.
Qualidade técnica dos desafios propostos apresentados em um Making Of – 20% da nota final.
Qualidade do trabalho final apresentado (criatividade e finalização do projeto). Vale 40% da nota final.
Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 20% da nota final.
Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.
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