Concertos dos Flamengos (1993), Antes do Degelo (2004), e Crónica do Cruzado Osb (1976), da autora que completaria 100 anos em outubro, são os livros que inspiram o guião desta alta comédia.
Com a intenção de refletir sobre aspetos da vida das mulheres portuguesas, o espetáculo destaca a feminilidade na trama cultural, política e sexual. Em comunicado à imprensa, a organização sublinha também que a escrita de Agustina Bessa-Luís permite ao público analisar as cenas segundo perspetivas que se cruzam: doméstica, afetiva, banal, traumática e suave.
Reconhecida com o prémio Maria Madalena Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian e o Prémio de Execução Clube Português de Artes e Ideias, a encenadora Maria Duarte apresenta “As Mulheres em Lisboa ou as Espias de Látex na Madrugada de 25 de abril” em homenagem à escritora portuguesa nascida a 15 de outubro de 1922.
A peça de teatro, que abre a nova temporada da Culturgest, em Lisboa, fica em cartaz entre os dias 15 e 17 de setembro. Os bilhetes para o espetáculo custam de 7€ a 14€ e estão à venda online.