Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
Escrever como quem: memória, biografia e improvisação
Neste curso de 25h, a encenadora Sara Carinhas partilhará alguns dos exercícios e reflexões que utiliza nos seus processos de criação em colaboração com os seus intérpretes, tais como improvisação, escrita autobiográfica ou descoberta de um guião performático. Todas as pessoas têm histórias e, sendo assim, este curso dirige-se a quem procure contá-las, fantasiando-as, transformando-as, roubando-as a outros, re-escrevendo-se. Seja por desejo de desbloqueio pessoal, ou de construção de um objeto artístico, o objetivo é que este seja um sítio de partilha, confiança e liberdade.
Sara Carinhas
Online, 25h
7 de outubro a 9 de dezembro
220 eur
• Desbloquear e desenvolver o exercício da escrita através de diferentes estratégias ao alcance de atores, bailarinos, performers, criadores, ou criativos, na área das artes em geral e do espetáculo em particular;
• Transformar uma história, relato ou simples informação num outro objeto que acrescente complexidade, ficção e manipulação ao texto original;
• Adquirir ferramentas que auxiliem o processo criativo através da escrita e da improvisação oral em torno de temas autobiográficos ou gatilhos/pistas dados por outrem;
• Treinar o afastamento e a análise perante o material desenvolvido, ainda que este seja íntimo e aparentemente intransmissível, aceitando a criação de um espaço fluido de partilha das palavras;
• Desenvolver a capacidade de estado de alerta perante influências exteriores que possam surgir, dentro e fora do espaço das sessões de trabalho, de modo a colecionar referências e alimentar a imaginação.
Apresentações. Regras. Auto-biografia.
Primeiras memórias. Seleção, mentira, transformação.
Processo criativo. Pesquisa e referências.
Escrever cartas. Responder. Não esperar resposta.
Títulos, objetos e fotografias – inspirações e invenções.
Improvisação. Fluxo de consciência. Escrita automática.
Voltar à biografia. Editar, cortar, coser sem piedade.
Diários para quê?
Partilha de ferramentas e técnicas de outras escritas.
Considerações finais. Retrospetiva.
Sara Carinhas nasceu em Lisboa, em 1987, e é licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Estuda com a Professora Polina Klimovitskaya, desde 2009 (entre Lisboa, Nova Iorque e Paris).
Sabe mais aqui.
O curso irá decorrer à segunda-feira, das 19h00 às 21h30:
As aulas são realizadas por videoconferência, têm a duração de 2h30, ficando gravadas para consulta a pedido do aluno e disponíveis até ao final do curso. A partilha de experiência entre o Prof. e os alunos é o principal foco da Academia Gerador, valorizando assim uma aprendizagem participativa e adaptada a cada caso.
É importante leres com detalhe todo o Regulamento para perceberes como tudo funciona.
Torna-te Sócio ou Subscritor Mensal do Gerador para teres acesso a um desconto fixo de 15 € no valor total da inscrição.
Se já és clica aqui para iniciares sessão e o desconto ser aplicado automaticamente na loja online. Se não tens conta criada, preenche o formulário com o email associado à tua subscrição.
Se te inscreveres simultaneamente em mais do que um curso tens acesso a um desconto especial de 10%.
Compreende e participa no funcionamento da União Europeia.
Este curso teórico-prático procura desenvolver a compreensão crítica dos processos de edição de texto do género reportagem
Vamos mergulhar e pensar dentro da caixa do pensamento criativo para depois pensar fora dela.
Como aproveitar a nossa experiência quotidiana com filmes, séries, videojogos e outros conteúdos digitais na conceção de projetos musicais criativos e comunicativos?
Qual é a importância das histórias? Como criar narrativas através de personagens? Como criar um filme animado com ferramentas gratuitas?