fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Meet Reset!: Soluções colaborativas para o setor cultural

Data: 8 de novembro de 2025
Local: Arroz Estúdios, Lisboa

Convocamos a comunidade cultural e criativa para um dia onde, juntos, refletiremos sobre os desafios que o setor cultural enfrenta atualmente, em Lisboa e não só.

Perante o encerramento de vários espaços culturais de referência na cidade, partimos do tema “A importância de recuperar espaços físicos para empoderar a comunidade”, foco anual curatorial da Reset! network, a rede europeia de organizações culturais e de media independentes, onde se insere esta iniciativa.

Mais do que identificar problemas, pretende-se, através de workshops, painéis de discussão e momentos de networking, contribuir para a construção de soluções colaborativas e para a criação de estratégias de sustentabilidade e capacitação.

A entrada é livre. Inscreve-te no link abaixo.

Esta iniciativa integra o festival Rare Effect, da Arroz Estúdios, e é organizada por um consórcio que une a associação cultural Arroz Estúdios, a livraria Well Read e o Gerador, com o apoio da Reset! network.

AGENDA

Juntamo-nos no Arroz Estúdios, em Lisboa, para, através de workshops, painéis de discussão e momentos de networking, discutir soluções colaborativas e estratégias de sustentabilidade e capacitação para a comunidade cultural e criativa. As portas abrem às 10h30.

11:00

Arroz Estúdios

Workshop Reivindicar a cloud: como construir um espaço digital comunitário

Billie Dibb
European Alternatives

“Cloud”, “web”, “navegar”: Por trás de palavras metafóricas que remetem para natureza, fluidez e coletividade esconde-se uma infraestrutura digital profundamente material, manipuladora e antidemocrática. Nesta sessão híbrida, entre palestra e o workshop, questionamos a invisibilidade sugerida pela Internet, abordando conceitos como colonialismo de dados, bens públicos e ciberfeminismo, e explorando técnicas artísticas, culturais e comunitárias para criar espaços digitais comunitários.

EN

12:15

Arroz Estúdios

Apresentação Recuperar espaços, reimaginar comunidades: o exemplo de Berlim, com a equipa do projeto 90mil

Emma Patmore
Hilary Cox
Julia Siemienowicz
Thea Hope

Num mundo cada vez mais digital, fragmentado e comercializado, qual é a verdadeira importância de recuperar espaços físicos? A equipa por trás do espaço multidisciplinar 90mil, em Berlim, e os seus projetos — The Palace Residency, 90mil Radio e 90mil Art School — trabalham para ativar espaços, fomentar comunidades e unir ecossistemas culturais locais e internacionais.

EN

14:30

Arroz Estúdios

Workshop Ressignificar lugares: Design para e com a comunidade

Colectivo Warehouse

Com a curadoria do Gerador, este workshop prático, dinamizado pelo Coletivo Warehouse, convida os participantes a refletir e a experimentar formas de dar nova vida a espaços negligenciados e ou em desuso através de práticas arquitetónicas e artísticas. Vamos explorar como o design comunitário, focado na colaboração entre cidadãos, artistas e arquitetos, pode ser um motor de transformação e ressignificação do território.

EN

16:00

Arroz Estúdios

Painel Sustentabilidade e Autonomia na Cultura Independente

Steven Mackay
Arroz Estúdios
Kaitlyn Davies
Well Read

Mais oradores a anunciar em breve.

O conceito de “Zona Autónoma Temporária”, ou TAZ, como cunhado pelo poeta e filósofo Hakim Bey em 1990, tem inspirado festivais e iniciativas Do-It-Yourself por mais de uma década, na tentativa de criar espaços onde a expressão criativa e a interação humana são livres das restrições da vida quotidiana. Neste painel, questionamos a natureza temporária destes espaços, imaginando a construção de infraestruturas de longo prazo dirigidas por organizações culturais independentes, tendo como prioridades a sustentabilidade e novas estruturas organizacionais.

EN

17:30

Arroz Estúdios

Networking drinks

OS CABEÇAS DE CARTAZ

Sabe mais sobre os profissionais que estarão presentes neste dia. A apresentação está por ordem alfabética.

11:00

Billie Dibb

European Alternatives

Responsável de imaginação (cultural) na European Alternatives, artista multidisciplinar e cyber witch. Tem formação académica em Política Internacional com foco em big data e nacionalismo de género. Atualmente, tem interesse em investigar e conceber formas de alcançar um espaço digital democrático e feminista.

12:15

Emma Patmore

90mil

Emma Patmore (ela/eles) é produtora, organizadora comunitária, micologista, artista e ativista sediada em Berlim. Faz parte da equipa principal da 90mil, especializando-se na liderança da 90mil Art School, uma série de cursos abertos que visam ampliar o acesso à prática criativa. O trabalho de Emma com fungos gira em torno de experiências materiais, microrregeneração, atuação multi-espécies e esculturas vivas; juntamente com o coletivo Mycelionaires, tem partilhado esse conhecimento através de workshops e laboratórios abertos.

14:30

Colectivo Warehouse

O Colectivo Warehouse é um colectivo sediado em Lisboa que trabalha nas áreas da arquitectura, do urbanismo e do design ligadas a projectos sociais e culturais, com particular foco no espaço público e nos lugares de utilização comum, públicos ou privados. O colectivo acredita na co-criação, como forma de criar comunidades resistentes, e na autoconstrução como momento activador de dinâmicas de apropriação espacial, e no empoderamento cívico e social das pessoas envolvidas. Valoriza também a importância do processo, a horizontalidade, a partilha de experiências e recursos e as formas de aprendizagem não formais e não hierárquicas.

12:15

Hilary Cox

90mil

Hilary C/B é responsável pela dinamização do 90mil Radio, a plataforma de transmissão sediada no 90mil, o espaço e centro comunitário de artes interdisciplinares, em Berlim. É artista de som e criativo de intermedia com uma prática centrada nas modalidades eletrónicas e eletroacústicas. As suas descobertas mais recentes em suportes que têm como base o tempo – com o som como fio condutor sempre presente, estendendo-se à performance, instalação e arte radiofónica – exploram frequentemente as limitações e distorções da memória e da perceção, bem como as dinâmicas complexas que surgem como resultado das flutuações no tempo e na proximidade.

12:15

Julia Siemienowicz

90mil

Produtora multidisciplinar, investigadora e historiadora de arte, além de facilitadora comunitária. Desde 2019, é membro fundamental do The Palace Collective – como uma das três produtoras principais do The Palace Residency 2024, desempenha um papel central na estruturação da sustentabilidade e do impacto do programa a longo prazo. A partir de Berlim, lidera atualmente o desenvolvimento de um espaço cultural multidisciplinar do 90mil dedicado a promover a expressão artística, o envolvimento comunitário e a inovação cultural.

16:00

Kaitlyn Davies

Well Read

Kaitlyn Davies (ela/dela), nascida em Toronto e residente em Lisboa, é produtora e investigadora. Atualmente, é proprietária e gestora da Well Read, uma livraria de arte e design no centro de Lisboa, além de desempenhar funções na organização de artes digitais Refraction, onde é curadora e produtora criativa de eventos e exposições durante a Miami Art Week, SXSW, MUTEK Montreal e Tóquio, Berlin Blockchain Week, Web Summit de Lisboa e muito mais. Além do seu trabalho de curadoria e produção, Kaitlyn tem dado palestras e orientado workshops na ZK/U, UPTEC, Sonar Festival, re:publica, MIL Lisboa, DMEXCO e em várias outras conferências e simpósios na Europa e América do Norte.

16:00

Steven Mackay

Arroz Estúdios

Fundador e presidente da Associação Arroz Estudios, Steven MacKay é um criativo com formação técnica que se dedica à inovação na vanguarda das artes e da tecnologia. Natural de Manchester, no Reino Unido, Steven passou o o início da sua vida adulta a programar espaços, a criar instalações artísticas imersivas, a trabalhar como DJ e a estudar engenharia. Depois de se mudar para Lisboa em 2018, criou o projeto social de artes Arroz Estudios e fundou o festival Rare Effect, além de se aventurar no desenvolvimento de produtos no setor de Blockchain, no qual ainda está profundamente envolvido. Atualmente a trabalhar a nível global como curador e jornalista musical, Steven é pensador e ativista em temas sociais e digitais, de Portugal à Palestina e muito mais.

12:15

Thea Hope

90mil

Thea Hope é co-fundadora e diretora do The Palace Collective e.V e do 90mil, um novo espaço temporário e multidisciplinar situado no coração de Berlim. Enquanto facilitadora cultural, especializa-se em práticas comunitárias e de Do-It-Yourself, defendendo o desenvolvimento cultural através do intercâmbio internacional, da colaboração entre disciplinas e do diálogo interseccional. É também membro da direção da Clubcommission Berlin.
Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0