Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Gerador e o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente juntaram-se para apoiar jornalistas, cientistas, académicos e outros atores dos sectores do jornalismo e do ambiente na reflexão sobre o papel estruturante dos rios como ecossistemas naturais, a importância da sua preservação e reabilitação, e a forma como moldam os territórios, as vidas e a construção de identidades.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro estamos a organizar uma formação gratuita, exclusiva para jornalistas ou estudantes de jornalismo, com o programa abaixo. É necessário inscrição através do formulário em baixo. No final da formação será entregue um certificado.
Nos dias 27 e 28 de novembro de 2025 no Goethe-Institut, em Lisboa, e no Rio Alviela. Descobre mais em baixo e clica no + para detalhes
11h00 - 13h00
Goethe-Institut em Lisboa
As oportunidades do jornalismo ambiental
Contextualização da cobertura ambiental em Portugal e no mundo, tendências atuais e desafios identificados. O tema será introduzido dando espaço, de seguida, a um debate aberto, com o objetivo de garantir o envolvimento de todos.
Luísa Schmidt é socióloga, jornalista, professora portuguesa e atualmente investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Faz parte da equipa que introduziu a Sociologia do Ambiente em Portugal, tanto na investigação, como no ensino, como na articulação entre academia e sociedade.
15h00 - 18h00
Goethe-Institut em Lisboa
Casos de estudo em reportagens ambientais
Serão apresentados casos de estudo de reportagens ambientais de referência, nacionais e internacionais. Após a apresentação de cada caso, abre-se espaço para discussão.
Adriano Cerqueira é jornalista de ciência e produtor do programa «90 Segundos de Ciência», da Antena 1. Nos últimos dez anos, tem-se dedicado à divulgação da ciência desenvolvida em institutos de investigação e em universidades portuguesas.
11h00 - 17h00
Rio Alviela
Visita a um caso prático no Rio Alviela
Guiados pelo GEOTA, assiste à remoção ao vivo de barreira à conectividade fluvial no rio Alviela e à apresentação de uma base de dados com contactos dos principais gestores, académicos e cientistas da área ambiental em Portugal, para apoiar o desenvolvimento de trabalhos jornalísticos. O almoço está incluído num restaurante típico local.
O GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente é uma Organização Não‑Governamental de Ambiente (ONGA) de âmbito nacional, com estatuto de Utilidade Pública. Constituiu-se legalmente em 1986, mas a sua existência enquanto grupo de reflexão e educação na área do ambiente remonta a 1981. A sua missão é promover o desenvolvimento sustentável e a conservação do património natural e cultural, mediante a capacitação de cidadãos para se tornarem agentes ativos de educação, intervenção e advocacia ambiental.
A formação é gratuita mas sujeita a inscrição. Preenche o formulário abaixo para garantires o teu lugar.