Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

 

A despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez foi o culminar de uma luta que arrastou durante décadas. Vários julgamentos, muitas manifestações e dois referendos foram necessários para que as mulheres pudessem, por fim, ter acesso ao aborto seguro e gratuito. A mudança teve impactos sociais significativos, reconhecidos pelas ativistas e especialistas que sempre lutaram pela possibilidade de escolha.

 

15 anos após a mudança da lei, o Gerador dedica uma série de reportagens que colocam em perspetiva o passado e denunciam os problemas do presente.

 

Atualmente, o acesso à IVG ainda está condicionado. Existem unidades hospitalares inteiras onde não é possível aceder a este serviço, porque todos os profissionais são objectores de consciência. Testemunhos recolhidos mostram que ainda há mulheres que enfrentam dificuldades na hora de marcar uma consulta, que muitas vezes ultrapassa o prazo estabelecido na lei. Apesar dos avanços, persistem obstáculos.

 

Esta reportagem conquistou o Prémio de Jornalismo em Saúde 2023 na categoria Digital, atribuído pela APIFARMA e Clube de Jornalistas.

 

Lê aqui

Lê aqui

Lê aqui

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0