fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

©Guilherme Costa

 

Richard Zenith nasceu em Washington D. C., Estados Unidos da América, em 1957 mas radicou-se em Portugal desde os anos 80. Para inglês, transpôs obras de Luís de Camões, Carlos Drummond de Andrade e Sophia de Mello Breyner, entre muitos outros nomes. Apesar disso, foi o trabalho que desenvolveu em torno de Fernando Pessoa que se tornou mais marcante.

Organizou numerosas edições da sua obra, entre as quais o Livro do desassossego e Obra essencial de Fernando Pessoa (em 7 volumes). Passou os últimos 13 anos a elaborar a colossal biografia do poeta múltiplo. Pessoa. Uma Biografia (Quetzal) é um retrato extenso, detalhado e profundamente contextualizado da vivência de Fernando Pessoa. A obra foi finalista do prémio Pulitzer 2022.

A par com o trabalho desenvolvido em torno da literatura de outros, é também autor de poesia dispersa e de um livro de contos, Terceiras Pessoas (2003).

©Bárbara Monteiro

 

Cláudia Rita é licenciada em Design de Comunicação, tem o grau de bacharelato em Montagem e frequentou o departamento de CinemaStudies na FAMU (Praga). Fez as pós–graduações em Multimédia (FBAUL) e em Fotografia Contemporânea – IPA/ETIC. Tem como formação complementar o curso de documentário pelos Ateliers Varan, pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Entre 2001 e 2008, trabalhou como designer gráfica para o Ministério da Cultura – Delegação de Faro – e outras instituições e empresas.Em 2016, realiza o documentário Cruzeiro Seixas – As cartas do rei Artur – Prémio do Público no DocLisboa2016. O filme foi incluído, em 2020, no Plano Nacional de Cinema. Do seu trabalho em montagem destacam-se os filmes José e Pilar, de Miguel Mendes, com uma nomeação para melhor montagem pela Academia Brasileira de Cinema, 2011; e Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca, com estreia internacional no festival SXSW, nos EUA, em 2022. Em 2019, inicia o documentário No canto rosa e, em 2020, para conseguir produzir este filme, funda a produtora Madame Filmes, que se direciona para a produção de narrativas do lado B, privilegiando conteúdos do feminino e de minorias sociais.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0