Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
A Bolsa Gerador Ciência Viva para jovens jornalistas, destinada a jornalistas até aos 35 anos, oferece recursos para desenvolver reportagens de investigação de qualidade. Desde o arranque da bolsa até agora, já foram apoiadas 12 reportagens: 9 delas já publicadas e outras 3 ainda em desenvolvimento.
No dia 17 de junho, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa, participa na primeira iniciativa ao vivo desta bolsa. Assiste a duas conversas em torno de reportagens apoiadas, uma dedicada à descriminação de género no skate e outra sobre as Terras Raras e as suas problemáticas, e à gravação ao vivo do primeiro episódio do novo podcast que junta à conversa jornalistas e cientistas.
Jornalistas interessados na próxima edição da bolsa, cujas candidaturas decorrem de 11 de junho a 7 de julho, podem ainda aproveitar este evento para esclarecer dúvidas com a direção editorial do Gerador. A entrada é livre.
Clica na imagem para acederes à reportagem
Dentro do conjunto de metais raros necessários para a transição energética, os metais de terras raras são, atualmente, as mais prioritárias de todas as matérias-primas críticas para as economias europeias e para a agenda política verde europeia. Poderá o uso e maneio das terras raras, levantar questões relacionadas com o abuso de direitos humanos?
Gravação ao vivo do primeiro episódio de Diálogos Convergentes, o podcast onde o rigor científico se encontra com a paixão pelo jornalismo. Um cientista e um jornalista juntam-se em cada episódio para refletir sobre as fronteiras do conhecimento humano e entender melhor o mundo em que vivemos.
Clica na imagem para acederes à reportagem
Após a admissão do skate como desporto olímpico, muitas pessoas decidiram pôr o seu equilíbrio à prova. Dentre os novos adeptos, estão muitas mulheres, que até há pouco tempo eram socialmente desincentivadas a praticar este tipo de desporto. O skate feminino cresce em Portugal a criar curvas onde havia retas, reforçando a ideia de que o skate é para qualquer um.