Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.


As Bolsas Uncover vão apoiar 10 jovens ligados à cidade de Guimarães na criação de uma obra em vídeo sobre sustentabilidade e valores humanos.
Os selecionados serão integrados num plano de formação presencial, num programa de mentoria e receberão um apoio no valor de 300 eur.
As obras finais vão ser apresentadas publicamente na segunda edição do festival Uncover, em Guimarães, de 12 a 15 de março de 2026.
Esta iniciativa tem o apoio da Porticus e estão inseridas no Down to eARTh, um projeto europeu que mobiliza jovens e comunidades locais para co-criar intervenções artísticas.

As candidaturas encerraram no dia 30 de outubro, às 20:00 (hora de Portugal continental).
As obras serão apresentadas no dia 12 de março de 2026, no festival Uncover 2026.

Pessoas entre os 18 e os 25 anos, portuguesas ou estrangeiras, que vivam, estudem, trabalhem ou que simplesmente passem tempo em Guimarães frequentemente.

No festival Uncover questionamos o poder da imagem na criação de percepções. Mais do que um registo visual, a imagem é uma ferramenta capaz de informar, esclarecer e criar pontes entre histórias comuns, mas também manipular, reforçar desigualdades e perpetuar preconceitos. As propostas selecionadas deveriam refletir criticamente esta perspetiva focando-se num destes temas: sustentabilidade e/ou valores humanos.
Descobre o regulamento que orientou esta bolsa no botão abaixo.

As propostas selecionadas terão acesso a:
– um plano formativo com workshops presenciais focados na realização com telemóvel
– um programa de mentoria que inclui o contacto com parceiros internacionais
– um encontro internacional digital com os parceiros do projeto
– integrar uma exposição no festival Uncover 2026
– apoio à participação no valor de 300 eur