fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

 

INVESTIGAÇÃO
 SUSTENTABILIDADE 

Texto de Cátia Vilaça
Edição
de Débora Dias e Tiago Sigorelho
Design e Ilustração de Pri Ballarin. Adaptação de Marina Mota
Produção de Sara Fortes da Cunha
Captação vídeo e áudio de Marcelo de Souza Campos
Fotografia de Bárbara Monteiro
Comunicação de Carolina Esteves e Margarida Marques
Digital de Inês Roque

16.12.2024

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma e as suas preocupações já encontraram espaço no Parlamento Europeu. Produzir menos e consumir menos é o que os decrescentistas propõem.
De forma mais consistente, a teoria do Decrescimento difunde-se a partir dos anos 1970, com a publicação do relatório The Limits to Growth (Os Limites do Crescimento, 1972), que antevê um cenário de colapso no século XXI caso a dinâmica atual não seja revertida.
Em meio século, a evolução tecnológica permitiu traçar caminhos de descarbonização, mas a velocidade a que o mundo gasta os seus recursos continua a aumentar, e a frequência dos fenómenos climáticos extremos também. É possível desenvolver sem crescer? Como é que a ideia ganha força em Portugal?
Esta série explora as origens da teoria decrescentista e as atuais propostas de implementação, e explora modelos de produção e consumo que contrariam a lógica do crescimento ilimitado.
A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0