fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

ENCONTRO AFLUENTES
Ideias para os rios de amanhã 

24 e 25 de novembro de 2025
Na FLAD – R. Sacramento à Lapa 21, Lisboa

Quase todas as histórias se cruzam com a história de um rio: aquele onde brincámos e atirámos as primeiras pedras, onde demos mergulhos com amigos no verão ou que faz parte da paisagem do sítio onde sempre vivemos.

No Encontro Afluentes, a proposta é refletir sobre o papel estruturante dos rios como ecossistemas naturais, a importância da sua preservação e reabilitação, e a forma como moldam os territórios, as vidas e a construção de identidades.

Esta iniciativa do GEOTA em parceria com o Gerador, a realizar nos dias 24 e 25 de novembro na FLAD, constitui um fórum multidisciplinar onde cientistas, jornalistas, ativistas e outros atores têm um palco privilegiado para a apresentação de dados, a troca de experiências e a discussão de temas relacionados com a reabilitação dos nossos ecossistemas fluviais.

PROGRAMA

Nos dias 25 e 25 de novembro de 2025, a FLAD, em Lisboa, recebe o programa de iniciativas abaixo. Clica no + para todos os detalhes

24 de novembro

O PROJETO ROLLIN RIVERS: RESULTADOS E CONCLUSÕES

14:30

Auditório

Sessão de abertura por GEOTA e Gerador

Boas-vindas por Américo Ferreira, Presidente do GEOTA
Apresentação do Encontro Afluentes por Tiago Sigorelho, Presidente do Gerador

14:45

Auditório

Rollin'Rivers: resultados e impacto

  • Apresentação do projeto por Ana Catarina Miranda, coord. do Rios Livres GEOTA
  • A componente ecológica: metodologia de avaliação da conectividade fluvial aplicada ao rio Alviela por Lígia Vaz de Figueiredo, Rios Livres GEOTA
  • A componente social: envolvimento da comunidade em processos de reabilitação fluvial por Maria Alba, ISCTE
  • A reabilitação: integração da componente ecológica/social e apresentação do projeto Sourinho por Pedro Teiga, E.RIO
  • Sessão de perguntas e respostas

16:10

Auditório

Pausa para café

16:40

Auditório

A componente artística: rios e arte. A experiência do Coletivo Guarda-Rios

Atividade interativa que revela a experiência do Coletivo Guarda-Rios, o grupo de investigação e criação em torno dos territórios ribeirinhos que propõe uma cultura da água e uma aproximação aos rios, através de ações artísticas participativas e de processos de co-aprendizagem, convivialidade e celebração.

Perante a crescente desertificação do território e a escassez de água, o colectivo considera crucial olhar para os rios e os seus ecossistemas, bem como para as culturas ancestrais que deles dependem.

Desde 2019, tem mapeado questões relacionadas com a gestão da água e o impacto humano sobre os ecossistemas fluviais, partilhando-as em eventos, exposições e actividades com público, em geografias que vão do interior ao litoral, de norte a sul, dos meios rurais aos centros urbanos.

17:20

Auditório

Exibição do documentário “Até à última gota”

A curta-metragem do GEOTA, produzida pelo Gerador, é guiada pela atriz Carla Chambel, com o apoio da jornalista Flávia Brito, ouvindo investigadores, agricultores, movimentos de cidadania e a comunidade da Aldeia do Pisão com o objetivo de refletir sobre a irrigação intensiva na agricultura portuguesa.

18:15

Auditório

Mesa redonda: A importância do jornalismo para a sensibilização ambiental

Que papel tem a comunicação social na forma como a sociedade está alerta para os desafios do ambiente? Nesta mesa redonda debatemos os desafios do jornalismo ambiental em Portugal e pensamos como comunicar melhor o ambiente, evitando, apenas, o foco nas catástrofes e nos episódios esporádicos. Com a jornalista Inês Loureiro Pinto e o jornalista Rafael Faria Correia.

19:00

Auditório

Concerto Mariana Root

Uma viagem alquímica ao poder dos sons, inspirada pelas suas raízes de “cantadeiras” e tradições antigas. Licenciada em Canto Jazz, foi mais tarde nas Américas que presenciou diferentes rituais, cerimónias e oferendas com culturas originárias indígenas naturais da Amazônia e da cordilheira Andina, experiência que transporta no seu canto nativo e que nos remonta a uma ancestralidade de um estado humano integrado na Natureza.

De regresso a Portugal, foi nas Beiras que começou a sua relação com a ancestralidade lusa, através das melodias das adufeiras de Monsanto e do Paúl com quem conviveu e experienciou a arte do Adufe. Através de várias percussões tradicionais e seus trejeitos vocais, Mariana apresenta-nos um trabalho que enaltece a memória de um passado ritualístico a resgatar.

Em permanência

Auditório

Instalação Coletivo Guarda-Rios

Exposição de trabalhos da residência de investigação e criação artística “Alviela é Arte”, no âmbito do Projeto Rollin’Rivers, pelos artistas António Júlio Duarte (fotografia), Mingyu Wu (cerâmica), Marta Castelo (cerâmica), João Ferro Martins (artes plásticas) e Ewelina Rosinska (cinema).

Em permanência

Auditório

Espaço multimédia

Dedicado à passagem de vídeos que documentam o Projeto Rollin’Rivers, incluindo as atividades do Programa Rios Livres GEOTA e a reportagem vencedora da Bolsa de Jornalismo do Gerador e GEOTA.

25 de novembro

VISÕES DE FUTURO PARA OS RIOS

9:30

Auditório

Sessões de abertura

  • A conectividade fluvial na agenda ambiental por Pimenta Machado, APA
  • A importância do restauro fluvial na conservação da natureza por representante do ICNF
  • Reabilitação fluvial na perspetiva dos municípios por Nuno Silva, Câmara Municipal de Alcanena

10:30

Auditório

Apresentação da reportagem vencedora da Bolsa de Jornalismo do Gerador e GEOTA

A jornalista Inês Loureiro Pinto vem apresentar a reportagem “A profissão com nome de liberdade” que venceu a Bolsa de Jornalismo do Gerador e GEOTA. A peça jornalística é dedicada aos guarda-rios, a profissão que existiu em Portugal, entre os séculos XVIII e XX, e que tinha como responsabilidades a salvaguarda dos cursos de água, a fiscalização de extrações ilegais de areias, pesca clandestina, descargas de efluentes, vigia de obras e cortes de árvores, aplicação de multas, o policiamento de áreas inundadas e a avaliação de madeiras e terrenos do Estado.

Apesar de extinta em 1995, nos últimos anos, várias autarquias têm vindo a recuperar esta figura de forma a responder à degradação dos rios e da sua biodiversidade. A reportagem navega entre o passado e o presente dos guarda-rios, pretendendo traçar um perfil do atual estado dos rios e destacar as principais ameaças à sua preservação.

Esta bolsa resulta de uma parceria entre o Gerador e o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e é financiada pela Donors’ Initiative for Mediterranean Freshwater Ecosystems – DIMFE.

11:00

Auditório

Pausa para café

11:30

Auditório

Mesa redonda: a força da cidadania na defesa dos rios

Uma reflexão sobre como a ação cidadã pode transformar a relação com os rios com a participação de Guilherme Azambuja (Juntos pelo Sudoeste), Diogo Coutinho (Guardiões do Mira), Mafalda Taborda (Lourambi), Daniela Barbosa (CM de Lousada), Ana Silva (proTEJO), José Gabriel (CLAPA), Maria João Costa (#MovRioDouro), Catarina Rosa (Dunas Livres)

12:50

Pausa para almoço

14:30

Auditório

Restauro Fluvial: que futuro?

  • Restauro Fluvial: estratégias para um futuro sustentável por Maria João Feio, Universidade de Coimbra
  • Rios e Legislação: desafios e oportunidades para o restauro fluvial por Alexandra Aragão, Universidade de Coimbra
  • A importância de estabelecer parcerias internacionais e oportunidades de financiamento por Teresa Zuna, Wetlands International EA

15:30

Auditório

Apresentação Workshop Jornalismo Ambiental Rios Livres

Breve enquadramento sobre o workshop gratuito para jornalistas e editores que o GEOTA e o Gerador disponibilizarão durante dois dias com a seguinte agenda:

  • Dia 28.11, das 11h às 13h: As oportunidades do jornalismo ambiental, com Luísa Schmidt
  • Dia 28.11, das 15h às 18h: Casos de estudo em reportagens ambientais, com Adriano Cerqueira
  • Visita ao Rio Alviela em data a definir

16:00

Auditório

RiverSet: vinho e música

Um final de dia para abrandar com um copo de vinho e música, criando um espaço de encontro informal entre participantes e convidados. Uma pausa para conversar, trocar impressões sobre estes dois dias e deixar que as conversas fluam.

Em permanência

Auditório

Instalação Coletivo Guarda-Rios

Exposição de trabalhos da residência de investigação e criação artística “Alviela é Arte”, no âmbito do Projeto Rollin’Rivers, pelos artistas António Júlio Duarte (fotografia), Mingyu Wu (cerâmica), Marta Castelo (cerâmica), João Ferro Martins (artes plásticas) e Ewelina Rosinska (cinema).

Em permanência

Auditório

Espaço multimédia

Área dedicada à passagem de vídeos que documentam o Projeto Rollin’Rivers, incluindo as atividades do Programa Rios Livres GEOTA e a reportagem vencedora da Bolsa de Jornalismo do Gerador e GEOTA.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0