Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
A proposta passa por assumir a ideia de que pensar dentro da caixa pode potenciar (e muito!) o nosso pensamento criativo.
Ser uma pessoa criativa não passa por inventar a roda ou fazer algo único e original, mas sim por re-tomar, re-pensar e re-criar o que está mesmo à mão de semear, o que se encontra dentro da nossa caixa. Vamos mergulhar e pensar dentro da caixa do pensamento criativo para depois pensar fora dela.
Joana Rita Sousa
Online, 15h
17 de setembro a 29 de outubro
175 eur
• Refletir sobre mitos comuns associados à criatividade;
• Criar oportunidades de prática de pensamento criativo a partir do quotidiano;
• Aprender a gerir o pensamento com os Seis Chapéus de Edward de Bono;
• Aprender a fazer mapas mentais com Tony Buzan;
• Treinar o pensamento criativo;
Mitos acerca da criatividade. Como não ser uma pessoa criativa.
Iniciamos o curso com uma reflexão sobre mitos comuns associados ao pensamento criativo e à pessoa não criativa. Será que todas as pessoas são criativas?
Técnicas de criatividade. Como ser uma pessoa criativa.
Neste módulo iremos aprender a gerir o pensamento com a ajuda dos Chapéus do Pensamento de Edward de Bono e dos mapas mentais de Tony Buzan. Vamos conjugar o verbo chapelar?
A arte de fazer perguntas. Como ser uma pessoa curiosa.
O módulo III propõe o contacto com a perguntologia (Warren Berger) e uma mão cheia de exercícios que visam exercitar a pergunta e a curiosidade. Será que há perguntas tontas?
As potencialidades da caixa. Chegou a hora de considerar a caixa (de ferramentas criativas). Afinal, pensamos dentro ou fora da caixa?
Exercícios de pensamento criativo. O último módulo do curso convida as pessoas participantes a criar exercícios de pensamento criativo. Vamos colocar a mão na massa?
Exercícios de pensamento criativo. O último módulo do curso convida as pessoas participantes a criar exercícios de pensamento criativo. Vamos colocar a mão na massa?
Joana Rita Sousa tem, como o cantor Marco Paulo, dois amores: a Comunicação e a Filosofia.
Enquanto filósofa e estratega digital, Joana Rita Sousa faz das perguntas a sua ferramenta de trabalho preferida, a par da criatividade e do pensamento crítico. A trabalhar na área da criatividade e da filosofia para crianças como formadora, consultora e docente universitária, Joana Rita Sousa desenvolve ainda, desde 2008, oficinas de filosofia para crianças, jovens e famílias. Sabe mais aqui.
O curso irá decorrer à terça-feira das 19h00 às 21h30. Os dias das aulas são:
As aulas são realizadas por videoconferência, têm a duração de 2h30, ficando gravadas para consulta a pedido do aluno e disponíveis até ao final do curso. A partilha de experiência entre formadores e alunos é o principal foco da Academia Gerador, valorizando assim uma aprendizagem participativa e adaptada a cada caso.
É importante leres com detalhe todo o Regulamento para perceberes como tudo funciona.
Realização de exercícios individuais ou em pequenos grupos durante as aulas. Vale 30% da nota final.
Registos em forma de diário de bordo do curso. Vale 30% da nota final.
Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 20% da nota final.
Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.
Torna-te Sócio ou Subscritor Mensal do Gerador para teres acesso a um desconto fixo de 15 € no valor total da inscrição.
Se já és clica aqui para iniciares sessão e o desconto ser aplicado automaticamente na loja online. Se não tens conta criada, preenche o formulário com o email associado à tua subscrição.
Se te inscreveres simultaneamente em mais do que um curso tens acesso a um desconto especial de 10%.
Compreende e participa no funcionamento da União Europeia.
Este curso teórico-prático procura desenvolver a compreensão crítica dos processos de edição de texto do género reportagem
Como aproveitar a nossa experiência quotidiana com filmes, séries, videojogos e outros conteúdos digitais na conceção de projetos musicais criativos e comunicativos?
Qual é a importância das histórias? Como criar narrativas através de personagens? Como criar um filme animado com ferramentas gratuitas?
Queres viver, trabalhar ou investir no interior?