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Narrativas Animadas – Iniciação à animação de personagens

Qual é a importância das histórias? Como criar narrativas através de personagens? Como criar um filme animado com ferramentas gratuitas?

 

O curso introduz o cinema de animação autoral e independente para artistas, designers, editores de vídeo, ilustradores, animadores, escritores, programadores, músicos e mesmo quem não tenha nenhuma experiência na área, mas seja fascinado por animação e storytelling.
Aprende a contar histórias com personagens animados em 3D, começando por saber os conceitos de realização, direção e linguagem audiovisual e, depois, as técnicas, ferramentas e procedimentos para o desenvolvimento e animação de personagens 3D. Todos os conhecimentos adquiridos serão consolidados num projeto prático, onde irás desenvolver uma narrativa animada com personagens produzidos e animados durante o curso.
O que distingue esta formação é a abordagem essencial ao storytelling e a utilização de ferramentas gratuitas e acessíveis a todos os públicos.

FORMADOR:

Marcello Ferreira

FORMATO:

Online, 15h

DATAS:

17 de abril a 29 de maio

PREÇO:

175 eur

 

Quais são os objetivos deste curso?

• Contextualizar a história do cinema de animação independente;

• Distinguir as diferentes etapas de produção de um filme animado;

• Explorar a linguagem cinematográfica aplicada a animação;

• Explorar os princípios de animação aplicados a personagens;

• Introdução à técnicas e ferramentas de animação gratuítas: Blender, Rokoko Studio, Storyboarder, Miro;

• Identificar os processos fundamentais para o desenvolvimento e animação de personagens 3D;

• Trabalhar diferentes tipos de técnicas e estilos de animação 3D;

• Explorar o potencial das narrativas animadas e de tecnologias emergentes para diferentes aplicações e contextos;

Qual o mapa de aulas?

 

Aula 1 | Introdução à animação

Apresentação do curso e do formador
Introdução à animação: contextualização, história, evolução, cinema autoral e independente, técnicas, indústria
Realização e direção: investigação e referências, análise e leitura, debate e formulação de ideias criativas, conceito e visualização, linguagem audiovisual, pré-produção, forma e conteúdo, decupagem, moodboard, styleframes, storyboard, animatic
Exercício 01: Narrativa visual

Aula 2 | Fundamentos da animação

Fundamentos da animação: teoria, princípios, expressão
Técnicas e ferramentas: introdução ao Blender – interface e ferramentas, modelação 3D, timeline e keyframes, animação, rendering
Exercício 02: Formas animadas

Aula 3 | Design para animação

Visualização e comentários dos exercícios 1 e 2
Design para animação: personagens, cenários, objetos, estudos, métodos de desenho experimental
Técnicas e ferramentas: Blender – modelação 3D, personagens, modificadores, shading, rigging, skin weights, curvas, controladores, deformadores
Exercício 03: Atores virtuais 1

Aula 4 | Animação performativa

Visualização e comentários do exercício 3
Etapas de produção: pré-produção, produção, pós-produção, tecnologias emergentes
Técnicas e ferramentas: Rokoko Studio – introdução, captura de movimento, exportação. Blender – plugins e addons, rigging, controladores, retargeting, animação, edição e tratamento
Exercício 04: Atores virtuais 2

Aula 5 | Realização e direção

Visualização e comentários dos exercícios 3 e 4
Realização e direção: Direção de arte e animação, cinematografia, continuidade
Técnicas e ferramentas: Blender – shading, iluminação, câmaras, rendering, compositing
Análise e debate das propostas de projetos
Apoio ao projeto

Aula 6 | Apresentação dos Projetos

Apresentação de projetos e conversa informal sobre os mesmos. Esclarecimentos de dúvidas. Debate e crítica sobre cada projeto.

 

O formador

Marcello Ferreira é Designer de Multimédia, Freelancer e Professor do ensino superior.
Formado em Artes Visuais, licenciado em Multimédia, especializado em Animação Performativa, o seu trabalho multidisciplinar e experimental tem como objetivo contar novas histórias e trazê-las à vida.
Na área de investigação dedica a sua atenção a temas como Motion Capture, Computação gráfica e Desenvolvimento de Personagens. Nos últimos anos desenvolveu vários projetos multimédia, audiovisuais e de animação desenvolvidos para diferentes contextos e clientes como agências criativas, estúdios, produtoras e instituições. Recentemente lançou a Retrofiction, uma plataforma autoral que tem como objetivo promover trabalhos e partilhar conhecimentos e temas na área da animação em Portugal.
.

O curso irá decorrer à quarta-feira das 19h00 às 21h30. Os dias das aulas são:

17, 24 de abril
08, 15, 22 e 29 de maio

As aulas são realizadas por videoconferência, têm a duração de 2h30, ficando gravadas para consulta a pedido do aluno e disponíveis até ao final do curso. A partilha de experiência entre o Prof. e os alunos é o principal foco da Academia Gerador, valorizando assim uma aprendizagem participativa e adaptada a cada caso.

É importante leres com detalhe todo o Regulamento para perceberes como tudo funciona.

Como é feita a avaliação?

 

Critérios do formador

Exercícios Propostos

Qualidade técnica dos desafios propostos apresentados em um Making Of – 20% da nota final.

Projeto final

Qualidade do trabalho final apresentado (criatividade e finalização do projeto). Vale 40% da nota final.

Critérios Academia Gerador

Participação

Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 20% da nota final.

Criatividade

Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.

Como é feita a inscrição e pagamento?

 

Para te inscreveres neste curso basta juntares o curso ao teu carrinho:

175€

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