Curso Intensivo de Jornalismo e Crítica Musical

Com o Curso de Formação em Jornalismo e Crítica Musical, de 15h, propõe-se transmitir aos formandos as bases necessárias para o desempenho de uma actividade jornalística e crítica tendo como foco a música. Contempladas estão as diversas vertentes desta: elaboração de notícias, artigos de investigação, entrevistas, reviews de concertos e de discos, bem como escrita promocional e ensaística.

Com uma dimensão teórica e outra prática, com predomínio desta mediante a realização sistemática de exercícios, serão abarcados os procedimentos-chave a ter, as regras de estilo, os aspectos formais, os tipos de tratamento dos conteúdos e os factores de comunicabilidade que garantem que um texto seja compreendido e provoque no leitor a vontade de ouvir a música em análise e de saber mais sobre o tema abordado.

Mais do que reproduzir premissas académicas que os alunos podem adquirir noutros lados, pretende-se a assimilação das ferramentas desenvolvidas nos 37 anos de experiência do formador, Rui Eduardo Paes, na escrita sobre música e na coordenação de equipas jornalísticas, numa perspectiva de prestação de serviço público.  

Quais são os objetivos deste curso?

  • Refletir e entender as vária tipologias de textos sobre música;
  • Entender o que implica o processo de pesquisa/investigação jornalística;
  • Perceber os contextos sociais e culturais que rodeiam a música;
  • Aprender a realizar uma entrevista;
  • Perceber quais são as questões deontológicas e éticas no desenvolvimento da actividade jornalística e crítica;
  • Aprender sobre o que esperam os outros de um crítico musical.

Qual é o mapa das aulas?

Aula 1 – As vária tipologias de textos sobre música 

Formulação das traves-mestras de qualquer texto jornalístico sobre música que não tenha formato de notícia: informação, análise, interpretação pessoal. Definição dos âmbitos da escrita jornalística: notícia, artigo, entrevista, crítica de concertos, crítica de discos, crítica de livros sobre música. Comparação com abordagens da crítica literária, de artes visuais e performativas e cinematográfica. Definição de outros tipos de escrita sobre música: promocional/de divulgação e ensaístico. Relações e diferenças com a escrita jornalística. Discussão sobre a dimensão jornalística da crítica, tendo em conta que esta é normalmente desempenhada por académicos e músicos não-jornalistas.

Aula 2 – O processo de pesquisa

Apresentação de críticas orais “a quente”, estas após audição parcial de um disco, e apreciação conjunta das intervenções realizadas. Pesquisa: procedimentos de investigação a realizar para a elaboração de um artigo, uma entrevista ou uma crítica. Consultas de livros, Imprensa e Internet, audições, visualizações de vídeos, etc. Marcação de um artigo simples sobre um músico ou grupo à escolha, a realizar em casa e a apresentar na aula seguinte.

Aula 3 – A relação da música com o mundo 

Apreciação conjunta dos artigos realizados pelos formandos (último ponto da Aula 2).  Discussão sobre o relacionamento de um determinado objecto musical com o mundo que o rodeia. Contextualização social e cultural. Ligações e diferenças com outras práticas musicais e artísticas. Observação relacional e em rede. Conexões com a história e com o presente. Como fazer com que o leitor entenda que uma determinada música tem tudo a ver com a realidade extramusical que conhece.

Aula 4 – Realização de uma entrevista

Como fazer uma entrevista. Preparação prévia. Estratégias de condução de uma conversa – realização de uma entrevista ao vivo, após reunião de dados sobre o entrevistado (músico convidado). Marcação de trabalhos de casa a apresentar na aula seguinte: artigo de investigação sobre tema a definir, entrevista com músico à escolha do aluno, crítica de um concerto escolhido pelo aluno, crítica de um disco escolhido pelo aluno.

Aula 5 – Apresentação dos trabalhos. Questões deontológicas. 

Apreciação conjunta dos exercícios realizados em casa (último ponto da Aula 4). Correcção dos mesmos “in loco”: como editar um texto, próprio ou da autoria de terceiros. Cada formando deverá melhorar um texto seu e outro de um colega, no respeito integral do seu estilo e das suas opiniões. Questões deontológicas e éticas no desenvolvimento da actividade jornalística e crítica.

Aula 6 – Conversa com convidados e reflexão final

Conversa com um músico sobre o que este espera de um jornalista e de um crítico (músico convidado). Conversa com um melómano sobre o que este espera de um jornalista e de um crítico (pessoa a escolher). Elaboração “in loco” de textos crítico-jornalísticos após visualização em vídeo de um concerto ou da audição de um disco. Apreciação conjunta dos resultados. Discussão sobre o que se aprendeu (e não aprendeu) durante o curso.

Como funcionam as aulas em regime misto, online e presenciais?

O curso decorre presencialmente na Central Gerador, o espaço do Gerador no Lumiar, em Lisboa, mas, também podes optar por assistir a este online. Na versão online, todas as aulas são transmitidas em tempo real e ficam gravadas. As gravações podem ser consultadas durante o período em que decorre o curso e até uma semana depois da última aula. Após essa data, as gravações das aulas serão eliminadas.

Que materiais são necessários para as aulas? 

O material necessário será apenas um computador, para aqueles que estarão a assistir às aulas online e também presencialmente.

Quais as datas das aulas? 

As aulas decorrem à quarta-feira, das 19h00 às 21h30:
27 de abril
04, 12* e 18 de maio
01 e 08 de junho

*excepcionalmente quinta-feira

Como é feita a avaliação?

Cada curso tem um conjunto de 4 critérios claramente definidos. Dois desses critérios existem em todos os cursos da Academia Gerador e outros dois são da responsabilidade de cada Prof. A avaliação, de 1 a 5, é meramente simbólica, uma vez que, na Academia Gerador, acreditamos que o foco deve estar sempre no processo de aprendizagem de cada um.

Critérios Academia Gerador 

Participação | Capacidade de intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 20% da nota final.

Criatividade | Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.

Critérios escolhidos pelo Prof

Exercícios na Aula | Capacidade de elaboração de textos jornalísticos e críticos ou de apreciações orais no momento. Vale 30% da nota final.

Exercícios Trazidos de Casa | Capacidade de desenvolver pesquisa e de criar textos de reflexão (trabalhos de casa). Vale 30% da nota final.

Onde posso ver informação mais detalhada?

Aqui podes consultar o nosso regulamento.
Aqui sabes um pouco mais de quem é o teu Prof.
Aqui podes mandar-nos um mail com dúvidas, questões ou elogios.

Como é feita a inscrição e pagamento?

Para te inscreveres nos cursos da Academia Gerador basta ires até à nossa loja online e juntares ao teu carrinho o produto do curso em que te queres inscrever.

Os Sócios Gerador têm acesso a um desconto fixo de 15 eur no valor total da inscrição.
Se ainda não és sócio clica aqui.

 Antes de fazeres compras na nossa loja online inicia sessão na área de cliente aqui. Os descontos para Sócios Gerador serão automaticamente aplicados aos valores de cada produto. Se ainda não tens conta criada, só tens de preencher o formulário que encontras no link, com o mesmo mail associado ao teu Cartão Sócio Gerador. Este desconto não é acumulável com outras promoções.

Se fores fã de atalhos, podes juntar ao carrinho já aqui em baixo ;-)