Manuel de Oliveira é um guitarrista e compositor nascido em Guimarães que tem explorado ao longo de anos a fusão de sonoridades ibéricas. Músico autodidata, teve o incentivo de seu pai desde a infância.
Em 2022, o músico assinalou 20 anos de carreira com o lançamento de “Ibéria 20|22”, um reencontro com Jorge Pardo e Carles Benavent e a digressão “Tour 20”. Além desse, Manuel de Oliveira conta com cinco álbuns de originais e com participações ao lado de artistas como Carles Benavent, Jorge Pardo, Chico César, Cristina Branco, Dulce Pontes, Rão Kyao, Rodrigo Leão, entre outros.
O compositor também é criador do espetáculo “Os Nossos Afetos” para a cerimónia de abertura da Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura e esteve na génese de diversos projectos como autor, arranjador e produtor, tais como Moda Impura, com Vitorino e Janita Salomé, Maldito Fado, com Hélder Moutinho e Ricardo Pais, Muxima- Homenagem a Duo Ouro Negro.
Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que o artista partilhou connosco, com uma nota que justifica as suas escolhas:
"Esta playlist foi feita de forma absolutamente intuitiva e na precisa ordem que aqui coloco, ficando um sem número de autores e intérpretes que tanto me inspiraram e continuam a inspirar. É mais ou menos através desta portugalidade que fui crescendo, como músico e como homem."
João Frade feat. Michael Oliveira & Yarel Hernandez - "Dança Das Estevas"
Carlos Do Carmo e Bernardo Sassetti - "O Sol”
Zeca Afonso - “Redondo Vocábulo”
José Mário Branco - "Do Que Um Homem É Capaz”
Cristina Branco - “Este Corpo”
Carlos Paredes - “Variações Sob Uma Dança Popular”
Dulce Pontes - “O Primeiro Canto”
Fausto - “Europa Querida Europa”
Camané - “Sei De Um Rio”
Sétima Legião - “Sete Mares”
Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui