Chama-se Sonho Produções e é uma nova produtora independente que pretende desconstruir os mitos em torno da comunidade LGBTQI+.
Fundada por um conjunto de jovens com formação em escrita, interpretação, realização, música e imagem, esta produtora de webseries estreou-se no YouTube com Noite Arco-íris, uma curta-metragem que mostra os desejos ocultos numa festa de Halloween “cheia de cor”.
A ideia surgiu há cerca de um ano, e foi inspirada pela Ponto Ação, uma produtora independente baseada no Rio de Janeiro, Brasil. “Em Portugal não há nenhuma produtora ou algo similar que fale tão abertamente sobre esses assuntos”, explica Catarina Costa, atriz e fundadora, em entrevista ao Gerador. “Há muitos tabus [em relação à comunidade LGBTQI+] e nós queremos muito ajudar a quebrá-los”, explica.
Por terem uma ligação pessoal à temática, assumem uma preocupação acrescida com a consciencialização e a desmistificação das relações LGBTQI+. “Infelizmente o preconceito ainda é bastante”, lamenta Mariana Pedrosa, fotógrafa e uma das fundadoras da Sonho Produções. “Nem tudo são rosas e mesmo com esta primeira produção já estamos a sentir algumas [consequências] na pele”, desabafa, referindo-se às críticas de que foram alvo, por parte de familiares e conhecidos.
A par disso, o maior desafio que se coloca neste momento é a angariação de fundos, necessária para melhorar a qualidade das produções. “Precisamos de apoios e patrocínios, uma vez que para melhorarmos as nossas produções teremos que comprar material e aumentar os nossos recursos humanos”, explicam. Para isso, a Sonho Produções lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma ppl.pt.