Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.


Descobre aqui as próximas iniciativas no Goethe-Institut em Lisboa
JUNHO
2
19:00
Auditório Goethe-Institut em Lisboa
O Último Ano em Paz? Carlo Masala e o Futuro da Europa
O conceituado politólogo alemão Carlo Masala estará à conversa com Tiago Sigorelho, presidente e diretor editorial do Gerador, sobre os desafios de segurança que a Europa enfrenta num momento marcado por crises globais, tensões geopolíticas crescentes e uma crise interna na NATO cuja atualidade é incontornável.
O debate parte da obra mais recente de Masala: Se a Rússia vencer, cuja edição portuguesa será lançada em fevereiro de 2026 em Portugal. No livro, o autor examina as profundas transformações da ordem mundial e os seus impactos diretos no continente europeu. Até que ponto a Europa está preparada para estas mudanças? Quais são os riscos mais urgentes? E como podem Estados, sociedades e organizações internacionais responder de forma eficaz?
Num contexto em que as questões de segurança assumem um papel cada vez mais central no debate público, esta sessão oferece uma oportunidade privilegiada para dialogar com um dos mais influentes especialistas alemães em política internacional. O público é convidado e desafiado a participar ativamente na conversa. Entrada livre, sem necessidade de registo prévio.
Conversas com interlocutores de referência sobre os temas que desafiam o espírito do tempo atual. Descobre, em baixo, os episódios já publicados.
Revê aqui as iniciativas que já decorreram no Goethe-Institut em Lisboa
FEVEREIRO
01
16:15
Biblioteca Goethe-Institut em Lisboa
Apresentação por Gerador e Goethe-Institut
Representantes das duas entidades parceiras apresentam o Post/Zeitgeist, um programa que propõe novas ideias e práticas perante os grandes desafios de hoje. Conhece, ainda, Ricardo Parker (Abstract Phase), o ilustrador responsável pela linguagem gráfica do projeto.
FEVEREIRO
01
16:15
Auditório Goethe-Institut em Lisboa
Podcast ao Vivo: Crise da Democracia e Populismo
Na estreia do Podcast Post/Zeitgeist vamos falar com Ana Paula Costa sobre a ascensão do populismo, a desinformação e a polarização que desafiam as democracias. Refletimos, ainda, sobre novas formas de ativismo e qual o papel dos cidadãos num contexto em rápida mudança. Vem assistir à gravação ao vivo deste episódio no Goethe-Institut em Lisboa.
FEVEREIRO
01
18:00
Auditório Goethe-Institut em Lisboa
Despertador Pós-Colonialismo
Paula Cardoso e Ana Paula Costa vão refletir sobre os legados do colonialismo, como estes influenciam as sociedades contemporâneas, quais as narrativas dominantes e como podemos imaginar futuros descolonizados. Despertadores são encontros informais com dois especialistas que te despertam os sentidos. Começam com uma breve apresentação de cada e abrem espaço para uma conversa não moderada entre convidados e participantes.
ABRIL
10
A mesa sempre teve um lugar importante no espaço de debate. À sua volta estão pessoas com opiniões, interesses e origens diferentes. Mas todas ocupam o mesmo lugar à mesa, um lugar equilibrado e justo onde todos têm voz. A representação do Parlamento Europeu em Portugal, o Gerador e o Goethe-Institut em Lisboa, juntamente com os ex-deputados europeus Anabela Rodrigues e Francisco Guerreiro, juntam-se ao público presente para uma conversa sobre o projeto europeu, as suas virtudes e o impacto concreto das suas decisões nas nossas vidas.
JULHO
10
19:00
Biblioteca Goethe-Institut em Lisboa
Despertador Novas Concepções sobre Vida e Morte
A recente descoberta científica de que a velhice pode ser tratada como uma doença abre um novo campo de debate sobre o significado da vida, o envelhecimento e a morte, vislumbrando a possibilidade de estender a existência indefinidamente. Despertadores são encontros informais com dois especialistas para acordar os sentidos. Começam com uma breve apresentação e abrem espaço para uma conversa não moderada entre convidados e participantes. Com a neurocientista Luísa Lopes e o investigador Vasco Baptista Marques.
SETEMBRO
25
Um encontro informal, mas com propósito. À volta da mesa, Maria João Valente Rosa (socióloga e investigadora), Paulo Lopes Silva (deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista), Selma Uamusse (cantora), representantes do Gerador, do Goethe-Institut Portugal e o público presente partilham ideias e inquietações sobre o futuro. Sem guiões, com liberdade para pensar em voz alta e desafiar convenções. A entrada é livre.
FEVEREIRO
12
19:00
Auditório Goethe-Institut em Lisboa
Liberdade em risco? O futuro da democracia na Europa
O autor e jornalista alemão Georg Diez estará à conversa com Tiago Sigorelho, presidente e diretor editorial do Gerador, sobre as questões prementes do nosso tempo: o possível fim da democracia, a crise dos partidos e o futuro dos sistemas políticos.
Diez apresenta uma visão provocadora: as nossas democracias não são apenas frágeis, podem ter chegado a um ponto em que o pensamento fossilizado e as velhas estruturas de poder nos partidos políticos colocam a liberdade em risco. Mas, se os partidos perderem o seu papel, o que significa isso para a democracia na Europa? E como podemos repensar a promoção da democracia antes que seja demasiado tarde?
Uma discussão que promete perspetivas controversas e novas abordagens. A entrada é livre, sem inscrição prévia.
O evento conta com o apoio da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa.