Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
Joana Barrios divide-se entre o teatro, a televisão, a internet, e cozinhas.
É atriz formada pela ESTC, fez uma pós-graduação em Crítica de Cinema e Música Pop e passou uma temporada com a coreógrafa Anna Sánchez, em Barcelona.
Começou a trabalhar com a sua companhia fetiche, o Teatro Praga, em 2008.
Foi a porteira de discoteca mais simpática de sempre, no Lux/Frágil.
Escreve. Imenso. É co-autora e apresentadora de ARMÁRIO, a série de documentários sobre Moda emitida na RTP2, produzida por Maria João Mayer e vencedora do prémio de Melhor Programa de Entretenimento da Sociedade Portuguesa de Autores em 2020.
Colaborou com o Canal Q em programas como Super Swing ou Princesas e Doentes, sempre ao lado de André e. Teodósio.
Em paralelo à sua carreira como autora e actriz, em 2017 publicou NHOM NHOM, um livro de receitas para crianças, porque crescer dentro da cozinha de um restaurante deixa óptimas mazelas para a vida, e em 2019 assumiu a liderança da cozinha da casa mais arejada do país, a da Cristina [Ferreira], encantando um percurso culinário inesperado no mainstream.
Em 2021 teve o seu spin off das cozinhas com À LA BARRIOS, série de entretenimento culinário no canal da especialidade, 24 Kitchen, disponível para streaming em várias línguas na plataforma Disney+. De referir que À LA BARRIOS já vai na quinta temporada e em 2023 foi galardoada pela Academia Internacional de Gastronomia na categoria de Entretenimento/Multimédia.
Em 2023 abriu o REFEITÓRIO, na Antena 1, um programa semanal de entrevistas dedicadas à gastronomia e aos seus intervenientes.
Atualmente exerce as funções de adjunto da Direção Artística do Teatro Nacional D Maria II, com especial foco no projeto Odisseia Nacional. Acumula, com a atividade profissional, a atividade de docente na ESAD das Caldas da Rainha, no curso de Programação e Produção Cultural e a direção artística do projeto Aldear, abrangendo os 11 municípios da região do Tâmega e Sousa. Em 2022, criou a empresa Riscado, dedicada à consultoria, programação e criação de projetos de coesão territorial e participação cultural. Entre 2016 e 2022, foi fundador e diretor do 23 Milhas, projeto cultural que agrega os quatro espaços do município de Ílhavo, e entre 2019 e 2020, foi consultor artístico da candidatura Braga’27.
Foi fundador e Diretor do festival BONS SONS, entre 2006 e 2019, e comissário do Caminhos do Médio Tejo, programa cultural em rede integrando 13 municípios, entre 2016 e 2018.Diplomado em Design Industrial pela ESAD.CR, assumiu a coordenação de produção e desenvolvimento da experimentadesign entre 2013 e 2015, onde exercia as funções de produtor e designer desde 2009.Anteriormente, entre 2006 e 2009, trabalhou no Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (CENTA) como produtor cultural, foi dirigente associativo na associação cultural SCOCS, entre 1998 e 2016, e foi cofundador do colectivo‐mente. É cronista regular na revista Gerador.