Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A democracia vive do voto, sim, mas também da participação informada, do escrutínio crítico e da capacidade de dialogar com quem pensa diferente. Este curso propõe uma cartografia prática da cidadania: compreender como se decidem políticas públicas, como se formam opiniões e como funcionam as instituições; exercitar ferramentas para ler debates, dados e narrativas; e treinar competências para intervir com responsabilidade no espaço público.
Conhece o programa que te vai ajudar a pensar diferente com protagonistas de referência. Para além deste, há outros 4 módulos que cruzam jornalismo, arte e cidadania, distribuídos por 10 meses.
Isabel Mendes Lopes
Marina Costa Lobo
Pedro Delgado Alves
As sessões acontecem nas datas abaixo, sempre das 18h30 às 20h30:
Presencialmente no Goethe-Institut, em Lisboa, que fica no histórico Palácio Valmor e que tem o jardim mais secreto e incrível da cidade. Morada: Campo dos Mártires da Pátria 37, 1169-016 Lisboa
Lê aqui o documento onde explicamos em detalhe a forma como estamos organizados
Torna-te Sócio ou Subscritor Mensal do Gerador para teres acesso a um desconto de 5% no preço final deste módulo.
Se já és clica aqui para iniciares sessão e o desconto ser aplicado automaticamente na loja online. Se não tens conta criada, preenche o formulário com o email associado à tua subscrição.

Se te inscreveres no Programa Anual de Pensamento Crítico Gerador tens acesso a 5 módulos diferentes, distribuídos ao longo de 10 meses, que cruzam jornalismo, arte e cidadania.

Clube de Leitura que promove, através da prática jornalística de excelência, o combate à desinformação. Em cada uma das quatro sessões trabalhamos uma reportagem publicada que admiramos e que merece ser discutida de forma aberta e plural.
Propomos usar práticas artísticas para abrir novas perspetivas, ler melhor a sociedade em que vivemos e ensaiar caminhos alternativos. Quatro intervenientes partilham olhares complementares em quatro sessões autónomas de 2h. No final, cada participante terá ferramentas para saber lidar, de forma imaginativa, com os desafios pessoais, profissionais e sociais.
A oficina propõe uma imersão prática nas dinâmicas informativas contemporâneas: como se fabrica a desinformação, como a detetar e como a desmontar.
Ao longo de um ano, desafiamos quatro escritores que admiramos a escrever uma carta sobre um tema contemporâneo que considerem urgente, terminando com uma pergunta.