Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
O curso de Introdução à Produção Musical para Audiovisuais encontra-se dividido em duas grandes secções: explica a importância histórica e cultural da música nos audiovisuais desenvolvidos no século XXI; e dá ao estudante instrumentos para que consiga aplicar a literacia que já possui, de forma prática e criativa na produção dos seus projetos pessoais.
Para o efeito, o aluno irá aprender a identificar e aplicar códigos musicais dos géneros da ação, comédia, terror, ficção científica e fantasia, entre outros, em projetos videográficos do seu dia-a-dia.
A aprendizagem combina a exposição de conteúdos com a realização de discussões em grupo e exercícios práticos.
André Malhado
Online, 25h
20 de setembro a 29 de novembro
220 eur
• Compreender os princípios históricos e culturais da composição musical para audiovisuais;
• Perceber o que é um código musical e a sua função em diferentes géneros audiovisuais: a comédia, a ação, o terror, a fantasia e a ficção científica;
• Entender o que é a música de catálogo online, as diferenças e semelhanças com as playlists do YouTube, e a pertinência destas realidades para a criação de projetos audiovisuais;
• Aprender os fundamentos da pós-produção musical: criação, edição, mistura, e posterior sincronização videográfica;
• Conceber um projeto audiovisual;
Apresentação. As noções de banda sonora integrada (música, sonoplastia, ruído, foley, silêncio), leitmotiv, entre outras.
Aprender as configurações básicas do programa. Criação, edição e mistura do áudio com sons gerados e efeitos. Diferenças entre equalização criativa e corretiva.
Os princípios de composição musical para audiovisuais: as funções da invisibilidade, inaudibilidade, significantes de emoção, pistas narrativas, continuidade e unidade.
Introdução aos géneros audiovisuais da ação, fantasia, ficção científica, comédia e terror. A importância das características musicais da velocidade e dinâmica, mickeymousing, ambiência, clímax e timbre para a formação de códigos narrativos e imagéticos.
Aprender as configurações básicas do programa. Como aplicar a literacia audiovisual na elaboração de vídeos. Como o estilo musical define o tom e a mensagem do vídeo.
Os catálogos de música online “oficiais” e a importância das palavras-chave. Compreender a relação desta prática musical com as indústrias de entretenimento audiovisual. A noção de estereótipo.
A música de catálogo no panorama digital. O YouTube e as playlists dos utilizadores. As noções de autoria/direitos de autor, DIY e apropriação.
A planificação, escolha dos materiais sonoros, construção de uma ideia e a sua produção. O papel do “ouvinte modelo”. A definição de uma paleta sonora, instrumentos musicais, estilos de composição e a importância das inspirações musicais e audiovisuais.
Aula para o esclarecimento de dúvidas sobre a matéria dada e acompanhamento dos projetos.
Apresentação de projetos e conversa informal sobre os mesmos. Grupos de debate e crítica sobre cada projeto. Avaliação.
André Malhado é musicólogo, produtor musical e comentador cultural.
Doutorando em Musicologia, é licenciado e mestre pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e formado em Produção e Criação Musical pela ETIC. É autor de vários artigos académicos, capítulos de livros e textos de caráter jornalístico que visam refletir sobre o som e a música enquanto manifestações socioculturais, com particular incidência nos media digitais e audiovisuais. Coeditou os livros «Log in, live on: música e cibercultura na era da Internet das coisas» (2018) e «Convergências Musicais: gosto, identidade e mundo» (2022). É produtor musical, e entre os seus trabalhos encontram-se bandas sonoras para a exposição de fotografia «24 Horas Lisboa» (2013) e para a peça de teatro «Vortice» (2019).
O curso irá decorrer às sextas-feiras das 19h00 às 21h30. Os dias das aulas são:
As aulas são realizadas por videoconferência, têm a duração de 2h, ficando gravadas para consulta a pedido do aluno e disponíveis até ao final do curso. A partilha de experiência entre formadores e alunos é o principal foco da Academia Gerador, valorizando assim uma aprendizagem participativa e adaptada a cada caso.
É importante leres com detalhe todo o Regulamento para perceberes como tudo funciona.
Avaliação contínua de um conjunto de tarefas que estimulam a audição criativa, reflexividade e capacidade de resolução de problemas, combinadas com a aplicação dos conceitos e técnicas fornecidas nas aulas pelo Professor. Vale 10% da nota final.
Qualidade do trabalho final apresentado. Vale 50% da nota final (os seus critérios são apresentados na aula 1.
Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 20% da nota final.
Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.
Torna-te Sócio ou Subscritor Mensal do Gerador para teres acesso a um desconto fixo de 15 € no valor total da inscrição.
Se já és clica aqui para iniciares sessão e o desconto ser aplicado automaticamente na loja online. Se não tens conta criada, preenche o formulário com o email associado à tua subscrição.
Se te inscreveres simultaneamente em mais do que um curso tens acesso a um desconto especial de 10%.
Compreende e participa no funcionamento da União Europeia.
Este curso teórico-prático procura desenvolver a compreensão crítica dos processos de edição de texto do género reportagem
Vamos mergulhar e pensar dentro da caixa do pensamento criativo para depois pensar fora dela.
Qual é a importância das histórias? Como criar narrativas através de personagens? Como criar um filme animado com ferramentas gratuitas?
Queres viver, trabalhar ou investir no interior?