fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Jornalismo e Crítica Musical

Este curso propõe-se transmitir as bases necessárias para o desempenho de uma actividade jornalística e crítica tendo como foco a música: elaboração de notícias, artigos de investigação, entrevistas, reviews de concertos e de discos, bem como escrita promocional e ensaística.

 

Com uma dimensão teórica e prática serão abarcados os procedimentos-chave a ter, as regras de estilo, os aspectos formais, os tipos de tratamento dos conteúdos e os factores de comunicabilidade que garantem que um texto seja compreendido e provoque no leitor a vontade de ouvir a música em análise e de saber mais sobre o tema abordado.

 

Mais do que reproduzir premissas académicas que os alunos podem adquirir noutros lados, pretende-se a assimilação das ferramentas desenvolvidas nos 37 anos de experiência do formador, Rui Eduardo Paes, na escrita sobre música e na coordenação de equipas jornalísticas, numa perspectiva de prestação de serviço público.

FORMADOR:

Rui Eduardo Paes

FORMATO:

Online e presencial, 15h

DATAS:

18 de abril a 06 de junho

PREÇO:

175 eur

 

Quais são os objetivos deste curso?

• Refletir e entender as vária tipologias de textos sobre música;

• Entender o que implica o processo de pesquisa/investigação jornalística;

• Perceber os contextos sociais e culturais que rodeiam a música;

• Aprender a realizar uma entrevista;

• Perceber quais são as questões deontológicas e éticas no desenvolvimento da actividade jornalística e crítica;

• Aprender sobre o que esperam os outros de um crítico musical.

Qual o mapa de aulas?

 

Aula 1 | As vária tipologias de textos sobre música

Formulação das traves-mestras de qualquer texto jornalístico sobre música que não tenha formato de notícia: informação, análise, interpretação pessoal. Definição dos âmbitos da escrita jornalística: notícia, artigo, entrevista, crítica de concertos, crítica de discos, crítica de livros sobre música. Comparação com abordagens da crítica literária, de artes visuais e performativas e cinematográfica. Definição de outros tipos de escrita sobre música: promocional/de divulgação e ensaístico. Relações e diferenças com a escrita jornalística. Discussão sobre a dimensão jornalística da crítica, tendo em conta que esta é normalmente desempenhada por académicos e músicos não-jornalistas.

Aula 2 | O processo de pesquisa

Apresentação de críticas orais “a quente”, estas após audição parcial de um disco, e apreciação conjunta das intervenções realizadas. Pesquisa: procedimentos de investigação a realizar para a elaboração de um artigo, uma entrevista ou uma crítica. Consultas de livros, Imprensa e Internet, audições, visualizações de vídeos, etc. Marcação de um artigo simples sobre um músico ou grupo à escolha, a realizar em casa e a apresentar na aula seguinte.

Aula 3 | A relação da música com o mundo

Apreciação conjunta dos artigos realizados pelos formandos (último ponto da Aula 2). Discussão sobre o relacionamento de um determinado objecto musical com o mundo que o rodeia. Contextualização social e cultural. Ligações e diferenças com outras práticas musicais e artísticas. Observação relacional e em rede. Conexões com a história e com o presente. Como fazer com que o leitor entenda que uma determinada música tem tudo a ver com a realidade extramusical que conhece.

Aula 4 | Realização de uma entrevista

Como fazer uma entrevista. Preparação prévia. Estratégias de condução de uma conversa – realização de uma entrevista ao vivo, após reunião de dados sobre o entrevistado (músico convidado). Marcação de trabalhos de casa a apresentar na aula seguinte: artigo de investigação sobre tema a definir, entrevista com músico à escolha do aluno, crítica de um concerto escolhido pelo aluno, crítica de um disco escolhido pelo aluno.

Aula 5 | Apresentação dos trabalhos. Questões deontológicas

Apreciação conjunta dos exercícios realizados em casa (último ponto da Aula 4). Correcção dos mesmos “in loco”: como editar um texto, próprio ou da autoria de terceiros. Cada formando deverá melhorar um texto seu e outro de um colega, no respeito integral do seu estilo e das suas opiniões. Questões deontológicas e éticas no desenvolvimento da actividade jornalística e crítica.

Aula 6 | Conversa com convidados e reflexão final

Conversa com um músico sobre o que este espera de um jornalista e de um crítico (músico convidado). Conversa com um melómano sobre o que este espera de um jornalista e de um crítico (pessoa a escolher). Elaboração “in loco” de textos crítico-jornalísticos após visualização em vídeo de um concerto ou da audição de um disco. Apreciação conjunta dos resultados. Discussão sobre o que se aprendeu (e não aprendeu) durante o curso.

 

O formador

Jornalista cultural de profissão com especializações em música, arte intermedia, dança e performance-arte, actualmente a colaborar com a revista digital Rimas e Batidas, Rui Eduardo Paes foi o editor da Jazz.pt, o curador do ciclo Jazz no Parque (Fundação de Serralves) e um dos dois co-programadores do Queer Fest.

Sabe mais aqui.

O curso irá decorrer à quinta-feira das 19h00 às 21h30. Os dias das aulas são:

18 de abril
02, 09, 16, 23 de maio
06 de junho

O curso decorre presencialmente na Central Gerador*, o espaço do Gerador no Lumiar, em Lisboa, mas, também podes optar por assistir online. Na versão online, todas as aulas são transmitidas em tempo real e ficam gravadas. As gravações podem ser consultadas durante o período em que decorre o curso e até uma semana depois da última aula. Após essa data, as gravações das aulas serão eliminadas.
*Para a modalidade presencial ser confirmada é necessário que um número mínimo de inscritos tenham optado por realizar o curso presencialmente.

É importante leres com detalhe todo o Regulamento para perceberes como tudo funciona.

Como é feita a avaliação?

 

Critérios do formador

Exercícios na Aula

Capacidade de elaboração de textos jornalísticos e críticos ou de apreciações orais no momento. Vale 30% da nota final.

Exercícios Trazidos de Casa

Capacidade de desenvolver pesquisa e de criar textos de reflexão (trabalhos de casa). Vale 30% da nota final.

Critérios Academia Gerador

Participação

Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 20% da nota final.

Criatividade

Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.

Como é feita a inscrição e pagamento?

 

Para te inscreveres neste curso basta juntares o curso ao teu carrinho:

175€

Torna-te Sócio Gerador para teres acesso a um desconto fixo de 15 € no valor total da inscrição.

Se já és Sócio Gerador, clica aqui para iniciares sessão e o desconto ser aplicado automaticamente na loja online. Se não tens conta criada, preenche o formulário com o email associado ao Sócio Gerador.

Se te inscreveres simultaneamente em mais do que um curso tens acesso a um desconto especial de 10%.

Mais cursos da Academia Gerador

 

Audiovisual 1.Mar.2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Como aproveitar a nossa experiência quotidiana com filmes, séries, videojogos e outros conteúdos digitais na conceção de projetos musicais criativos e comunicativos?

Cidadania e Comunidade 7.Dez.2023

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

O curso analisa o papel do Parlamento Europeu no quadro das instituições da União Europeia, destacando as suas competências e relação com o Conselho e a Comissão

Audiovisual 30.Nov.2023

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Qual é a importância das histórias? Como criar narrativas através de personagens? Como criar um filme animado com ferramentas gratuitas?

Cidadania e Comunidade 18.Jul.2023

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Queres viver, trabalhar ou investir no interior?

Competências Pessoais 29.Jun.2023

Pensamento Crítico [online]

Vais aprender ferramentas filosóficas para te ajudar a discordar com razoabilidade.

A tua lista de compras1
-
+
Total
175,00 
1