fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Museu da Lourinhã entra em lay-off e lança campanha para receber donativos

O Museu da Lourinhã, no distrito de Lisboa, entrou em lay off por se encontrar…

Texto de Lusa

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Museu da Lourinhã, no distrito de Lisboa, entrou em lay off por se encontrar encerrado desde 14 de março devido à pandemia covid-19 e lançou no dia 17 de abril uma campanha a pedir donativos à população, disse no mesmo dia a sua presidente.

"Recorremos ao lay off por ser um mecanismo que o Governo colocou ao dispor das organizações para fazer face a uma situação tão imprevista como é esta pandemia", afirmou à agência Lusa Lubélia Gonçalves, presidente da direção do Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL), associação que tutela o museu.

Desde 6 de abril, quando recorreu ao lay off, a associação suspendeu os contratos de trabalho a cinco funcionários, de forma total, a um outro trabalhador apenas de modo parcial.

O Museu, que está de portas fechadas desde 14 de março devido à pandemia, liquidou os salários de março e recorreu àquele mecanismo para "agir antes de chegar uma situação mais complicada".

"Com a porta fechada, não entram visitantes, mas temos os nossos compromissos e não queremos deixar de os honrar, porque é fácil esta situação resvalar", admitiu a dirigente.

As visitas escolares foram canceladas até junho.

Contudo, apesar da imprevisibilidade do contexto, o Museu espera "reabrir logo que haja autorização".

Os efeitos criados pela pandemia na instituição vieram agravar a quebra de receitas dos últimos dois anos, decorrentes da transferência de grande parte do seu espólio paleontológico para o Parque dos Dinossauros, que abriu portas há dois anos no concelho.

O número de visitantes e de receitas de bilheteira reduziram 50% em 2019 face a 2016, antes da transferência da coleção paleontológica.

"Não foi uma surpresa, estada dentro das nossas estimativas, mas temos noção que o Dino Parque veio dar uma visibilidade maior ao nosso espólio, ao receber mais visitantes, por um lado, e estávamos a prever atividades para este ano para contrariar essa tendência", sublinhou Lubélia Gonçalves.

As receitas que o Museu recebe por ano por cada visitante do Dino Parque foram investidas em projetos de investigação paleontológica.

Perante as dificuldades financeiras causadas pela pandemia, o Museu lançou hoje uma campanha apelando à população que contribua com donativos, com 0,5% do seu IRS para a instituição, fazendo-se sócios, regularizando quotas para quem já for associado ou adquirindo artigos na loja virtual do Museu.

O Museu tem um orçamento anual que ultrapassa os 200 mil euros, metade dos quais é para salários.

A Lourinhã regista nove casos de infeção confirmados, estando um deles recuperado, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela câmara municipal.

Texto de Lusa
Fotografia de Adam Mathieu disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

20 Novembro 2024

Visita as antigas instalações da Manutenção Militar Norte, no Beato, a 23 e 24 de novembro

20 Novembro 2024

Trabalhas em cultura num território de baixa densidade? Isto pode ser para ti

18 Novembro 2024

Património sonoro de Aveiro é protagonista de novo disco

7 Novembro 2024

A 2.ª edição do ciclo Afro-Portugal está de volta a Coimbra para questionar identidades

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Assessoria e Escrita de Comunicados de Imprensa

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0