Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
Fazemos jornalismo lento como contraponto da urgência dos tempos que nos envolvem. Publicamos uma revista, de edição limitada, e tentamos tirar o maior proveito das vantagens digitais no nosso site e nas nossas redes sociais para tornar a informação acessível a todos.
O Gerador persegue estes temas hoje, porque são determinantes para o que vamos ser como sociedade amanhã:
– Juventude: analisamos as vontades e preocupações dos jovens. Procuramos fazer jornalismo sobre o reinventar da educação, sobre políticas de emprego, sobre os problemas relacionados com a habitação e sobre os desafios da saúde mental.
– Causas Sociais: reflectimos sobre as dinâmicas principais de uma sociedade moderna e progressista, como a desigualdade, a discriminação, o lugar de fala, a identidade e a orientação sexual ou as políticas de migração.
– Sustentabilidade: permanecemos alertas sobre a sustentabilidade e resiliência ambiental. Exploramos informação sobre as alterações climáticas, os novos desafios ambientais e damos visibilidade a pessoas e projetos que procurem uma mudança de paradigma.
– Interior: cobrimos os tópicos fundamentais relacionados com o interior do país e com localidades de baixa densidade populacional, nomeadamente, riscos demográficos, desertificação, condições de acesso, pobreza, competitividade económica e transição digital.
– Democracia: investigamos as grandes questões relacionadas com os sistemas políticos, com a forma de estruturar a sociedade, com a vontade de fazer um jornalismo consequente e inclusivo e queremos contribuir para a mobilização dos cidadãos na sua participação cívica.
– Cultura: abordamos os assuntos estratégicos da cultura no nosso país, porque sabemos quanto ela é importante para o nosso desenvolvimento. Falamos sobre as iniciativas culturais e procuramos conteúdos fora das grandes cidades que valorizem a cultura popular e novas expressões culturais.
O Gerador procura levar aos seus leitores informação cada vez mais profunda e cuidada. Somos rigorosos e dedicados, mas também descontraídos, abertos à crítica e com sentido de humor.
O Gerador está empenhado em apoiar o jornalismo e os jornalistas, em particular os profissionais mais jovens, através da Bolsa Gerador Ciência Viva, que oferece recursos técnicos, humanos e financeiros para a realização de reportagens de investigação, a profissionais ou estudantes até aos 35 anos.
O Gerador rejeita qualquer discriminação baseada no género, religião, origem étnica ou orientação sexual e defende os valores da pluralidade e diversidade cultural.
O Gerador é independente de pressões políticas, económicas ou de outro tipo.
Entendemos a cultura de forma ampla, como uma expressão da atividade humana. E por isso criamos, organizamos e produzimos iniciativas que nos parecem fundamentais para uma sociedade livre e progressista. Todos os dias envolvemos pessoas e entidades em inúmeros projetos, dos quais destacamos estes:
Festival Oeiras Ignição Gerador, onde discutimos o futuro da cultura e da criatividade
Mostra Nacional Jovens Criadores, o maior programa de estímulo à criação por jovens artistas. Uma iniciativa do IPDJ, organizada pelo Gerador
Festival Descobre o teu interior, onde pomos as localidades de baixa densidade populacional no mapa
Festival Cidades Resilientes, onde refletimos sobre o futuro das cidades
Trampolim Gerador, onde aproximamos pessoas da prática cultural
Insties Gerador, onde premiamos quem mais se destaca no Instagram em Portugal
EP Colab, onde colocamos em contacto artistas e entidades culturais espanholas e portuguesas
O nosso projeto de educação está dividido em duas áreas fundamentais: Ensino e Investigação. Encontramos novos ângulos para a educação através da Academia Gerador, onde convocamos autores que admiramos a partilharem com todos o seu conhecimento, nos nossos cursos de 25 e 15 horas.
Na área da Investigação, estudamos a sociedade com um conjunto de ferramentas, como o Barómetro da Cultura e outros estudos dedicados a temas como a sustentabilidade, jornalismo ou o interior do país, que resultam em publicações regulares.
Tiago Sigorelho
Miguel Bica
Carolina Esteves
Inês Roque
Margarida Marques (diretora)
Débora Cruz
Flávia Brito
Sara Fortes da Cunha
Sofia Craveiro
Tiago Sigorelho (diretor)
André Imenso (diretor)
Martim Campos
Miguel Bica (diretor)
Clara Amante (diretora)
Sarah Gonçalves
Registo ERC 126542