Motivar criadores para que, em Loulé, se realizem projetos artísticos em áreas como, dança, música, teatro e projetos artísticos para crianças e jovens. É este o objetivo das Residências Artísticas Loulé 2022, que tem candidaturas abertas até ao dia 25 de abril.
A Câmara Municipal de Loulé, através do Cineteatro Louletano, quer dar espaços a artistas do concelho, e também fora dele, para que estes possam criar projetos artísticos em Loulé, tendo como base residências artísticas e espaços de formação cultural. Através do desenvolvimento de ensaios abertos, workshops ou outros formatos, a iniciativa desafia a que, por intermédio da dança, música, teatro e projetos artísticos para crianças e jovens - arte para a infância/juventude - a arte e a cultura chegue não só ao público em geral, mas também à comunidade escolar.
Assim, estão abertas as candidaturas para o programa de Residências Artísticas Loulé 2022 - até ao dia 25 de abril - destinadas a atores, encenadores, coreógrafos, bailarinos, performers e músicos (com um máximo de 10 pessoas por projeto), que terão uma residência física em vários espaços do município. As residências - uma para teatro, uma de dança, uma para música e outra de arte para a infância – poderão ter um mínimo de cinco e máximo de dez dias de permanência, e incluem, para além do alojamento no Palácio Gama Lobo, espaços de ensaio e meios técnicos, bem como uma bolsa de residência para refeições e produção. Será atribuído ainda um valor financeiro total de 30 000,00€ para a concretização das quatro residências.
A iniciativa valoriza as candidaturas que proponham realizar projetos que tenham ou potenciem uma relação com o território, que realizem parcerias com estruturas sediadas no concelho e/ou na região e que proponham a realização de ensaios abertos, workshops, ou outros formatos, em Loulé.
Informação e formulário disponíveis, aqui.