Em 2010, Portugal legalizou o casamento civil entre pessoas do mesmo género. A mudança legislativa foi resultado de anos de reivindicações feitas por membros da comunidade LGBTQI+, que denunciaram a discriminação a que estavam sujeitas. Este momento marcou a história do movimento LGBTQI+ em Portugal e influenciou as conquistas que se seguiram.
15 anos passados o Gerador propõe-se, numa reportagem de investigação jornalística, a fazer um balanço das mudanças sociais associadas e dos desafios que ainda persistem. Queremos, por isso, ouvir pessoas da comunidade LGBTQI+, que tenham casado ou que pretendam fazê-lo brevemente, de forma a apurar o significado que o casamento assume nas suas vidas. Se tiveres interesse em partilhar connosco a tua história, podes fazê-lo através deste formulário.
Os testemunhos serão integrados numa reportagem alargada que irá refletir sobre a legalização do casamento igualitário. Pretendemos perceber o que significa esta união para os casais, porque motivo decidiram casar-se pelo civil e se ainda existem desafios. A reportagem irá incluir, além dos testemunhos, declarações de especialistas e ativistas que estiveram envolvidos na luta pela mudança da lei, em 2010. A sua publicação está prevista para o início de 2025.
Procuramos testemunhos diversos e com contextos distintos, por isso, apelamos à participação de pessoas cis, trans, de diferentes etnias, faixas etárias e regiões do país.