fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Revista Gerador é uma publicação dedicada ao jornalismo lento e à celebração artística dos objetos impressos. A partir da edição nº44, cada número passa a estar centrado num tema único, abordado com profundidade numa reportagem jornalística e interpretado artisticamente por autores que desafiamos. Não existem, assim, edições iguais. Cada uma persegue um assunto que acreditamos ser relevante para a sociedade e é uma experimentação criativa diferente, inspirada no tema, sem formato fixo e pensada de raiz por um artista que admiramos. A revista está disponível numa edição em português e outra em inglês, em exclusivo para os nossos subscritores anuais. Conhece o estatuto editorial do Gerador, aqui.

No dia 21 de outubro, pelas 18h30, junta-te ao evento de lançamento da Revista Gerador 46, na Biblioteca do Goethe-Institut, em Lisboa. Sabe mais aqui

Última Edição

Revista Gerador 46 - Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Um cheirinho sobre o que podes encontrar nesta edição

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação. Na reportagem da jornalista Sofia Craveiro abordamos este tema com profundidade.

Ana Margarida Matos é uma autora e artista portuguesa, criadora de narrativas visuais, “tradutora” de tudo o que vê e o que não vê. Para esta edição criou a obra “Procura-se”, que é, em primeira instância, uma reflexão sobre a pluralidade de versões da realidade em que existimos e sobre o desconhecimento entre pessoas que a co-habitam, o reflexo de uma vulnerabilidade que se expõe no espaço público.

“Procura-se” é, por isso, uma reflexão sobre como a identidade se tece em comunidade: feita daquilo que é meu, daquilo que é do outro, e do que permanece invisível até que nos toque. É um trabalho sobre a procura como gesto de aproximação, sobre a ambiguidade da vida, e sobre a possibilidade de melhor ver e ser visto.

Falámos com quatro especialistas para compreender, do ponto de vista da sua área de atuação, como avaliam o recurso à inseminação caseira. Lê a visão de Roberta Nunes, Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e investigadora; Catarina Godinho, Ginecologista e vice-diretora da clínica de fertilidade IVI Lisboa; Filipa Fidalgo Simões, Advogada Victor Marques e Associados; e Sara Cristina Zeferino, Psicóloga Clínica Re(Nascer) – Gabinete de Psicologia Clínica e Promoção da Saúde.

Carrinho de compras1
Revista Gerador 16
-
+
Subtotal
3,00 
Total
6,90 
Continuar na loja
1