fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Do Nosso Acervo 

Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas CRL, Porto

até 7.9

Até 7 de setembro, a Cooperativa Arte exibe a exposição “Do Nosso Acervo”. Tal como o nome indica, as obras patentes na curadoria remetem para o acervo da instituição cultural portuense, cujo objetivo com esta mostra se prende na vontade de partilhar projetos realizados em conjunto com os artistas ao longo do tempo. Estaremos perante uma viagem pela história destas colaborações, tendo muitas delas sido um ponto de partida para os artistas, então emergentes, iniciarem o seu percurso no panorama artístico. Entre telas, desenhos e obras em bronze, poderemos observar os trabalhos de vários deles: Gerardo Burmester, Júlio Resende, Nikias Skapinakis, Zulmiro de Carvalho, Luísa Gonçalves, Lima de Carvalho, Nuno Barreto, Catarina Baleiras, António Quadros Ferreira, José Rodrigues, Pedro Tudela, entre outros.

Festival Internacional de Teatro de Setúbal 

Vários Espaços, Setúbal 

até 31.08

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal, criado em 1995, regressa para mais uma edição anual, com uma programação que abrange espetáculos de companhias internacionais e nacionais, e projetos de artistas emergentes. Esta Festa do Teatro estende-se por várias salas da cidade de Setúbal, fazendo palcos  d’A Gráfia - Centro de Criação Artístic, ou do Auditório, Pátio e Ginásio da Escola Secundária du Bocage. Para além dos espetáculos, contamos com workshops pelas manhãs, exposições, projeções de curtas-metragens e conversas sobre o Teatro.

Toda a programação aqui.

A ética e a política da IA no processo criativo

Goethe-Institut, Lisboa

4.9

O Goethe-Institut tem vindo a promover um programa educativo quinzenal que se materializa numa série de workshops sob o tema “Web3Expressão”, cujo objetivo é o fomento do conhecimento entre as novas texcnologias e a arte e da agilidade no espaço criativo digital.

O workshop que decorre no dia 4 de setembro, “A ética e a política da IA no processo criativo”, conta com a presença de convidados especialistas em quatro áreas distintas - IA, arte, jornalismo e design. A conversa debruça-se sobre desafios éticos relacionados à propriedade intelectual, questões de direitos autorais em conteúdos gerados por IA e as complexidades éticas e políticas associadas aos conjuntos de dados utilizados para treinar os modelos de IA. 
A entrada é livre, mas a participação no workshop requer inscrição prévia.

Blackface

Teatro do Bairro Alto, Lisboa 

4 a 7.09

Estreando na última edição do Alkantara Festival, e aclamado Espetáculo do Ano pelo Público em 2023, Blackface regressa para nova apresentação no Teatro do Bairro Alto,  entre 4 e 7 de setembro. Marco Mendonça, natural de Moçambique e detentor de um composto percurso no Teatro português, criou um espetáculo entre o stand-up e a fantasia, onde o próprio protagoniza várias peripécias que partem das suas vivências pessoais, assim como da história do blackface como prática teatral racista.

KARMA É

Rua do Carmo, Viseu 

5 a 7.9

O Karma é… está de volta para uma 6ª edição em Viseu. O evento musical tem o cunho do Espaço de Intervenção Cultural - Carmo 81 cujos esforços se reúnem para o desenvolvimento de programações culturais inclusivas e focadas na descentralização da cultura. Este ano, o festival ocupa um novo local da cidade, a Rua do Carmo no centro histórico, onde estarão à vista 12 performances, entre concertos e de sets. De entrada livre e com o olhar atento na acessibilidade, o Karma é… assume plena comunhão com a cidade e com o comércio local, procurando unir no seu cartaz um conjunto eclético de artistas que dificilmente teriam lugar noutro palco da cidade.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

29 Setembro 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

26 Setembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

24 Setembro 2025

Partir

22 Setembro 2025

Pensar a sociedade para lá do crescimento ilimitado: propostas do norte e do sul global

19 Setembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

Quando a polícia bate à porta

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

15 Setembro 2025

Chisoka Simões: “Há que sair desse medo do lusotropicalismo”

12 Setembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0