Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
Como detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais? Como facilitar o acesso à informação e o conhecimento sobre os potenciais instrumentos de financiamento? O universo dos financiamentos europeus é um mundo desconhecido para muitos artistas e apresenta-se algo complexo, em termos de informação, linguagem e procedimentos.
Este curso pretende proporcionar motivação, conhecimento e capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais facilitando o acesso à informação e o conhecimento sobre os potenciais instrumentos de financiamento.
Francisco Cipriano
Online, 25h, em português
28 de janeiro a 29 de abril
220 eur
• Conseguir identificar os vários programas comunitários que potencialmente podem financiar projetos no domínio das Artes e da Cultura;
• Distinguir a sua forma de candidatura e os respetivos requisitos a preencher para uma potencial submissão;
• Identificar os pontos essenciais no desenho de uma candidatura a fundos europeus aprendendo formas de contornar os aspetos mais críticos;
• Conseguir passar da teoria à prática, transformando uma ideia num potencial projeto a concorrer a financiamento comunitário.
Panorama global dos programas comunitários que estão ao dispor de Portugal. Que programas podem financiar projetos no domínio das artes e da cultura. Mapa de designações e termos que nos vão acompanhar ao longo das aulas seguintes.
Programas em regime de subsidiariedade. Que apoios nas artes e na cultura no Portugal 2020? Como estava organizado o PT2020, a organização regional. Papel das Comunidades Intermunicipais e dos Pactos Territoriais. Aprender sobre os documentos de referência e sobre o regime de avisos de candidatura. O que nos reserva o futuro 2021-2027?
Programas cuja gestão é direta entre o beneficiário e a Comissão Europeia. Que diferenças face aos apoios exclusivos para Portugal? Quais os mais relevantes para as artes e cultura: Europa Criativa; Erasmus+; Europa dos Cidadãos, etc. Quais os documentos de referência a ter em conta e quais as entidades responsáveis em Portugal? Onde procurar informação e onde apresentar a candidatura?
Temos visitas I – Convidar a estar presente nesta aula um responsável nacional por Programas Europeus.
Temos visitas II – Convidar a estar presente nesta aula um responsável nacional por Programas Europeus.
Temos visitas III – Convidar a estar presente nesta aula um promotor de um projeto ganhador.
Transformar uma ideia num projeto. Os objetivos do projeto e as prioridades do programa. A necessidade de alinhamento e adaptação da ideia ao instrumento financiador. Quais as etapas fundamentais: orçamento, equipas, ações e atividades, projeto de gestão e comunicação. Distribuição dos grupos de trabalho.
Registo nas bases de dados nacionais e da Comissão Europeia. nas bases de dados do Portugal 2020 e da Comissão Europeia. Como encontrar os parceiros certos? Mecanismos de encontrar e oferecer parcerias. Como encontrar inspiração em exemplos e em boas práticas.
Diferenças entre programas comunitários. A importância do wording e da terminologia. O valor acrescentado europeu. A resposta às questões centrais do formulário, coerência interna e externa. Parcerias e parceiros. Exemplos.
Este curso tem uma forte componente prática de forma a capacitar os alunos no desenvolvimento de uma ideia concreta e na sua transformação num projeto potencialmente candidato a Fundos Comunitários. Ao longo das aulas vamos trabalhar em ideias, dedicando a aula final à sua apresentação e partilha.
Nasceu a 20 de maio de 1969, possui grau de mestre em Geografia e Planeamento Regional e Local. A sua vida profissional está ligada à gestão dos fundos comunitários em Portugal e de projetos de cooperação internacional, na Administração Pública Portuguesa, na Comissão Europeia e atualmente na Fundação Calouste Gulbenkian. Sabe mais aqui.
O curso irá decorrer à terça-feira das 19h30 às 22h00. Os dias das aulas são:
As aulas são realizadas por videoconferência, têm a duração de 2h30, ficando gravadas para consulta a pedido do aluno e disponíveis até ao final do curso. A partilha de experiência entre o Prof. e os alunos é o principal foco da Academia Gerador, valorizando assim uma aprendizagem participativa e adaptada a cada caso..
É importante leres com detalhe todo o Regulamento para perceberes como tudo funciona.
Qualidade e empenho dos exercícios elaborados em aula. Vale 50% da nota final.
Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 50% da nota final.
Torna-te Sócio ou Subscritor Mensal do Gerador para teres acesso a um desconto fixo de 15 € no valor total da inscrição.
Se já és clica aqui para iniciares sessão e o desconto ser aplicado automaticamente na loja online. Se não tens conta criada, preenche o formulário com o email associado à tua subscrição.
Se te inscreveres simultaneamente em dois cursos da mesma área podes usufruir de 10% de desconto.
O curso vai abordar as necessidades a ter em conta antes de abrir, os passos a dar e como gerir uma livraria independente em Portugal.
Que etapas devo seguir para elaborar um planeamento de comunicação digital eficaz e possível de ser colocado em prática?
O curso pretende proporcionar motivação, conhecimento e capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos facilitando o acesso à informação e o conhecimento sobre os potenciais instrumentos de financiamento nacional.
Vais aprender sobre os vários aspetos da comunicação cultural, desde a estratégia até à prática.