Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.
Neste curso, vamos identificar, conhecer e praticar o estilo Jornalismo Literário, que se insere dentro do género Reportagem, ficando a conhecer técnicas de escrita narrativa que ajudam a contar uma boa história sem nunca descorar os factos e a realidade. Passaremos pela medicina narrativa, mas também pelas neurociências e podcasts.
Além da leitura e identificação de textos de jornalismo literário, nacionais e internacionais, haverá lugar a discussão e produção de textos deste género, bem como partilha das leituras dos alunos, numa lógica de aprendizagem de grupo, em que todos podemos participar a partir dos nossos gostos de leitura.
Isabel Nery
Online, 15h, em português.
7 a 23 de outubro de 2025
175 eur
• Identificar Jornalismo Noticioso, Jornalismo Literário e Reportagem, Jornalismo Literário e Jornalismo Narrativo;
• Reconhecer o Jornalismo Literário como antídoto contra fake news e desinformação;
•Desenvolvimento de sensibilidade estética na escrita;
• Dar a conhecer autores nacionais e estrangeiros;
• Conceber uma ideia de trabalho recorrendo às técnicas do jornalismo literário;
Apresentação. Leitura, pensamento crítico, emoções e cognição.
Das técnicas de escrita noticiosa às técnicas narrativas. Como a emoção influencia a nossa compreensão de um texto e como essa experiência pode variar consoante se trate de um texto apenas informativo ou um texto informativo escrito com recurso a técnicas literárias.
O que é, como e quem o pratica. As origens, as influências norte-americanas e as referências polacas. O caso português. Dos pioneiros aos dias de hoje.
Autores, textos fundacionais e atualidade. Dos clássicos de Ryszard Kapuściński aos Nobel, como Svetlana Alexijevich, passando pelo Brasil, com Eliane Brum.
Dos 80 anos (1945-2025) do texto Hiroshima (Hersey) à medicina narrativa e outras técnicas de escrita para contar o sofrimento.
Apresentação e debate sobre projetos de Jornalismo Literário.
Isabel Nery é uma jornalista premiada, ensaísta e investigadora publicada pela Springer-Nature (Our Brain and the News, 2024). Biógrafa de Sophia de Mello Breyner Andresen (4ª edição, 2019), é autora de várias obras de não-ficção, entre elas Cerco ao Parlamento: quando a Assembleia Constituinte e a Democracia foram tomadas de assalto (2023), Os 5 Homens Que Mudaram Portugal Para Sempre: do berço à Democracia (2022), o livro de reportagem As Prisioneiras – Mães Atrás das Grades (2012) e o ensaio Chorei de Véspera (2016). Dois dos seus livros foram adaptados para curtas-metragens por Margarida Madeira (Os Prisioneiros, 2015, e Ensaio Sobre a Morte, 2019). Doutorada em Ciências da Comunicação, mantém colaboração com publicações nacionais e internacionais, é research chair da International Association for Literary Journalism Studies (IALJS) e vice-presidente da Associação Literacia para os Media e Jornalismo (ALPMJ), tema a que dedica boa parte da sua pesquisa. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas.


O curso irá decorrer à terça-feira e quinta-feira das 18h às 20h30. Os dias das aulas são:
As aulas são realizadas por videoconferência, em tempo real, e são gravadas para consulta, ficando disponíveis até uma semana depois da última aula. A partilha de experiências entre formadores e alunos é o principal foco da Academia Gerador, valorizando assim uma aprendizagem participativa e adaptada a cada caso.
É importante leres com detalhe todo o Regulamento para perceberes como tudo funciona.
Torna-te Sócio ou Subscritor Mensal do Gerador para teres acesso a um desconto fixo de 15 € no valor total da inscrição.
Se já és clica aqui para iniciares sessão e o desconto ser aplicado automaticamente na loja online. Se não tens conta criada, preenche o formulário com o email associado à tua subscrição.


Se te inscreveres simultaneamente em dois cursos da mesma área podes usufruir de 10% de desconto.


Clube de Leitura que promove, através da prática jornalística de excelência, o combate à desinformação. Em cada uma das quatro sessões trabalhamos uma reportagem publicada que admiramos e que merece ser discutida de forma aberta e plural.
Propomos usar práticas artísticas para abrir novas perspetivas, ler melhor a sociedade em que vivemos e ensaiar caminhos alternativos. Quatro intervenientes partilham olhares complementares em quatro sessões autónomas de 2h. No final, cada participante terá ferramentas para saber lidar, de forma imaginativa, com os desafios pessoais, profissionais e sociais.
A oficina propõe uma imersão prática nas dinâmicas informativas contemporâneas: como se fabrica a desinformação, como a detetar e como a desmontar.
A democracia vive do voto, sim, mas também da participação informada, do escrutínio crítico e da capacidade de dialogar com quem pensa diferente. Este curso propõe uma cartografia prática da cidadania: compreender como se decidem políticas públicas, como se formam opiniões e como funcionam as instituições; exercitar ferramentas para ler debates, dados e narrativas; e treinar competências para intervir com responsabilidade no espaço público.
Ao longo de um ano, desafiamos quatro escritores que admiramos a escrever uma carta sobre um tema contemporâneo que considerem urgente, terminando com uma pergunta.
Aprende a criar uma entidade coletiva com personalidade jurídica (associação), com o objetivo de desenvolver iniciativas artísticas e culturais.
Como detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais?
Uma oficina de escrita, com Samuel F. Pimenta, para aguçar a técnica e instigar a criatividade.
Este curso propõe-se transmitir as bases necessárias para o desempenho de uma actividade jornalística e crítica tendo como foco a música
Que etapas devo seguir para elaborar um planeamento de comunicação digital eficaz e possível de ser colocado em prática?
O curso pretende proporcionar motivação, conhecimento e capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos facilitando o acesso à informação e o conhecimento sobre os potenciais instrumentos de financiamento nacional.
Vais aprender sobre os vários aspetos da comunicação cultural, desde a estratégia até à prática.