fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Histórias de desconfinamento: Teatro Municipal de Vila Real

A par das várias histórias de desconfinamento de equipamentos culturais nacionais, que o Gerador tem…

Texto de Bárbara Dixe Ramos

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A par das várias histórias de desconfinamento de equipamentos culturais nacionais, que o Gerador tem vindo a contar ao longo dos últimos meses, também o Teatro Municipal de Vila Real sofreu um revés no dia em que se viu forçado a encerrar portas. O online não foi uma das dimensões exploradas pelo Teatro, tendo aproveitado o período de encerramento temporário para preparar o regresso dos espetáculos a palco. 

Ao Gerador, Rui Araújo, Diretor do Teatro Municipal de Vila Real, conta que o momento do fecho foi vivido “com serenidade e espírito de colaboração, pelo dever cívico que nos competia”, não deixando, contudo, de recordar o sentimento de “tristeza pela atividade interrompida e ansiedade quanto ao futuro”. As equipas do Teatro mantiveram-se unidas e a trabalhar - uns “ficaram em teletrabalho, os restantes dedicaram-se a tarefas de organização interna, de informação, de arquivos, execução financeira, estatística, entre outros, e a manutenção de zonas técnicas”. Chegaram a haver elementos do equipamento municipal a serem “destacados para outros serviços”, por forma a manter as rotinas de trabalho, ainda que com a falta do elemento mais importante: o público.

Sem público presente e permissão para a reabertura de portas, o Teatro de Vila Real viu-se obrigado a adiar os espetáculos. O diretor explica que “os espectáculos que reuniam as condições, serão reagendados nos termos da lei”. Quanto aos que estavam em “fase de pré-planeamento serão também, sempre que possível, objeto de agendamento em períodos posteriores de programação”. 

Agora, um mês após a reabertura da Sala de Exposições e do Museu do Som e da Imagem, condicionada pelas normas de segurança da Direção Geral de Saúde, o balanço feito é positivo. Segundo Rui Araújo, “não houve ainda uma circulação de público aos níveis anteriores, mas o público que visitou os espaços tem-no feito de forma adequada”. A programação não regressou ao Teatro na mesma altura, contudo, as equipas estiveram a preparar o regresso, e este mês de julho trouxe um programa especial a Vila Real. Ao todo são 14 os espetáculos que constituem o cartaz do programa “O Verão do nosso desconfinamento”. O nome deste projeto, que decorrerá ao ar livre na Praça Cénica, entre os dias 9 de julho e 8 de agosto, foi inspirado no título do romance «O Inverno do nosso descontentamento», de John Steinbeck. O cartaz contempla cinema, teatro, poesia e música. O diretor confessa “a ideia, no geral, era não agendar apenas concertos, serial o mais fácil, mas menos interessante do ponto de vista artístico e cultural, mas sim incluir outras áreas, como poesia, teatro, cinema, e aí foi um exercício de ver quem, a solo ou com formações muito reduzidas, e dentro dos padrões de qualidade e limites orçamentais, poderia adequar-se ao programa".

A ideia para este programa de verão surgiu ainda durante o período pandémico - a ideia “para um ciclo deste género, de ar livre, aproveitando a experiência de anos anteriores e centrando todos os eventos no espaço da Praça Cénica, um terraço panorâmico que reúne condições de delimitação e controlo de acesso”. O diretor do Teatro conta ainda que a “decisão de avançar foi, como se imagina, difícil e com pouco tempo de manobra”, mas graças à motivação e experiência da equipa do Teatro de Vila Real, ultrapassaram os obstáculos. Agora, com o programa já a decorrer, Rui Araújo prevê “uma grande assiduidade nos próximos espetáculos” e uma reação da comunidade muito positiva, com “uma vontade evidente de assistir a espetáculos”.

Até dia 9 de agosto vão passar pela Praça Cénica do teatro Lula Pena, Tainá, “Poesia transmontana contemporânea”, por Fábio Timor e Ricardo Tojal, Birds Are Indie, Quinteto de sopros da Banda Sinfónica Transmontana, “Verão 1993”, de Carla Simón, entre muitos outros. A programação interior retoma apenas em outubro - “uma parte assentará em reagendamento de espectáculos e outra na tentativa de cumprir algumas das previsões de programação que tínhamos antes da pandemia”, afirma o diretor Rui Araújo.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia TMVR

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

20 Novembro 2024

Visita as antigas instalações da Manutenção Militar Norte, no Beato, a 23 e 24 de novembro

20 Novembro 2024

Trabalhas em cultura num território de baixa densidade? Isto pode ser para ti

18 Novembro 2024

Património sonoro de Aveiro é protagonista de novo disco

7 Novembro 2024

A 2.ª edição do ciclo Afro-Portugal está de volta a Coimbra para questionar identidades

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Assessoria e Escrita de Comunicados de Imprensa

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0